Você sabe o que acontece com nosso corpo quando bebemos Coca-Cola?

27 de janeiro de 2015
O fato de que ela serve para limpar os motores dos veículos ou para desentupir canos pode nos dar uma ideia do tipo de componentes presentes na Coca-Cola.

Graças a diferentes pesquisas feitas nos últimos anos, pode-se confirmar o que muitos temiam: a Coca-Cola tem sérios efeitos em nossa saúde, desde o primeiro momento que a ingerimos.

Faz alguns anos que diferentes campanhas de saúde têm sido feitas para que as pessoas eliminem bebidas como a Coca-Cola de sua alimentação.

Descubra: Como os refrigerantes afetam a nossa saúde?

Porém, o número de consumidores do produto continua sendo muito alarmante, pois estima-se que a cada 24 horas consome-se mundialmente 1.600 milhões de produtos da Coca-Cola.

Quais são os efeitos nocivos da Coca-Cola?

A Coca-Cola está repleta de compostos nocivos para a saúde, os quais podem derivar em problemas a curto e longo prazo.

Basta saber que apenas uma lata da bebida, ou ainda uma garrafa, contém 10 colheres de açúcar, além de outros químicos que afetam diferentes órgãos importantes em nosso corpo.

O que acontece quando bebemos Coca-Cola?

  • Depois de dez minutos: consumir 10 colheres de açúcar de uma só vez causa um efeito devastador no organismo. O motivo para não vomitarmos está na produção de ácido fosfórico, que sustenta nosso organismo.
  • Depois de vinte minutos: a glicose faz com que os níveis de insulina aumentem, fazendo com que o fígado transforme todo o açúcar em gordura.
  • Depois de quarenta minutos: nosso organismo terá absorvido por completo a cafeína. Consequentemente, as pupilas se dilatarão, a pressão sanguínea se elevará e o fígado liberará mais açúcar no fluxo sanguíneo. Isso, por sua conta, fará com que os receptores de adenosina (molécula predominante no processo do sono) fique bloqueada e impeça que sintamos sono.
  • Depois de quarenta e cinco minutos: o corpo começa a produzir mais dopamina, substância que estimula nossos centros cerebrais de prazer. Esse tipo de efeito é comparado com aquele produzido pela heroína.
  • Depois de sessenta minutos: depois de uma hora, é provável que sintamos vontade de urinar. O que não sabemos é que ao urinar, estaremos liberando cálcio, magnésio e zinco, que estavam direcionados para os ossos, dentre outras substâncias importantes que não puderam ser absorvidas por nosso corpo. Conforme o tempo passa, o nível de açúcar começa a cair e provavelmente o consumidor ficará mais lento ao realizar suas atividades e sinta preguiça.

Quais substâncias nocivas a Coca-Cola contém?

Açucar.refinado.efeitos.na_.saude_.2

Como já havíamos mencionado, além de seus altos teores de açúcar, a Coca-Cola também tem outros componentes nocivos para a saúde. A seguir, revelaremos seus principais componentes e efeitos na saúde.

Leia também: Como o açúcar afeta o seu organismo? Tudo o que você precisa saber

  • Água carbonatada: este ingrediente causa secreção gástrica, aumentando a acidez do suco gástrico e também as flatulências.
  • Ciclamato de sódio ou substituto do açúcar: é um componente que dá um sabor até duzentas vezes mais doce do que o açúcar. Pesquisas encontraram que seu consumo aumenta o risco de desenvolvermos câncer de bexiga, por isso, em 1969, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, sigla em inglês), proibiu o uso do composto.
  • Aspartame: é outro substituto do açúcar, que também foi proibido pela FDA. Quando exposto a temperaturas altas, decompõe-se em metanol (álcool) e fenilalanina, que são substâncias que destroem o nervo óptico e podem causar cegueira.
  • Ácido ortofosfórico: é um componente muito ácido que pode causar irritação na pele e nos olhos.

Usos alternativos da Coca-Cola

  • A Coca-Cola pode ser utilizada para a limpeza de motores de veículos.
  • Nos Estados Unidos, a policia utiliza a Coca-Cola para limpar as pistas de marcas de sangue deixadas após um acidente de trânsito ou assassinatos.
  • A Coca-Cola é uma substância utilizada para eliminar manchas oxidadas em superfícies de cromo e para limpar a corrosão da bateria dos automóveis.
  • Na Índia, os agricultores utilizam Coca-Cola como pesticida para a exterminação de pragas dos cultivos, já que é um produto muito efetivo e mais econômico.
  • Um dos truques mais famosos e efetivos é usar a Coca-Cola para desentupir a pia.