O uso de desodorantes naturais como uma alternativa saudável

14 de março de 2020
Os desodorantes naturais são produtos 100% saudáveis que não contêm substâncias químicas nocivas em sua composição. Existem muitas opções diferentes que você vai adorar conhecer!

Ao contrário das versões convencionais, os desodorantes naturais são aqueles que não possuem substâncias químicas, pois são feitos com componentes 100% naturais. A seguir, veremos algumas razões para aderir ao uso de desodorantes naturais, e também vamos explicar quais deles melhor se adaptam a cada necessidade particular.

Quais elementos dos desodorantes comuns afetam o corpo?

Mulher suando excessivamente
Além dos desodorantes industrializados, existem alternativas naturais que eliminam o suor de forma eficaz.

A axila é uma região delicada e sensível, principalmente no que diz respeito à proximidade com os seios. Os produtos químicos são absorvidos muito rapidamente nessa área, e o risco de efeitos colaterais está sempre presente. Existem alguns compostos químicos com maior toxicidade, como os seguintes:

  • Parabenos: são conservantes. Algumas variedades são o metilparabeno, benzilparabeno e propilparabeno. Os parabenos presentes em desodorantes afetam principalmente o sistema endócrino.
  • Cloridrato de alumínio: é o componente que faz com que os antitranspirantes impeçam a transpiração. O cloridrato de alumínio obstrui os poros, gerando desde cravos até cistos dolorosos nas axilas.
  • Perfumes sintéticos: mistura de substâncias químicas que podem afetar a resistência da camada externa e protetora da pele. O ftalato é um dos compostos químicos mais usados para proporcionar um aroma agradável aos produtos.
  • Conservantes: entre outros, existem o triclosan e o fenoxietanol. Conservantes são antibacterianos que impedem a degradação dos compostos. O problema é que eles atuam como desreguladores do sistema endócrino.

Saiba mais: 5 componentes tóxicos dos cosméticos que podem fazer mal à pele

A alternativa: o uso de desodorantes naturais

Os desodorantes naturais não obstruem os poros, ou seja, não bloqueiam a transpiração. É através do suor que o corpo remove toxinas, o que é essencial para o bom funcionamento orgânico e para regular a temperatura do organismo. Por outro lado, é possível reduzir o cheiro do suor sem recorrer a substâncias químicas.

Na cosmética natural, os ingredientes com função antitranspirante permitem uma ampla margem de transpiração. Seus compostos são baseados em minerais, óleos e essências,  que cumprem os mesmos papéis que os industrializados, mas de maneira natural.

Formas de preparar desodorantes naturais

Mulher passando desodorante
Os desodorantes naturais permitem controlar o odor e a transpiração excessiva, de forma similar aos industrializados.

Existem dois grandes conjuntos de ingredientes que servem de base para a preparação de desodorantes naturais ecológicos e orgânicos. São produtos 100% livres de compostos químicos.

  • Desodorantes ecológicos com pedra de alúmen: a pedra de alúmen é um antitranspirante natural. Sua vantagem é que ela não fecha completamente os poros, mas permite uma transpiração moderada. Além disso, gera uma película protetora na pele com efeito antibacteriano.
    • Nesses casos, os desodorantes naturais podem ser apresentados como um material sólido que deve ser passado na axila. Também existem alternativas líquidas com sua versão em spray.
  • Desodorantes ecológicos de óleos essenciais: os óleos essenciais são a base de todos os cremes, desodorantes e perfumes. Plantas como o alecrim, a árvore do chá, a lavanda, o limão e o ylan ylang, entre outras, oferecem propriedades antissépticas e antibacterianas.

Você pode gostar de ler:  5 remédios naturais para evitar o suor nas axilas

Dois desodorantes naturais específicos

  • Herbal, da Mádara: contém propriedades antissépticas graças à sálvia e outras plantas calmantes, como a calêndula e a camomila. Para evitar o mau cheiro, este cosmético inclui a pedra de alúmen. As rosas e a glicerina são as responsáveis ​​por dar um toque de proteção.
  • Coslys: é um dos favoritos de muitos amantes de produtos naturais. Acima de tudo, porque contém um fungo chamado Saccharomyces, que atua como um inibidor do suor. Além disso, também contém pedra de alúmen para reduzir a transpiração, e glicerina de aloe vera para dar suavidade à pele.

Nota: os produtos naturais também podem provocar alergias a alguns componentes, como é o caso de algumas plantas. Portanto, deve-se prestar atenção e monitorar possíveis efeitos indesejados. Em caso de dúvida, consulte um profissional de saúde.

Por fim, fica claro que qualquer produto químico ou artificial relacionado ao corpo deve ser estudado para evitar efeitos adversos. No caso dos cosméticos, a conscientização em relação ao natural, incluindo o uso de desodorantes naturais, vem crescendo a cada dia.

  • Alicia López. 2010. Bacterias contra desodorantes. Extraído de: https://agora.xtec.cat/iesdesales/wp-content/uploads/usu678/2010/12/TR-Alicia-L%C3%B3pez.pdf
  • Gobierno de Canarias. 2014. Desodorantes y antitranspirantes. Extraído de: http://www3.gobiernodecanarias.org/medusa/ecoblog/rquiarn/files/2014/03/desodorantes-y-antitranspirantes1.pdf