Ultrassom da gravidez: procedimento e preparação

15 Dezembro, 2019
O ultrassom é um dos procedimentos diagnósticos mais importantes durante a gravidez. Descubra as razões.
 

Sem dúvida, o ultrassom da gravidez é um dos exames mais importantes e famosos durante o período de gestação. De fato, os futuros pais esperam esse momento com uma mistura de nervosismo e felicidade para ver sua pequena criança. Em seguida, saiba mais sobre o ultrassom da gravidez.

Para que serve o ultrassom?

O ultrassom permite que você descubra informações sobre a saúde do bebê, observando diretamente sua morfologia.

Através do ultrassom, o médico pode coletar informações sobre as condições do útero e a saúde do embrião. Assim, esses dados permitem ao profissional planejar os melhores cuidados para a gestante. Por isso, é um dos maiores avanços no atendimento obstétrico.

Além disso, o ultrassom permite obter informações precoces sobre possíveis problemas ao dar à luz ou na formação do feto. Entre os principais dados obtidos estão:

  • Gravidez única ou múltipla.
  • Anormalidades, como espinha bífida.
  • Frequência cardíaca, tônus ​​muscular e movimento do bebê.
  • Desenvolvimento geral do bebê.
  • Data provável do parto.
  • Problemas com a placenta ou útero.

É necessário enfatizar que esse procedimento não utiliza nenhum tipo de radiação e é totalmente seguro para a mãe e o bebê.

Saiba: Por que considerar uma segunda gravidez

 

Preparação para ultrassom

Ultrassom na primeira fase da gestação.

Inicialmente, o ultrassom deve ser realizado por via vaginal e, quando o embrião atinge um tamanho maior, é realizado no abdômen.

Ao nos referirmos à preparação necessária para realizar um ultrassom, devemos distinguir, primeiro, se nos referimos a um ultrassom transvaginal ou abdominal.

Ecografia transvaginal

Este estudo pode ser realizado no primeiro trimestre de gravidez para confirmar a presença do embrião ou ouvir o batimento cardíaco do bebê. Para facilitar o procedimento, é aconselhável usar roupas confortáveis.

Quanto aos outros preparativos necessários, o médico dirá se você deve ter uma bexiga cheia ou vazia. Caso te indique que chegue de bexiga cheia, basta beber dois ou três copos de água uma hora antes do ultrassom e evitar ir ao banheiro.

Ecografia abdominal

O ultrassom da gravidez abdominal geralmente é realizado quando o feto é apreciável dessa maneira. Como regra geral, é realizada entre a 18º e 20º semana de gravidez e outra entre a 32º e 36º semanas.

Nesse caso, recomenda-se que a mulher grávida esteja com a bexiga cheia para melhorar a visibilidade do exame. Não se esqueça de usar roupas confortáveis, o ideal, neste caso, é uma saia ou calça e uma camisa que você pode levantar para expor a barriga.

 

Por outro lado, evite colocar cremes na área do abdome antes da consulta médica. Lembre-se de que essa parte será exposta ao gel e ao ultrassom, para não prejudicar o procedimento.

Não perca: Pré-eclâmpsia e suas complicações na gravidez

Procedimento de ultrassom da gravidez

Procedimento de ultrassom abdominal

No caso do ultrassom transvaginal, a mulher repousa sobre a maca, com as pernas abertas e levemente levantadas, como na consulta ginecológica. O profissional insere o transdutor na vagina.

Para fazer isso, o médico coloca um gel no transdutor e o move dentro do corpo da mulher grávida. Em seguida, ele começa a capturar as ondas sonoras e uma imagem é reproduzida na tela.

No caso de ultrassom abdominal, o médico solicitará que a mulher se deite no sofá e levante a camisa. O profissional colocará papel nas calças ou na saia para proteger do gel.

Em seguida, colocará o gel de ultrassom em sua barriga. Não é doloroso, embora se sinta frio. Depois disso, o médico espalhará o gel pela barriga e começará a mover o transdutor para coletar os sons que são emitidos e recriar a imagem. Assim, a primeira imagem do seu bebê aparecerá na tela.

 

O médico fará as medições do seu filho para determinar se o crescimento é o esperado para a idade de desenvolvimento. As imagens são capturadas em tempo real, com os movimentos do bebê e da placenta.

Por fim, como você pode ver, o ultrassom na gravidez é um teste de diagnóstico vital para conhecer a saúde do seu filho e a sua. Reserve alguns momentos para perguntar ao médico todas as perguntas que você tem sobre o desenvolvimento do seu bebê.

  • Hsu, S., & Euerle, B. D. (2012). Ultrasound in Pregnancy. Emergency Medicine Clinics of North America. https://doi.org/10.1016/j.emc.2012.08.001
  • Whitworth, M., Bricker, L., & Mullan, C. (2015). Ultrasound for fetal assessment in early pregnancy. Cochrane Database of Systematic Reviews. https://doi.org/10.1002/14651858.CD007058.pub3
  • Morgan, S., Unipan, A., & Datta, S. (2016). Ultrasound in obstetrics and gynaecology. Obstetrics, Gynaecology and Reproductive Medicine. https://doi.org/10.1016/j.ogrm.2016.03.004
  • Almira, A. G. (2008). Embarazo : diagnóstico , edad gestacional y fecha del parto Pregnancy : diagnosis , gestational age and date of the childbirth. Medisan.
  • Nazario-redondo, C., Ventura-laveriano, J., Flores-molina, É., Ventura, W., Residente, M., Nacional, U., … Df, M. (2011). La importancia de la ecografía a las 11 + 0 a 13 + 6 semanas de embarazo . Actualización. Harris Birthright Research Centre for Fetal Medicine.