Mejor con Salud
 

Os diversos usos do minério de alúmen

A pedra de alúmen se tornou famosa pelo seu uso em desodorantes, mas você sabia que ela tem muitos outros usos práticos? Descubra-os a seguir!
Os diversos usos do minério de alúmen

Última atualização: 27 Dezembro, 2020

A pedra de alúmen, popularmente conhecida como pedra hume, é um dos produtos que você sempre deve ter disponível na sua casa, pois ela serve como a primeira resposta diante de várias circunstâncias comuns, como cortes ou erupções cutâneas. Você não acredita em nós? Então, continue lendo e descubra!

Usos da pedra de alúmen

Minério de alume
O minério de alúmen é uma pedra natural com muitos possíveis usos domésticos.

Esse mineral pode ser obtido em farmácias ou lojas de alimentos naturais nas versões “natural” ou “sintética”. Obviamente, recomendamos que você compre a sua apresentação natural, cujo principal componente é Potassium-Alum ou K Al3 (OH)6 (SO4)2.

Esta pedra é de origem vulcânica e é obtida de uma rocha magmática. Como é um produto natural cuja origem depende das alterações do feldspato de potássio nas rochas, é provável que você note diferenças de cor e textura entre uma pedra e outra. Mas não se preocupe, porque isso é totalmente normal.

Vamos ver a seguir como você pode usar o minério de alúmen em sua casa.

1. Pedra de alúmen como desodorante

Pedra de alúmen como desodorante
Molhe a pedra e esfregue-a nas axilas.

O uso mais comum da pedra de alúmen é como desodorante. Na Internet, você pode ler o depoimento de milhares de pessoas que trocaram os desodorantes convencionais por esta opção natural.

Muitas dessas pessoas mudaram para essa opção para ficarem livres do alumínio, pois alguns estudos associaram o uso de desodorantes com alumínio ao câncer de mama.

Alguns pesquisadores sugeriram que, assim como o estrogênio, produtos à base de alumínio poderiam contribuir para o crescimento de células cancerígenas. No entanto, não há dados conclusivos a esse respeito.

Entretanto, vale a pena ressaltar que o uso da pedra de alúmen não implica o abandono do alumínio, pois essa pedra é um composto salino à base de alumínio e potássio. Se esse foi seu único motivo para a mudança, você deve repensá-lo.

É verdade que, ao usar esta pedra como desodorante, você evita álcoois, parabenos e outros conservantes. O minério de alúmen é totalmente natural e tem efeitos bactericidas e antitranspirantes. Para seu uso, você só precisa umedecer a pedra e passá-la pelas axilas, como faria com um desodorante roll-on.

Nota: é importante estar ciente de que a pedra de alúmen pode causar alergias. Portanto, suspenda o seu uso caso apareça qualquer tipo de erupção cutânea ou desconforto.

2. Tratamento da acne

Tratamentos naturais para a acne
As propriedades antibacterianas do alúmen poderiam ajudar a combater a acne.

Embora sua eficácia não seja 100% comprovada, acredita-se que as propriedades antibacterianas do alúmen possam ajudar a tratar a acne, “secando” as espinhas e fechando os poros abertos. De fato, alguns produtos cosméticos contêm alúmen entre seus componentes. É claro que, antes de colocar a pedra de alúmen em seu rosto, você deve consultar um dermatologista.

Não deixe de ler: O que desencadeia a acne nas mulheres?

3. Ajuda a cuidar de cortes

Outra das supostas propriedades do minério de alúmen é ajudar a parar o sangramento de pequenos cortes. Sua ação antisséptica ajudaria a evitar infecções.

4. Para hidratar o rosto após o barbear

As propriedades antissépticas desse mineral seriam uma boa opção natural para o uso após o barbear. Segundo relatos, impediria o surgimento de vermelhidão e desconforto.

5. Pedra de alúmen para eliminar aftas

Se você tiver aftas na boca, pode aliviá-las com a pedra de alúmen. Para fazer isso, você pode preparar uma solução com duas colheres de sopa de pedra pulverizada em uma xícara de água e fazer gargarejos na área afetada.

6. Reduz a presença de estrias

Pedra de alúmen para disfarçar estrias
O minério de alúmen pode ajudar a disfarçar as estrias.

Embora seja verdade que as estrias não desaparecem, o alúmen pode ajudar a escondê-las. Para fazer isso, você precisará de cristais de alúmen, sabonete e hidratante. Primeiramente, tome um banho e ensaboe a área a ser tratada. Logo depois, coloque os cristais nas estrias e deixe agir por alguns minutos. Enxágue bem e aplique o creme para hidratar a pele.

Descubra: Tratamentos para atenuar as estrias na pele

7. Acalma a pele após a depilação

Assim como pode ser utilizada após o barbear, também terá o mesmo efeito calmante após a depilação. Ajudará a evitar a vermelhidão e o desconforto. Basta aplicar a pedra umedecida na pele depilada.

8. Tratamento do terçol

A função antibacteriana do minério de alúmen pode ajudar a eliminar as bactérias que causam os terçóis. Entretanto, antes de aplicar esta substância nas pálpebras, consulte um especialista.

Como você pode ver, a pedra de alúmen possui muitas propriedades e usos. Você já tem uma pedra em sua casa? Se não tiver, não deixe de comprar uma, pois ela pode ser muito útil.

Prepare seu próprio desodorante natural com estas fórmulas caseiras

Prepare seu próprio desodorante natural com estas fórmulas caseiras

Há muitos ingredientes caseiros com propriedades que podem ser muito úteis para fazer um desodorante natural. Conheça algumas alternativas!



  • National Cancer Institute. Antiperspirants/Deodorants and Breast Cancer. https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/myths/antiperspirants-fact-sheet
  • Darbre PD. Underarm antiperspirants/deodorants and breast cancer. Breast Cancer Research 2009; 11 Suppl 3:S5. doi: 1186/bcr2424Exit Disclaimer.
  • McGrath KG. An earlier age of breast cancer diagnosis related to more frequent use of antiperspirants/deodorants and underarm shaving. European Journal of Cancer 2003; 12(6):479–485. [PubMed Abstract]
  • NCBI. (1996). In vitro antimicrobial activity of potash alum. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8783521