Você sabe o que significam os símbolos nas etiquetas das roupas?
Entender os símbolos nas etiquetas das roupas é essencial para que suas peças durem e mantenham um bom aspecto. Mesmo que passem despercebidos, são de extrema importância. Afinal, são eles que nos indicam como aquela peça pode ser lavada ou passada, por exemplo.
A indústria da moda costuma inserir essas etiquetas de instruções para conservar cada peça, mas nem sempre fica claro pelos desenhos se o produto pode ser levado na máquina de lavar, colocado na secadora ou ser passado a ferro. Para ler as etiquetas das roupas e poder tomar os cuidados certos, é preciso entender primeiro o que cada símbolo significa.
Os símbolos nas etiquetas das roupas
Existem cinco símbolos nas etiquetas das roupas de sinais convencionais que são usados para legenda: “baldinho”, triângulo, quadrado, ferro de passar e círculo. Cada um deles possui um significado específico e representa uma etapa da conservação.
Lavar
Se você está em dúvida se pode ou não lavar sua peça favorita na máquina, procure na etiqueta o desenho que “parece um baldinho”. Quando o desenho estiver acompanhado de um número dentro, significa que aquela é a temperatura máxima permitida para a água.
Se em vez de números tiver pontinhos dentro do desenho, é o indicativo da intensidade da temperatura da água: um para baixa, dois para média e três para alta.
Um risco abaixo do baldinho significa que a lavagem à máquina é permitida, mas é necessário evitar a centrifugação. Uma mão tocando a água do baldinho quer dizer que a peça deve ser lavada manualmente.
Alvejar
É muito importante ficar atento a esses códigos, pois o uso do alvejante, quando não recomendado, pode manchar a roupa.
Esse processo é identificado pelo símbolo do triângulo. Quando estiver só o desenho na etiqueta, significa que é permitido o uso de produtos como tira-manchas.
Se a figura estiver com dois riscos na diagonal no interior, a peça deve ser lavada apenas com cloro. Já se tiver com “CL” dentro, o ideal é usar produtos à base de cloro. Alvejantes não devem ser usados se o triângulo estiver riscado com um “X”.
Lavar a seco
Os símbolos de lavagem a seco são encontrados em roupas de tecidos delicados. Uma etiqueta com o desenho de um círculo significa que a peça deve ser lavada a seco. Para isso, é necessário procurar uma lavanderia. Esse modo de higienização não é recomendado quando houver um X sobre o círculo.
Alguns símbolos de lavagem a seco vêm acompanhados de uma letra no interior da figura (A, F ou P). “A” significa que a lavagem a seco é permitida com todos os tipos de solventes. Já “F” ou “P” informam que devem ser usados apenas solventes específicos: hidrocarboneto e percloroetileno, respectivamente.
Secar
Os símbolos de secar também são muito importantes. Eles indicam a maneira correta de colocar cada peça para secar, já que alguns tecidos, quando expostos a altas temperaturas, podem encolher. Outros, por exemplo, se colocados no varal com pregadores, podem ter a estrutura danificada.
Essa etapa é identificada na etiqueta pelo quadrado. Quando a figura estiver com um círculo no centro, significa que a peça pode ser colocada na secadora. Quando uma bolinha aparecer no centro da figura, é porque a máquina deve estar em temperatura mínima, e duas bolinhas, em temperatura máxima.
A imagem com um “X” significa que a peça não pode ser colocada na secadora. Um quadrado com um meio círculo significa que a roupa deve secar no varal. A figura com um risco na vertical ao centro informa que a roupa deve ser seca no varal, porém sem torcer.
Três riscos na vertical no interior do quadrado significam que a roupa deve ser seca em cabide, e um risco na horizontal mostra que a peça deve secar sobre uma superfície plana.
Passar
Os símbolos de passar informam se a roupa pode ou não ser passada, além da temperatura ideal. Essa etapa é a mais fácil de ser identificada, já que é representada por um ferro. A quantidade de bolinhas no interior do desenho significa a intensidade da temperatura: uma para baixa, duas para média e três para alta. Um “X” sobre o ferro significa que o uso do equipamento não é permitido.
Os símbolos de lavagem são universais, ou seja, representam as mesmas recomendações em todos os lugares do mundo. Portanto, você não precisa se preocupar caso compre uma peça em outro país.
Texto original: Extra.globo.com