Óleo de amêndoas: usos que você desconhecia
O óleo de amêndoas é um produto natural obtido a partir da prensagem a frio da amendoeira. Por centenas de anos, a amêndoa é conhecida por suas múltiplas aplicações na saúde e na estética. Quer saber para que é utilizada?
Este produto é composto por gorduras monoinsaturadas, ácido oleico e ácidos linoleicos, como o ômega 3 e 6. Além disso, contém antioxidantes e minerais essenciais muito benéficos. Sua cor é levemente dourada e não tem um aroma forte, mas doce.
Geralmente é utilizado externamente, já que protege a saúde da pele. No entanto, embora seu consumo não seja recomendado, alguns o utilizam em caso de constipação. Vejamos abaixo quais são suas aplicações mais frequentes.
Leia também: 5 formas de usar amêndoas para clarear a pele
Para que serve o óleo de amêndoas?
A maioria dos usos do óleo de amêndoas estão relacionados com a cosmética e os cuidados com a pele. De fato, devido às suas propriedades, é utilizado no tratamento de problemas como eczemas, alergias e acne. Não deve ser ingerido, exceto nos casos em que é indicado o contrário.
Aplicado externamente como massagem, ajuda a acalmar a ansiedade, os nervos e o estresse. Da mesma forma, suas qualidades emolientes favorecem o alívio de condições inflamatórias da pele, como aquelas que produzem excesso de secura e herpes.
Entre outras coisas, é um grande aliado para prevenir o envelhecimento prematuro e as manchas. Seus compostos antioxidantes favorecem o processo de regeneração celular e minimizam o impacto negativo dos raios UV do sol.
Remédios com óleo de amêndoas
Por seu teor de vitaminas A e E, oligoelementos, proteínas e ácidos graxos essenciais, o óleo de amêndoas proporciona benefícios adicionais aos já mencionamos. Portanto, se você ainda não o tem em casa, não deixa de adquiri-lo em lojas de cosméticos.
Para a saúde capilar
Este óleo prodigioso é ideal para as pessoas que têm problema de cabelos secos. Seus nutrientes revitalizam o cabelo danificado e diminuem o excesso de queda. Graças à sua vitamina E, combate a dermatite seborreica e elimina a caspa.
Como se utiliza?
- Pegue uma colher de sopa de óleo de amêndoas e espalhe por todo o cabelo. Deixe agir entre 10 e 15 minutos e enxágue.
- Outra opção é utilizá-lo todos os dias como um substituto para o condicionador.
Pode te interessar: 5 condicionadores naturais e caseiros para um cabelo brilhante
Tratamento para a pele
Como mencionado anteriormente, o óleo de amêndoas é um grande aliado para cuidar da pele. Como resultado de suas contribuições de ácidos graxos e antioxidantes, combate a secura e diminui a deterioração celular. Da mesma forma, controla sintomas como a coceira e a vermelhidão.
Aplicado através de massagem ajuda a aumentar o fornecimento de sangue para os vasos da derme. Portanto, é ideal para conservar os tecidos firmes e radiantes. Somado a isso, sua vitamina E ajuda a prevenir a formação de rugas prematuras.
Como se utiliza?
- Esfregue o óleo de amêndoas sobre as áreas da pele que você deseja tratar. Se for de seu gosto, combine-o com farinha de aveia para obter uma máscara esfoliante.
- Deixe agir por pelo menos 20 minutos e enxágue com água morna.
Para as estrias
Este ingrediente é um dos produtos alternativos mais recomendados para prevenir e diminuir a presença de estrias. Seu conteúdo de vitamina E e ácidos graxos ajuda a regenerar tecidos e promove a elasticidade.
Como se utiliza?
- Combine o óleo de amêndoas com uma cápsula de vitamina E e espalhe-o sobre as áreas desejadas.
- Deixe agir por 30 minutos e enxágue. Repita o seu uso todos os dias para conseguir bons resultados.
Não deixe de ler: Tratamentos naturais para evitar as rugas
Tratamento para acne
Embora o uso de óleos não seja recomendado para as pessoas com pele oleosa, o óleo de amêndoas possui compostos que podem ajudar a combater a acne. Suas propriedades antimicrobianas desinfetam os poros e facilitam a eliminação de impurezas.
Como se utiliza?
- Combine uma colher de sopa de óleo de amêndoas com uma clara de ovo e uma colher de sopa de mel.
- Esfregue o preparado nas áreas problemáticas e deixe agir por 20 minutos.
- Enxágue e repita o seu uso 3 vezes por semana.
Você ainda não aproveitou as propriedades deste óleo? Agora que você sabe como usá-lo, use-o como um aliado para a sua beleza e saúde da pele.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Scientifically proven health benefits of oil no. 62. (n.d.)
1001.nccdn.net/000/000/071/157/Medical-studies-Oil-62.pdf - Sultana, Y., Kohli, K., Athar, M., Khar, R., & Aqil, M. (2007). Effect of pre-treatment of almond oil on ultraviolet B-induced cutaneous photoaging in mice. [Abstract]. Journal of Cosmetic Dermatology, 6(1), 14-19
onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1473-2165.2007.00293.x/abstract
- Shi Z, et al. (1999). Analysis of physicochemical property and composition of fatty acid of almond oil.
ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12552899 - Zeeshan A. (2010). The uses and properties of almond oil. DOI:
10.1016/j.ctcp.2009.06.015
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.