Poeira nos móveis: como remove-la com produtos caseiros

· 11 de setembro de 2016
Além de remover a poeira, esses produtos de limpeza caseiros podem desinfetar superfícies e proporcionar uma camada protetora que, por sua vez, irá trazer brilho aos seus móveis.

A poeira é uma combinação de partículas de solo, de pólen e de outras substâncias voláteis do ambiente. Essas substâncias entram no interior das casas pela porta, pelas janelas e pelos calçados. Dessa forma que a poeira se instala nos móveis.

Isso pode se tornar um problema para a saúde, pois ela chega com facilidade às vias respiratórias, irrita os pulmões e causa reações alérgicas.

Não é possível evitar que a poeira chegue aos espaços domésticos. Por esse motivo, os hábitos de limpeza contínuos são imprescindíveis para diminuir seus efeitos

Os móveis são os locais onde a poeira mais tende a acumular, por isso, com o tempo eles podem se tonar opacos.

Assim, considerando que limpá-los continuamente é essencial, gostaríamos de compartilhar uma receita de produto caseiro desinfetante que facilita a essa tarefa.

Aprenda como prepará-lo!

Produto caseiro para remover a poeira dos móveis

remedio-caseiro-limpar-móveis

Este produto caseiro para a limpeza dos móveis é uma combinação de ingredientes orgânicos cujas propriedades removem a poeira sem alterar a cor natural do móvel, proporcionando um brilho excelente.

Diferentemente dos produtos vendidos no mercado com a mesma finalidade, este não contém substâncias químicas agressivas. Portanto, ele é amigável com o meio ambiente e com a saúde.

Também pode te interessar:

Tempo com a família: por que é tão importante?

Serve para retirar aquelas inconvenientes manchas de poeira que aos poucos se formam quando descuidamos da limpeza destes móveis.

Contém azeite de oliva, um produto muito popular nas tarefas domésticas que se utiliza para cobrir os aranhões dos móveis de madeira e proteger as superfícies de vime, metal e vidro.

Como, neste caso, não o utilizamos com finalidades nutricionais ou cosméticos, você pode utilizar qualquer uma das opções refinadas igualmente. Além disso, você pode até mesmo usar os restos que sobram da preparação dos alimentos.

remedio-caseiro-limpar-móveis

Da mesma forma, pode-se utilizar o maravilhoso óleo essencial de limão que, além de ter um aroma agradável, é rico em substâncias antibacterianas e antissépticas que potencializam os efeitos da limpeza.

Sua aplicação destrói as substâncias alérgicas e facilita a eliminação de ácaros, bactérias e outros micro-organismos.

Por fim, propomos o uso do vinagre branco, um ingrediente doméstico utilizado desde a antiguidade como produto de limpeza ecológico.

Seus ácidos naturais removem todo tipo de sujeira e alteram as condiciones de que os agentes patógenos precisam para se proliferarem.

Como resultado, os móveis tornam-se livres dos maus odores e ficam com um brilho que faz com que pareçam novos.

Também pode te interessar:

Que exercício de ioga é bom para a dor lombar?

Como preparar este produto de limpeza caseiro para os móveis?remedio-caseiro-limpar-móveis

Assim como acontece com outros ingredientes de limpeza naturais, os ingredientes usados neste produto caseiro são muito fáceis de adquirir. Além disso, eles não são perigosos para a pele ou para a saúde respiratória.

Recomendamos que você prepare uma quantidade moderada para que as propriedades do produto não sejam perdidas com o passar dos dias.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva (15 g)
  • ½ colher de sopa de óleo essencial de limão (3 g)
  • ¼ de xícara de vinagre branco (62 ml)
  • 1 ¾ xícara de água (312 ml)
  • 1 garrafa com spray de 450 ml

Utensílios

  • 1 pano de microfibra

Instruções

  • Coloque o azeite de oliva em uma tigela e misture-o com a colher de sopa de óleo essencial de limão.
  • Agite bem com uma colher de sopa e adicione o vinagre branco e a quantidade de água aconselhada.
  • Por fim, depois de obter um produto homogêneo, despeje-o em um frasco com spray e utilize-o.

Modo de uso

  • Borrife uma boa quantidade do produto de limpeza no móvel, espere um pouco e passe um pano de microfibra para remover a poeira.
  • Repita o procedimento se você notar que ainda há sujeira ou mancha no móvel.
  • Você pode usá-lo em móveis de madeira, de couro ou de vidro.

Para dar brilho aos móveis

remedio-caseiro-limpar-móveis

Se, ao finalizar a limpeza da poeira dos móveis, você perceber que eles continuam opacos, utilize essa dica simples com azeite de oliva e limão.

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva (64 g)
  • 2 colheres de sopa de suco de limão (10 ml)

Instruções

  • Combine o azeite de oliva com o suco de limão em um recipiente e esfregue a mistura fortemente sobre os móveis com a ajuda de um pano.
  • Espere que seque naturalmente com o ar antes de colocar os objetos em cima.
  • Prepare esse polidor em quantidades mínimas, pois não é possível conservá-lo para futuras utilizações.

Leve em conta essas simples recomendações e descubra que a limpeza dos seus móveis não é nada complicada quando você tem excelentes produtos como seus aliados.