Como tirar medidas corporais?

As medidas corporais orientam a dieta e a prática de exercícios. Elas também servem como um padrão para fazer algumas peças de roupa. Explicaremos como medir corretamente o seu corpo a seguir.
Como tirar medidas corporais?

Última atualização: 06 Setembro, 2021

Você sabe como tirar as suas medidas corporais? As dimensões do corpo são importantes para fazer certas peças de roupa, acompanhar os resultados da prática de exercícios ou de uma dieta alimentar.

A medição funciona como um guia e é precisa, desde que você obtenha os dados corretamente. Você precisa de uma fita métrica e um lugar para registrar o resultado. Os métodos variam de acordo com a parte do corpo.

Conselhos para tirar diferentes medidas corporais

Cintura

Esse dimensionamento é feito no ponto mais estreito da cintura, ou seja, entre a base da caixa torácica e o topo dos quadris. A pessoa fica em pé com a pele descoberta para circundá-la com a fita. Sem pressionar, traga as pontas da fita métrica até que se encontrem na altura do umbigo.

Para saber se está correto, repita o processo e verifique se os dois números coincidem.

Alto da cintura

Você mede da linha da cintura até o chão. A pessoa tem que estar descalça. Se quiser fazer uma peça comprida, então meça com os sapatos com que vão complementar o look.

Quadris

Os quadris estão abaixo da cintura. É a parte que mais se destaca do tronco. Esta é uma das medidas corporais feitas de diferentes maneiras.

Há quem meça apenas a parte inferior da cintura e quem considere o ponto acima da largura máxima da lateral, incluindo os glúteos. A fita deve ser mantida em um lado do quadril e a outra extremidade envolve a área até que as pontas se encontrem.

Alto do quadril

É a medida que começa na cintura e culmina no fragmento lateral que mais se projeta a partir do quadril.

Abdômen

Na medição do abdômen, a fita é acomodada entre os contornos do quadril e da cintura.

Medidas do abdômen
Medir o abdômen, a cintura e os quadris é útil para monitorar os resultados dos treinos de exercícios e da dieta.

Braços

Para calcular a largura dos braços, a fita passa pelo centro do bíceps. O comprimento é obtido passando o medidor por cima do ombro e descendo até a ponta do dedo médio da mão.

A amplitude de ambos os membros é calculada em pé, estendendo os braços em cruz e encostando na parede. A fita se estende da ponta do dedo médio da mão esquerda até a ponta do mesmo dedo da direita.

Busto

O contorno do tórax é obtido passando a fita métrica sobre o busto e sob os braços. A dedução da altura é feita com o medidor na base do pescoço, descendo verticalmente até a parte mais proeminente do tórax.

A medição do contorno alto é feita contornando a fita acima do tórax, entre as axilas. Por sua vez, o contorno baixo é obtido colocando o medidor sob o busto.

Uma medida adicional no caso das mulheres é a circunferência da mama. Consiste em esticar o medidor no bojo do sutiã.

Tronco frontal

Esta medida é conseguida passando a fita métrica ao longo da parte lateral do início do pescoço e deslizando até a cintura, levando em consideração a área mais proeminente do peito.

Pernas

Você deve medir o comprimento de ambas as pernas com o medidor de um lado, logo acima da cintura e deixando-o cair até o tornozelo. A largura das coxas é medida circundando-as com a fita na parte mais grossa, enquanto o comprimento destas é calculado desde os joelhos até o início dos glúteos.

As medidas corporais das coxas são comuns para acompanhar o aumento da massa muscular. Porém, além de se medir, você vai alcançar um peso saudável com uma alimentação balanceada e orientação de um nutricionista.

Lembre-se de que, por si só, medir com fita métrica não mostra a evolução de um treino. Uma maneira de determinar isso é com seu índice de massa corporal (IMC), usando calculadoras disponibilizadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

Altura do joelho

É uma medida vertical da cintura até o joelho.

Pescoço

Para medir o contorno da gola, toma-se como referência sua parte inferior, onde deve fechar a gola da camisa.

Costas

Como em outras medidas corporais, o tamanho das costas é calculado em largura e comprimento. Para largura, coloque a fita métrica onde nascem os braços, atravesse a parte larga das costas e vá de ombro a ombro em linha reta. O comprimento é obtido posicionando o medidor na base do pescoço e deslizando-o até a cintura.

Ombros

Existem pelo menos duas maneiras de medir os ombros. Na frente, você estende a fita métrica de ombro a ombro. Você também pode calcular do início do pescoço até o osso do ombro.

Comprimento da cava

A cava é obtida de onde o osso do ombro se projeta para a parte inferior do braço; aquele corte curvo correspondendo à axila. Deixe uma folga de pelo menos 3 centímetros abaixo da concavidade para um maior conforto ao usar a peça de roupa.

Altura lateral

Essa altura é medida da base da axila até o início da cintura.

Dicas para manter em mente ao tirar medidas corporais

Se você precisa das medidas para fazer roupas adaptadas ao seu corpo, é importante aplicar algumas recomendações:

  • Não aperte a fita métrica: é melhor não fazer cálculos apertados, mas também não deixe a fita frouxa.
  • Relaxe a posição: a pessoa que faz as medições deve ficar em pé, relaxada, voltada para a frente.
  • Use roupas justas: ao medir a pessoa, você deve usar roupas próximas ao corpo ou expor a área por onde a fita métrica vai passar.
  • Marcar pontos de referência: amarrar um cordão na cintura é bom para fazer medições verticais, porque os cálculos serão baseados na linha formada pela fita. Da mesma forma, alfinetes ou giz de tecido são ótimos para marcar.
  • Inclua a folga: nos padrões de costura, é fundamental adicionar centímetros extras quando se trata de peças como jaquetas, casacos, capas ou algo que seja usado por cima. Os gráficos de tamanho ajudam a calcular.
Confecção de roupas a partir das medidas corporais
A manufatura têxtil exige que as medições sejam feitas com precisão para evitar erros.

O que você não deve ignorar ao tirar medidas corporais?

Antes de começar a medir, escreva de quais partes do corpo você precisa saber a dimensão. Além disso, certifique-se de que a fita métrica seja flexível, pois as de metal limitam as curvaturas.

Lembre-se de medir pelo menos duas vezes para confirmar o resultado. A sugestão mais valiosa é não se apressar. A pressa aumenta o risco de erro de cálculo.

Pode interessar a você...
O sistema NutriScore: tudo que você precisa saber
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
O sistema NutriScore: tudo que você precisa saber

O sistema NutriScore é uma maneira de tornar visíveis as características nutricionais dos alimentos. Será implantado na Espanha em 2021.