O que não devemos fazer depois de uma noite de insônia

· 1 de março de 2014
Ao sair na rua, olhe para o céu e fixe o olhar em algum ponto. Será produzida uma reação bioquímica que ajuda a diminuir o hormônio encarregado do sono.

Se você sofre de insônia, deve ter em mente que há algumas coisas que é melhor não fazer depois de passar uma noite sem dormir. Se você evitar fazê-las, poderá encarar melhor o dia e não perceberá mudanças radicais de energia ao longo do dia. Além disso, você poderá aprender com os erros mais comuns que muitas pessoas cometem depois de não conseguir dormir durante a noite.

O que não fazer depois de uma noite de insônia

Tomar bebidas energéticas

Você pode tomar café, tirar um cochilo ou tomar refrigerante, mas não é aconselhável tomar bebidas energéticas. Normalmente, seus os efeitos geralmente duram horas. Portanto, se você for dormir e a cafeína presente neles continuar a fazer efeito, é muito provável que você não consiga dormir.

É melhor tentar aguentar o sono durante as últimas horas do dia, para assim, conseguir dormir sem problemas. Caso contrário, você prolongará a insônia.

Abrir mão da atividade física

Não devemos abrir mão da atividade física depois de uma noite de insônia

Quando você não descansa adequadamente, as consequências no seu organismo são variadas e podem alterar seus ritmos circadianos. Isso, em última análise, faz com que você fique cansado durante todo o dia e, possivelmente, você sentirá sono no lugar menos apropriado e no momento menos oportuno.

O melhor é tentar fazer exercício. Sabemos que a atividade física, especialmente exercícios cardiovasculares, ajuda a liberar adrenalina, o que manterá o corpo desperto e agitado. Se você está muito cansado, é melhor ser prudente e não fazer excessos. Você pode escolher por uma breve caminhada ao ar livre ou realizar alongamentos.

Há também um truque muito popular e eficaz. Quando você sai para a rua, olhe para o céu: se você ver que está claro e azul, tente focar o olhar por alguns minutos em um ponto no céu. Isso produz uma reação bioquímica que ajuda a diminuir a produção de melatonina, o hormônio que causa o sono.

Leia também: 6 truques eficazes para ter motivação para fazer atividade física

Tirar um cochilo de mais de 15 minutos

Recomenda-se tomar uma xícara de café e depois tirar um cochilo de apenas 15 minutos. Segundo estudos, a cafeína leva 20 minutos para fazer efeito. Por essa razão, se você dormir os 15 minutos recomendados, se sentirá muito bem (em 5 minutos depois de acordar).

No entanto, se você dormir mais de quinze minutos, ocorrerá um efeito completamente oposto. E insônia à noite é muito provável que volte.

Encher o rosto de maquiagem

Não devemos encher o rosto de maquiagem depois de uma noite de insônia

Quando uma pessoa não dorme adequadamente durante a noite, geralmente apresenta um aspecto um tanto quanto desagradável: seu rosto parece pálido, aparecem olheiras escuras e os olhos muitas vezes ficam irritados.

Essas mudanças se devem a uma grande quantidade de toxinas liberadas durante a noite pelas glândulas sudoríparas. Como você não teve o descanso necessário, as células não podem cumprir as funções que normalmente executam durante o sono.

A maneira mais natural de resolver este problema é realizar uma esfoliação com algum produto natural para ativar a circulação do sangue. Para as olheiras, podemos usar um creme especial ou simplesmente colocar algumas compressas mornas de camomila ou pepino. Tente não usar muita maquiagem.

Recomendamos a leitura deste artigo: 5 hábitos de maquiagem que podem ser prejudiciais

O sono é vital para a nossa saúde

À noite, o corpo realiza inúmeras funções essenciais para o equilíbrio das células. Além da depuração de toxinas, conciliar bem o sono é essencial para enfrentar o dia a dia de maneira adequada.

A insônia pode afetar a concentração, o humor, a aparência física, o desempenho no trabalho ou as relações sociais. As consequências são muito variadas e, embora em geral deixa as pessoas sem energia, afeta cada uma de uma maneira particular. Essa falta de sono, portanto, pode colocar nossa saúde em risco e afetar negativamente a nossa qualidade de vida.

Por isso, essas pequenas recomendações podem contribuir para que “o dia seguinte” seja melhor do que parece. Fazer esportes suaves, não tirar um cochilo muito longo ou não beber bebidas energéticas pode ajudá-lo a voltar à sua rotina na noite seguinte e fazer com que seu sono seja realmente reparador.

Se a insônia persistir e se tornar crônica ou se você notar outros tipos de sintomas, é recomendável consultar um médico. O especialista poderá investigar as causas que estejam te impedindo de dormir bem e iniciar o tratamento mais apropriado para o seu caso.

  • Moura, G., Giorelli, A., Florido, P., & Gomes, M. (2013). Transtornos do sono: visão geral. Rev Bras Neurol.
  • Roth, T. (2007). Insomnia: Definition, prevalence, etiology, and consequences. Journal of Clinical Sleep Medicine. https://doi.org/10.1378/chest.14-0970
  • Baglioni, C., Spiegelhalder, K., Lombardo, C., & Riemann, D. (2010). Sleep and emotions: A focus on insomnia. Sleep Medicine Reviews. https://doi.org/10.1016/j.smrv.2009.10.007