Verduras que estimulam o funcionamento dos rins
Sempre é aconselhável conhecer bem quais tipos de alimentos são adequados para determinados órgãos. Pensando nisso, hoje falaremos sobre as verduras que estimulam o funcionamento dos rins.
Nossos rins são mais que essenciais, por isso devemos nos preocupar e cuidar deles, e nada melhor do que começar pelo tratamento interno através de alimentos que facilitam sua função. Vamos conhecê-los?
Verduras que ajudarão o bom funcionamento dos rins
Todos nós já ouvimos falar que para manter uma boa saúde, é necessário que sigamos uma dieta que seja variada e equilibrada. Portanto, essa regra exclui alimentos gordurosos, industrializados, sal e açúcar; todos causam graves consequências para o bom funcionamento de nossos rins.
Também devemos saber que, além de uma alimentação saudável, os médicos e nutricionistas indicam que alguns alimentos são mais eficazes que outros, por exemplo, no caso do tratamento dos rins.
Alimentos como as maravilhosas verduras, que depuram, que facilitam a filtragem, protegem e estimulam o bom funcionamento de nossos rins. Anote essas informações:
1. Os saborosos aspargos
Certamente você já sentiu os efeitos logo após comer aspargos. Primeiro sente que o odor da urina fica mais forte; isso é devido, em particular, porque os aspargos contêm um componente denominado asparagina, que aumenta o fluxo da urina quando depura os rins.
Esse alimento é uma arma eficaz para cuidar e manter seus rins fortes, além de conter um elevado grau de vitaminas e minerais. Também é um alimento totalmente livre de gordura e rico em proteína vegetal.
Também atua como um poderoso antioxidante, rico em vitamina C e fibra. Um verdadeiro tesouro alimentar que você não deve deixar de incluir em sua dieta.
2. O atraente pimentão-vermelho
Você gosta do pimentão-vermelho? Saiba que ele é excelente para nossos rins porque dispõem de baixo nível de potássio, além de contribuir com vitaminas A, C, B6, acido fólico, fibra e licopeno.
Uma dica de fácil preparo: para cuidar dos seus rins, corte o pimentão-vermelho em pedacinhos e acrescente atum nas saladas ou nos assados.
Essa combinação é realmente saborosa. Comprove.
3. O delicioso repolho
O repolho é um crucífero, como o brócolis. São verduras saudáveis, ricas em fotoquímicos e que lutam contra os efeitos dos radicais livres.
Não contêm potássio, e não cuidam somente dos rins, mas também atuam no cuidado do seu fígado.
Leia também: Como tratar o fígado gorduroso?
O repolho é uma fonte natural de vitamina K e C, possui alto conteúdo de fibra e uma excelente fonte de vitamina B6 e acido fólico.
4. Couve- flor
Também da família crucífera, a couve-flor e um alimento saudável para os rins que deveria fazer parte de sua alimentação habitual.
São recomendadíssimas devido a seu alto conteúdo de fibra e vitamina C, o que acrescentará às suas refeições acida fólico e fibra, depurando e fortalecendo de forma natural os seus rins.
Além de todos esses benefícios, ajudará seu fígado a neutralizar as toxinas. Incrível, não? Então inclua em sua alimentação hoje mesmo.
5. Alho, a melhor medicina natural
Você já ouviu falar que o alho é um dos melhores remédios naturais e que deveríamos consumi-lo sempre.
Entre tantos benefícios, ele atua na redução da inflamação, evita infecções, depura, reduz o colesterol, e atua como um antibiótico natural.
Conheça: Antibióticos naturais: tratamento saudável acessível
Também contém propriedades antioxidantes e anticoagulantes. Quanto à forma de usá-lo no preparo das refeições, não se preocupe, porque ele não perderá suas propriedades.
Portanto, você pode acrescentá-lo em tudo o que cozinhar, como arroz, carnes, molhos, etc.
Seu componente antioxidante não será afetado e seus rins agradecerão.
6. Cebola: um antigo remédio
Rica em flavonoides como a quercetina, esse remédio milenar evita o acúmulo de toxinas ou químicas naturais em nosso organismo, incluindo a gordura.
Graças a cebola, conseguimos que os vasos sanguíneos se mantenham limpos e desobstruídos, perfeito para a circulação sanguínea. Atua na proteção e estimulo dos rins, com suas propriedades anti-inflamatórias.
Lembre-se de que as cebolas combinam e atribuem sabor a qualquer prato e saladas.
Contêm baixo nível de potássio, sendo indicadas para a dieta renal e para manter o nível adequado de nosso organismo no processo de metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Griffiths, G., Trueman, L., Crowther, T., Thomas, B., & Smith, B. (2002). Onions – A global benefit to health. Phytotherapy Research. https://doi.org/10.1002/ptr.1222
- U.S. Department of Health and Human Services. (2009). The Kidneys and How They Work. National Institutes of Health. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
- Gebreyohannes, G., & Mebrahtu, G. and. (2013). Medicinal values of garlic: A review. International Journal. https://doi.org/10.5897/IJMMS2013.0960
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.