Quais são os benefícios das vitaminas de frutas e iogurte?
Escrito e verificado por nutricionista Saúl Sánchez Arias
As vitaminas de frutas e iogurte são alimentos que, devidamente incluídos na dieta, são capazes de gerar benefícios à saúde. No entanto, o seu consumo indevido pode ser negativo, especialmente se cometermos erros em sua preparação. Escolher bem os ingredientes e a sua combinação é essencial.
Em um plano de alimentação saudável, quase todos os alimentos podem ser incluídos. Um dos segredos para garantir a variedade de forma satisfatória é ser preciso nas quantidades de cada um dos produtos consumidos. Isso, é claro, deve ser levado em consideração ao preparar as vitaminas.
Características das vitaminas de frutas e iogurte
Entre as características das vitaminas de frutas e iogurte, devemos destacar a presença de probióticos e antioxidantes. Os primeiros demonstraram ser capazes de exercer um efeito positivo sobre a microbiota intestinal, resultando em benefícios para a saúde geral.
Em particular, ajudam a melhorar o funcionamento do sistema imunológico e, portanto, reduzem o risco de doenças infecciosas. Por sua vez, os antioxidantes são substâncias essenciais para neutralizar a produção de radicais livres no nível celular.
Dessa forma, essas preparações mantêm o equilíbrio oxidativo, reduzem o risco de envelhecimento precoce e a incidência de inúmeras patologias crônicas. Um estudo publicado na revista Clinica Chimica Acta afirma que o consumo regular destas substâncias está relacionado com um melhor estado de saúde.
Também não podemos esquecer a contribuição de proteínas que essas bebidas fornecem. São proteínas de alto valor biológico, com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não consegue fabricar por si só.
A ingestão adequada desses nutrientes está associada a um menor risco de desenvolver problemas que comprometem a massa muscular, segundo especialistas. Um dos mais preocupantes seria a sarcopenia.
Para saber mais: Como está o seu consumo de fibras?
Como prepará-las de maneira adequada?
Há uma série de considerações que devemos levar em conta ao preparar vitaminas de frutas e iogurte. A primeira é que é fundamental usar a fruta inteira, não apenas o suco. Desta forma, garantimos um esvaziamento gástrico mais lento devido à presença de fibras, o que reduz o impacto da frutose na saúde metabólica e nos níveis de glicose no sangue.
Por outro lado, é sempre aconselhável optar por frutas com cores vivas, como os frutos silvestres. Estes possuem uma maior quantidade de fitonutrientes com capacidade antioxidante, pois são, em sua maioria, pigmentos. Portanto, dessa maneira maximizamos a contribuição de substâncias com capacidades benéficas para a saúde.
E para terminar, é sempre apropriado monitorar a qualidade do iogurte que será incluído na vitamina. É ideal usar um natural, ou até o grego, se houver necessidade de maior densidade e a dieta não apresentar caráter hipocalórico.
De qualquer forma, recomenda-se evitar as versões com adição de açúcar ou adoçantes. Os açúcares são prejudiciais porque aumentam o estresse pancreático. Os adoçantes, por sua vez, modificam a microbiota intestinal.
Você pode se interessar: Qual é a diferença entre prebióticos e probióticos?
Quando consumir vitaminas de frutas e iogurte?
O melhor momento para desfrutar uma deliciosa vitamina de frutas e iogurte é na hora do lanche. No café da manhã e à noite, o corpo não está tão pronto para metabolizar os açúcares devido à ação dos ritmos circadianos que controlam a produção de hormônios.
No entanto, no meio da tarde, o corpo gera um processamento razoavelmente ótimo de carboidratos, de modo que se reduz o impacto negativo desses nutrientes na saúde.
Além disso, como elas contêm fibras e proteínas em sua composição, a frutose das frutas que adicionamos às vitaminas não se absorve de maneira tão rápida. Com isso, os níveis de glicose no sangue se estabilizam e o pâncreas não fica prejudicado.
Outros ingredientes ideais para adicionar
Além de frutas e iogurtes, existem outros ingredientes que podem complementar essas bebidas de forma fantástica. Tanto as oleaginosas quanto as sementes são capazes de aumentar o teor de proteínas, além de fornecer ácidos graxos de alta qualidade.
Por outro lado, o ideal é incluir também especiarias culinárias. A que geralmente funciona melhor nesses casos é a canela. Ela tem a propriedade de favorecer a redução do risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Pode até ser positivo adicionar cacau puro ou café. Ambos os alimentos têm um número elevado de fitonutrientes com caráter antioxidante. São capazes de exercer um efeito positivo na saúde cardiovascular, reduzindo a pressão arterial.
Além disso, também mostraram os seus efeitos ao ajudar a prevenir o envelhecimento e a formação de radicais livres.
Inclua vitaminas de frutas e iogurte em sua dieta
Embora não representem um benefício a qualquer hora do dia, as vitaminas de frutas e iogurte podem fornecer nutrientes positivos para a saúde. Não se trata de uma preparação ideal para consumir diariamente, embora possa aparecer na dieta com alguma frequência.
A chave para maximizar os seus efeitos é escolher corretamente as frutas que vamos adicionar, assim como o iogurte que usaremos na preparação da receita. Além disso, com o objetivo de agregar valor, podemos incluir oleaginosas ou especiarias na preparação.
Lembre-se de que a base de uma boa dieta é a variedade. Completar os lanches com essas preparações pode gerar um efeito positivo graças à contribuição de antioxidantes, probióticos, proteínas e lipídios. Entretanto, tente evitar as versões industrializadas; prepare-as em casa para garantir a melhor qualidade.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Sánchez B., Delgado S., Blanco Míguez A., Lourenço A., et al., Probiotics, gut microbiota, and their influence on host health and disease. Mol Nutr Food Res, 2017.
- Chang KH., Cheng ML., Chiang MC., Chen CM., Lipophilic antioxidants in neurodegenerative diseases. Clin Chim Acta, 2018. 485: 79-87.
- Martone AM., Marzetti E., Calvani R., Picca A., et al., Exercise and protein intake: a synergistic approach against sarcopenia. Biomed Res Int, 2017.
- Takahashi K., Ishigami A., Anti aging effects of coffee. Aging, 2017. 9 (8): 1863-1864.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.