O que é e quais são os benefícios da vacuoterapia?

Existem várias técnicas para aspirar células de gordura e contornar o corpo. A vacuoterapia está entre as alternativas estéticas mais eficazes e menos invasivas.
O que é e quais são os benefícios da vacuoterapia?

Última atualização: 01 Novembro, 2021

Às vezes, mesmo com exercícios e uma alimentação saudável, precisamos de uma ajudinha para tonificar o corpo. Nem todas as pessoas respondem da mesma forma; alguns requerem um tratamento mais intenso para eliminar a gordura localizada. Este é um dos benefícios da vacuoterapia.

Esta técnica de origem francesa suga áreas da pele com dispositivos especiais para atingir os focos de gordura e contornar a silhueta sem entrar na sala de cirurgia. A esteticista esvazia o fluxo sanguíneo de partes específicas, ativando o metabolismo, direcionando os adipócitos e reduzindo o seu tamanho.

Não é um tratamento doloroso, e sim um dos muitos tratamentos estéticos não invasivos que existem hoje. De acordo com a Associação Americana de Pessoas Aposentadas (AARP), as opções minimamente invasivas estão ganhando popularidade porque não requerem anestesia e nem uma longa recuperação.

O que é a vacuoterapia e para que serve?

A vacuoterapia drena a gordura localizada para o sistema linfático. O paciente elimina o tecido adiposo pela urina ou suor. Seu efeito é firmador e os resultados são superiores se complementados com outras técnicas, como a cavitação.

Esta técnica reduz a celulite acumulada nos glúteos, abdômen e pernas. Além disso, suprime as células mortas do rosto, pescoço e colo, proporcionando frescor, firmeza e retardando os sinais de envelhecimento.

O método é baseado na massagem de sucção para mobilizar o fluido retido nas células. O especialista trabalha com um aparelho semelhante a um copo de vidro programado para aspirar. Dependendo da quantidade de gordura, podem ser necessárias de 8 a 15 sessões que duram entre 20 minutos e 1 hora.

Benefícios da vacuoterapia

A Associação de Medicina Estética de Madrid destaca que as pessoas submetidas a determinados tratamentos de beleza, além das mudanças físicas, buscam uma versão melhor de si mesmas e querem se sentir à vontade com seus corpos. Esse é o caso da vacuoterapia, que traz benefícios extras, como os seguintes.

Vacuoterapia
Se este procedimento for combinado com a cavitação, é possível obter melhores resultados.

Estimula o suprimento de sangue

Ao mover a gordura subcutânea, o tratamento acelera a circulação, nutrindo e hidratando a derme para tonificar e firmar. O fluxo sanguíneo melhora a epiderme, a derme e a hipoderme.

A celulite desaparece

A expulsão da gordura pelas fezes, urina ou sistema linfático corrige a aparência de casca de laranja da celulite. Além disso, as massagens evitam a flacidez da pele enquanto perde gordura.

Junto com uma dieta balanceada e um plano de exercícios, o método de sucção ajuda a perder peso nas coxas, abdômen e glúteos.

Estimula a elastina

Devido à estimulação dos fibroblastos, que são células com muita presença nos tecidos, a vacuoterapia produz mais colágeno e proteínas que dão elasticidade à pele. Isso se traduz em menos rugas a médio prazo.

Não requer hospitalização

Este é um tratamento não invasivo; portanto, o paciente não interrompe sua rotina e volta para casa no mesmo dia. Por não usar anestesia, os riscos de efeitos colaterais são minimizados.

Resultados visíveis da primeira sessão

Embora provavelmente seja necessário fazer várias sessões, desde o primeiro momento você notará a mudança na pele que esta terapia de mobilização de gordura oferece. Para avaliar a evolução e os resultados, na primeira consulta o especialista fará um registro fotográfico e anotará as medidas corporais.

Que riscos e efeitos colaterais isso acarreta?

Embora o tratamento não tenha contraindicações perigosas, é importante que ele seja aplicado por uma esteticista treinada, para que a pele não sofra. As credenciais do local escolhido para o procedimento devem ser validadas.

Em geral, após a massagem com as ventosas, o paciente apresenta uma leve vermelhidão da pele. Às vezes, surgem hematomas e algum desconforto.

As marcas desaparecem no máximo em alguns dias. Enquanto isso, a recomendação é beber bastante água para facilitar a eliminação da gordura. Farinhas, sal, açúcares e alimentos gordurosos devem ser retirados do cardápio, pois retardariam os efeitos.

Alimentos gordurosos e fast food
Uma dieta livre de gordura é recomendada durante a aplicação das sessões. O fast food deve ser descartado.

Quando a vacuoterapia é contraindicada?

A vacuoterapia é um procedimento seguro; no entanto, é preferível evitá-lo em pessoas com problemas de pele como descamação ou rosácea, naquelas que foram expostas ao sol continuamente antes do tratamento, em mulheres grávidas e em pacientes com câncer.

Além disso, é contraindicada em diabéticos. O procedimento pode acabar alterando os níveis de açúcar no sangue. Seja qual for o caso, é fundamental que cada paciente consulte seu médico antes de se submeter às sessões

É importante manter um consumo constante de líquidos antes e depois das sessões. Seguir uma dieta balanceada e praticar exercícios levará a resultados mais duradouros e causará menos efeitos adversos.

Pode interessar a você...
Fototerapia LED: usos, benefícios e cuidados
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Fototerapia LED: usos, benefícios e cuidados

A fototerapia LED é um tratamento cosmético muito eficaz, usado para rejuvenescer, reparar e combater as bactérias presentes na pele.