Usos da água oxigenada
Revisado e aprovado por a farmacêutica Lourdes Martínez
O peróxido de hidrogênio, conhecido popularmente como “água oxigenada” é um composto químico na forma de líquido (um pouco mais viscoso que a água) e é conhecido por ser um grande oxidante.
Emprega-se basicamente no tratamento de feridas e para evitar que infectem. No entanto, esta não é sua única propriedade. Neste artigo revelaremos todos os seus usos.
Você tem um grande aliado em casa e nem sabia!
Água oxigenada: mais do que um elemento da caixa de primeiros socorros
O peróxido de hidrogênio tem um átomo a mais de oxigênio do que a água comum e é vendido nas farmácias de modo livre.
Na maioria das casas há um frasco de água oxigenada que está guardado para os casos de cortes, arranhões ou mesmo para feridas de menor gravidade.
Esta substância não pode faltar em casa, já que além de ser um excelente desinfetante pode servir para:
Combater a acne
Trata-se de um remédio caseiro muito efetivo para eliminar as espinhas do rosto e de qualquer parte do corpo.
- Primeiramente, lave o rosto com água morna e sabão neutro.
- Logo depois, passe um chumaço de algodão embebido em água oxigenada por cada espinha.
- Não é recomendado, entretanto, fazê-lo em todo o rosto ou pele, já que pode irritar ou ressecar.
Isso pode interessar você: 8 passos para eliminar a acne
Prevenir fungos
O mau cheiro nos pés provocado por micose pode ser tratado usando este líquido. Se você tem uma banheira, pode enchê-la com água morna e depois aplicar um pouco de água oxigenada.
Outra maneira é colocando seus pés em um recipiente com a preparação.
Introduza-os por 20 minutos (ou até que a água esfrie), todas as noites.
Além disso, serve também para prevenir as infecções cutâneas.
Branquear a roupa
O peróxido não só é usado para questões corporais, como também para tarefas de casa.
Tente isso cada vez que for lavar roupas brancas que ficaram encardidas com o tempo ou manchadas com qualquer substância. Você pode empregá-lo também em tapetes.
Caso a mancha seja de sangue, despeje um pouco de água oxigenada, deixe repousar por 10 minutos e logo depois, esfregue com uma escova antes de lavar como de costume.
Desinfetar frutas e verduras
Algumas pessoas utilizam vinagre de maçã para limpar as hortaliças que irão ser consumidas cruas. O peróxido de hidrogênio é outra alternativa que não deixa um aroma “penetrante” na comida.
- Primeiramente, adicione um quarto de xícara do líquido na pia, o resto de água morna e tudo pronto.
- Submerja as verduras ou frutas e esfregue a casca ou pele.
- Não é aconselhado para os cogumelos. Nesse caso, use um pano umedecido com água oxigenada.
Leia também: Saiba como lavar e desinfetar corretamente as frutas e verduras
Aliviar resfriados
Você já sabe que este remédio é bom para se desfazer dos microrganismos nocivos. Por isso, não é difícil de compreender porque se trata de uma opção muito interessante no caso de resfriados ou dores de garganta.
- Misture partes iguais de água oxigenada com água morna e faça gargarejos com o líquido resultante.
- Mas cuidado, e não engula a água (pode provocar dor de estômago).
- Esta receita pode servir também para evitar a gripe, a sinusite e a congestão nasal.
Ajuda no cuidado bucal
A água oxigenada serve para eliminar as bactérias e germes nocivos que se acumulam na boca e causam cáries, mau hálito ou feridas.
Também é empregada para retirar as manchas dos dentes (provocadas pelo cigarro, café, álcool ou maus hábitos de higiene).
- Coloque em um copo 1 colher de água e outra de peróxido e ponha na boca.
- Mova o líquido por todos os lados e cuspa.
- Para casos pontuais de dentes manchados aconselhamos usar um chumaço de algodão.
Entretanto, você deve consultar seu dentista se tiver dúvidas.
Algumas pessoas misturam a água oxigenada com bicarbonato de sódio para fabricar pasta de dentes caseira.
Limpar a casa
Além do uso com as roupas, a água oxigenada tem muitas aplicações em casa. Usa-se para limpar o banheiro, a cozinha, as mesas, as bancadas e quase qualquer superfície que quisermos.
Tenha sempre uma garrafa com spray cheio de peróxido de hidrogênio e água na mesma proporção. É certamente, uma alternativa saudável aos produtos de limpeza tão nocivos para a saúde e o meio ambiente.
- No lava-louças você pode colocar um pouco deste poderoso desinfetante no registro antes de cada lavagem para que os pratos reluzam.
- Você também pode colocar um pouco na água que usa para limpar o chão e para desinfetar lençóis, camas de animais de estimação, panos, cortinas, entre outros (usando o spray).
- Seu vaso sanitário está muito sujo ou manchado? Nesse caso, a água oxigenada pode ser de grande ajuda. Basta verter meia xícara e deixar repousar por 20 minutos. Logo depois, limpe com um pano e faça a descarga completa.
- A cortina do banheiro está cheia de fungos? Então, use este excelente limpador! Borrife o líquido e depois esfregue nas manchas com um pano ou esponja.
Melhorar suas plantas e jardim
Uma solução de 32 partes de água e 1 parte de peróxido de hidrogênio dará vida às suas flores. Use este líquido para regar os vasos.
Além disso, você também pode misturar 2 colheres de água oxigenada em 1 litro de água para umedecer as folhas e evitar a aparição de fungos ou pragas.
Outra receita combina 4 litros de água e meia xícara de peróxido de hidrogênio e serve para evitar que as raízes das plantas do jardim apodreçam.
Mais aplicações da água oxigenada
Além de tudo o que foi dito anteriormente, o peróxido de hidrogênio tem vários outros usos. Alguns deles são:
- Clarear o cabelo.
- Eliminar maus cheiros da geladeira.
- Desinfetar os brinquedos.
- Limpar espelhos.
- Eliminar restos de comida grudados nas panelas.
- Desinfetar lentes de contato.
- Matar ácaros.
- Fazer enemas.
- Limpar os ouvidos.
- Desinfetar a tábua de carnes.
Lembre que se tiver qualquer dúvida é melhor consultar com seu médico.
As dicas foram úteis pra você? Sendo assim, leia nossos próximos artigos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Halliwell, B., Clement, M. V., & Long, L. H. (2000). Hydrogen peroxide in the human body. FEBS Letters. https://doi.org/10.1016/S0014-5793(00)02197-9
- Wilkins, R. G., & Unverdorben, M. (2013). Wound cleaning and wound healing: A concise review. Advances in Skin and Wound Care. https://doi.org/10.1097/01.ASW.0000428861.26671.41
- Muizzuddin, N., Schnittger, S., Maher, W., Maes, D. H., & Mammone, T. (2013). Enzymatically generated hydrogen peroxide reduces the number of acne lesions in acne vulgaris. Journal of Cosmetic Science.
- Tredwin, C. J., Naik, S., Lewis, N. J., & Scully Cbe, C. (2006). Hydrogen peroxide tooth-whitening (bleaching) products: Review of adverse effects and safety issues. British Dental Journal. https://doi.org/10.1038/sj.bdj.4813423
- Baldry, M. G. C. (1983). The bactericidal, fungicidal and sporicidal properties of hydrogen peroxide and peracetic acid. Journal of Applied Bacteriology. https://doi.org/10.1111/j.1365-2672.1983.tb02637.x
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.