Limpeza do fígado e da vesícula biliar com azeite de oliva e toranja

14 de janeiro de 2020
Segundo algumas crenças, a mistura de azeite e toranja pode ser benéfica para a saúde, desde que a moderação seja mantida e outros hábitos de vida saudáveis sejam colocados em prática.

A mistura de azeite e toranja é uma mistura que, apesar de ter um sabor incomum, pode ser agradável. Principalmente quando temos preferência por frutas cítricas.

Assim como a mistura de azeite e limão, considera-se que essa pode contribuir para a saúde, pois ajudaria a complementar a dieta e ingerir gorduras saudáveis, em particular o ômega 3.

A seguir, falaremos mais sobre essa mistura, quais benefícios são atribuídos a ela e como prepará-la facilmente em casa.

Remédio de azeite de oliva e toranja

No âmbito popular, considera-se que esse remédio com azeite e toranja pode contribuir para a limpeza do fígado e da vesícula biliar. Por isso, há quem o consuma diariamente, como parte de seu estilo de vida.

Embora se acredite que possa ser mais benéfico como método de prevenção do que como tratamento adjuvante, o azeite de oliva e a toranja são comumente usados para os dois fins.

Antes de contar como prepará-lo em casa, vamos informar sobre as contribuições que o azeite e a toranja podem proporcionar à saúde e a importância de consumi-los em um estilo de vida saudável para evitar danos no fígado e outros problemas de saúde.

Contribuições do azeite de oliva e da toranja

Segundo os especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN):

  • A toranja é uma fruta que contém vitamina C, b-carotenos, licopeno e ácidos orgânicos.
    • A vitamina C (ácido ascórbico) atua como antioxidante no corpo e ajuda a proteger as células dos radicais livres. Além disso, melhora a absorção de ferro e contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico.
  • O azeite é uma fonte de ácidos graxos monoinsaturados, ácidos graxos insaturados e vitamina E.
    • A vitamina E também atua como um antioxidante e ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e evitar a formação de coágulos sanguíneos. Além disso, as células usam a vitamina E para interagir umas com as outras e desempenhar inúmeras funções importantes.

Devido aos seus teores de substâncias antioxidantes, ambos os alimentos são recomendados para manter a saúde e contribuir para a limpeza de órgãos importantes, como o fígado e a vesícula biliar.

Recomendamos a leitura: Como detectar a tempo um câncer de cólon

Remédio com azeite de oliva e toranja

Para preparar o seguinte remédio, será necessário ter toranja fresca e um azeite de qualidade, de preferência.

Ingredientes

  • 1 toranja vermelha.
  • ¼ de limão pequeno.
  • 1 dente pequeno de alho fresco.
  • 1 ou 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem (25 a 50 g).

Preparo

  • Corte a toranja pela metade, extraia a polpa e coloque-a em um prato.
  • Separadamente, descasque e rale um dente de alho.
  • Corte o limão da mesma forma e depois coloque-o no liquidificador junto com a polpa da toranja, o alho triturado e o azeite de oliva.
  • Bata os ingredientes em velocidade baixa até formar uma pasta e reserve-a durante uma hora.
  • Depois desse tempo, tome uma colher de sopa da mistura diluída em água.

Nota final

Deve-se lembrar que o consumo desse remédio não é, por si só, uma cura para qualquer doença. Também não substitui os medicamentos prescritos pelo médico. Portanto, deve ser consumido com moderação, sempre dentro de um estilo de vida saudável.

  • Carriaga, M. T., & Henson, D. E. (1995). Liver, gallbladder, extrahepatic bile ducts, and pancreas. Cancer. https://doi.org/10.1002/1097-0142(19950101)75:1+<171::AID-CNCR2820751306>3.0.CO;2-2
  • Center, S. A. (2009). Diseases of the Gallbladder and Biliary Tree. Veterinary Clinics of North America – Small Animal Practice. https://doi.org/10.1016/j.cvsm.2009.01.004
  • Rogers, A. B., & Dintzis, R. Z. (2012). Liver and Gallbladder. In Comparative Anatomy and Histology. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-381361-9.00013-5