Razões para deixar de consumir o açúcar

· 6 de outubro de 2014
Caso não consigamos ficar sem comer doce, podemos optar por elementos naturais como a estévia ou o mel, que irão proporcionar sabor e serão menos prejudiciais.

O açúcar é um produto muito antigo que é extraído da cana. Dizem que a cana de açúcar era cultivada na Índia e ficou conhecida pelos gregos e romanos como o mel da Índia. Veja aqui as razões para deixar de consumir o açúcar.

Já para os chineses, há muitos anos o processo de extração e refinamento da cana-de-açúcar já era bem conhecido.

Mas você sabia que hoje em dia denomina-se açúcar todos os hidratos de carbono que se dissolvem na água com facilidade? São incolores, inodoros, normalmente cristalizados e todos têm obviamente um sabor doce.

O açúcar é uma substância altamente aditiva da mesma forma como as drogas, e provoca estragos no nosso organismo, já que quando consumimos açúcar em excesso, o sistema imunológico se debilita durante seis horas, o que nos ocasiona maior vulnerabilidade aos germes e vírus.

Por outro lado, o açúcar reduz o desejo de comer alimentos que são nutritivos como as verduras, o que nos resulta em deficiências nutricionais.

E o excesso de consumir o açúcar?

açucar

O excesso no consumo de açúcar é o principal culpado da maioria das enfermidades que se desenvolvem em nosso corpo.

O açúcar que consumimos diariamente é de forma artificial, o que faz com que não contenha nenhuma classe de vitaminas e minerais que nosso corpo necessita

Analisando do ponto de vista nutricional, o açúcar não aporta nada benéfico, ao contrário, ele rouba do organismo minerais e vitaminas.

Também pode causar danos nos processos metabólicos de nosso corpo, já que o seu uso em excesso traz muitas consequências à nossa saúde, e um dos mais conhecidos é o diabetes.

Conheça: 7 hábitos para controlar o diabetes

Algumas razões para não consumir o açúcar refinado

O açúcar pode ser aditivo, inclusive pode chegar a ser tão aditivo como a cocaína, afirma o endocrinologista Sr. Robert Lustig.

Outro especialista no assunto, Dr. Mehmet Oz, recentemente publicou um estudo onde afirma que quando ingerimos açúcares, estimula-se a liberação de dopamina no cérebro, o neurotransmissor que nos faz sentir prazer

O consumo de açúcar em excesso aumenta o risco de padecer de câncer, sendo considerado um dos causadores da obesidade e elevando os níveis de insulina. E a insulina causa a reprodução das cédulas cancerígenas.

O consumo de açúcar é maléfico para o seu coração. Ao seguir uma dieta, você pode pensar que tudo o que consome é saudável, mas os alimentos doces na dieta podem ser também prejudiciais.

Alguns estudos sugerem que as dietas ricas em açúcar ou com elevada carga glicêmica estão relacionadas com um maior risco de padecer de enfermidades cardíacas.

O exagero no consumo de açúcar é o causador do aumento dos triglicerídeos no sangue, já que é um tipo de gordura que armazena calorias adicionais de açúcar e diminui os níveis de colesterol bom.

Leia também: Dieta semanal para reduzir os triglicerídeos

Mais razões para não consumir o açúcar

O açúcar pode danificar o fígado por ser um dos maiores e mais complexos órgãos e também um dos principais depósitos de glicose sob a forma de glicogênio, já que quando ingere alimentos ou bebidas açucaradas, o açúcar no sangue aumenta e segrega insulina.

Finalmente, o fígado processa todo o depósito de glicogênio em gorduras.

O açúcar pode danificar o cérebro. Inclusive, alguns estudos preliminares indicam que o açúcar no sangue pode atrofiar as áreas do cérebro responsáveis pela memória.

Açúcar em excesso pode causar acne. A relação entre a dieta e a acne é controversa, mas estudos têm demonstrado a relação que existe entre as dietas com alto nível glicêmico e a acne.

Estas dietas são geralmente ricas em açúcares, uma vez que níveis elevados de açúcar no sangue podem desencadear hormônios que causam também o aumento da secreção de gordura, que acaba por agravar a acne.

Quando consumimos muito açúcar, as bactérias na boca se alimentam e, dessa forma, aumenta a possibilidade de surgirem as cáries.

Por fim…

Açúcar

Estes são alguns dos motivos pelos quais você não deveria comer açúcar; abster-se pode preservar nossa vida e evitar muitas doenças causadas por esta substância.

Leve em consideração toda esta informação; devemos ter consciência daquilo que consumimos e em quais quantidades. Opte por adoçantes naturais, melaços ou açúcares não refinados.

  • Lustig, R. H., Schmidt, L. A., & Brindis, C. D. (2012). The toxic truth about sugar. Nature. https://doi.org/10.1038/482027a