Vitamina para tratar os efeitos da menopausa

· 26 de julho de 2016
Visto que na menopausa nosso corpo se desmineraliza, a espinafre pode ser uma opção muito adequada, já que nos oferece ferro, cálcio e vitaminas.

A menopausa abre um novo ciclo em nossa vida onde precisamos nos cuidar um pouco mais. É comum que toda mudança seja enfrentada com um pouco de angústia, mas a perda da menstruação não deve ser encarada com medo.

A necessidade de cuidar de nossa alimentação, de continuar desfrutando de nosso dia a dia, são pautas essenciais que nos permitirão enfrentar os possíveis efeitos nos entregando mais e com mais saúde.

Agora, a menopausa traz consigo não apenas mudanças, como também efeitos secundários que precisamos tratar.

Nunca descarte a ajuda que os médicos podem prestar; assim como os remédios naturais que sempre nos caem bem para tratar os calores, dores musculares ou insônia.

Hoje, em nosso espaço, propomos a todas as mulheres que entraram nesta fase que introduzam em sua alimentação uma vitamina maravilhosa para combater os efeitos da menopausa.

Alimentos adequados para tratar os efeitos da menopausa

A menopausa é o momento na vida de toda mulher onde seus níveis de produção hormonal decaem de forma progressiva.

Dessa forma, longe de aparecer de forma natural, a mulher se vê submetida a uma menopausa prematura por causa de uma intervenção cirúrgica que acontece, por exemplo, devido à presença de um câncer ou um mioma.

Cada mulher apresenta realidades particulares e, por isso, todas devem contar com a ajuda de seu médico.

No entanto, existem efeitos secundários associados à menopausa que costumam ser comuns a todas as mulheres:

  • Dor de cabeça
  • Calores
  • Ganho de peso
  • Perda da massa óssea ou descalcificação
  • Mudanças de humor
  • Cansaço
  • Maior retenção de líquidos
  • Ressecamento vaginal

Nunca devemos descartar, por exemplo, os tratamentos hormonais de substituição. No entanto, é algo que devemos conversar com o médico, para conhecer os efeitos colaterais associados.

Assim, siga os conselhos dos profissionais; e, no dia a dia, não deixe de consumir essa vitamina natural maravilhosa que apresentaremos hoje.

Descubra quais alimentos você deve incluir e seus benefícios para tratar os efeitos da menopausa.

Quer saber mais? 4 encantos da menopausa

O tofu

tofu-combater-efeitos-da-menopausa

Estamos diante de um dos alimentos mais recomendados para regular o equilíbrio de nossos hormônios e combater os efeitos da menopausa, graças ao seu alto teor de cálcio.

Em suma, o tofu é muito rico em proteínas e fitoestrogênios vegetais que cuidam da saúde de nosso ovário. Graças as suas enzimas é possível também reduzir os calores associados a esta época.

Outro dado de interesse é que para preparar o tofu adiciona-se grande parte dos elementos benéficos da soja como, por exemplo, as isoflavonas ou as lignanas.

O morango

O morango, assim como o limão, a laranja e a manga, também é um alimento rico em isoflavonas que vão regular de forma efetiva os efeitos da menopausa.

Além disso, graças a essas frutas obtemos estrogênios naturais que equilibram nossa saúde. São muitos os nutricionistas que recomendam que as mulheres consumam entre 6 e 10 morangos no café da manhã.

Saiba mais: Benefícios do morango

Espinafre

espinafre-combater-efeitos-da-menopausa

Se quer conhecer uma forma excelente de tratar os efeitos da menopausa por meio da alimentação, prepare uma salada de manga com espinafre.

Com estes dois alimentos obtém-se desde isoflavonas a diversos minerais, como o cálcio e o ferro, imprescindíveis nesta etapa. Assim, um dos ingredientes que não podem faltar em nossa vitamina é o espinafre.

Sementes de linhaça

As sementes de linhaça são uma alternativa natural muito adequada para combater a carência que ocorre durante a menopausa.

Contém lignanos, fitoestrogênios e múltiplas vitaminas e minerais que darão energia e otimismo no dia a dia. Não deixe de tomar uma colher de chá por dia de sementes de linhaça no café da manhã.

Vitamina para combater os efeitos da menopausa

vitamina-combater-efeitos-menopausa

Ingredientes

  • 10 morangos
  • 1 colher de sopa de tofu (20 g)
  • 10 folhas de espinafre pequenas
  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça (10 g)
  • 1 copo de bebida vegetal (de soja ou aveia) (200 ml)

Preparo

  • São necessários produtos totalmente frescos para preparar nossa vitamina. Esforce-se para que os morangos sejam de temporada. Se não estiver na época de morango, lembre-se de que você pode optar por qualquer outra fruta com vitamina C, como o limão, a manga ou a laranja.
  • Comece limpando os morangos e cortando-os pela metade. Limpe também os espinafres e prepare os 20 gramas de tofu.
  • Adicione todos os ingredientes no liquidificador, junto com as sementes de linhaça e a bebida vegetal que você preferir. Se tiver leite de soja orgânico e souber que seu cultivo foi o mais natural possível, adicione à vitamina.

Se você não gostar de soja, adicione água de aveia.

  • Obterá uma vitamina de cor rosada muito interessante. Se a combinação de espinafre com morango te surpreende, você deve saber que é tanto saborosa quanto saudável. Por isso, não deixe de provar, por exemplo, as incríveis saladas que podem ser feitas à base de morango, nozes e espinafre.
  • Tome essa vitamina pela manhã. Graças ao seus componentes naturais pode-se enfrentar os efeitos da menopausa. Não se esqueça de sair para andar todos os dias, de cuidar de sua alimentação e de desfrutar ao máximo essa nova época de nosso ciclo vital.
  • Tardivo, A. P. (2008). Investigação do consumo alimentar e dos indicadores da composição corporal das mulheres na pós-menopausa.
  • Trevisan, M. C., Souza, J. M. P. D., & Marucci, M. D. F. N. (2010). Influência da proteína de soja e dos exercícios com pesos sobre o gasto energético de repouso de mulheres na pós-menopausa. Revista da Associação Médica Brasileira56(5), 572-578.
  • Montilla, R. D. N., Marucci, M. D. F. N., & Aldrighi, J. M. (2003). Avaliação do estado nutricional e do consumo alimentar de mulheres no climatério. Rev Assoc Med Bras49(1), 91-5.
  • Rosa, A., Mota, F., Ferreira, D., Fevereiro, T., Fernandes, A., & Gomes, A. (2010). Influência do regime alimentar na sintomatologia da menopausa. In IX Congresso de Nutrição e Alimentação. Associação Portuguesa dos Nutricionistas.