Truques para pisos brilhantes
Com certeza, os pisos fazem parte da decoração. Se você conseguir mantê-los impecáveis, terá uma casa visualmente agradável, sem ser forçado a fazer grandes mudanças ou investimentos. Por isso, devemos levar em conta como é o piso: madeira, granito, cerâmica ou outros; já que, de acordo com o material do piso, as recomendações para mantê-lo variarão.
A ideia é tornar os espaços não apenas limpos, mas desobstruídos. Por quê? Porque isso convida a relaxar e descansar, algo que é, sem dúvida, apreciado após um longo dia de trabalho.
Pisos brilhantes de madeira
Para garantir que o piso de madeira seja sempre brilhante, a primeira coisa a fazer é colocar sob as pernas de todos os móveis (cadeiras, mesas, sofás, camas, etc.) uns pequenos adesivos macios, para evitar arranhões ao movê-los. Estes serão úteis, acima de tudo, para as cadeiras da sala de jantar e os móveis mais pesados utilizados.
A madeira é um material que precisa ser polido de vez em quando, pois tende a ficar opaca e desgastar-se facilmente, especialmente com o acúmulo de poeira, umidade, fricção e solavancos.
Por isso, o maior cuidado que você deve ter é não usar elementos que arranhem a madeira ao limpá-los. Para mantê-los brilhantes e para durem muito tempo limpos, anote os nossos conselhos usando produtos totalmente caseiros e fáceis de obter.
Toda vez que você os limpar regularmente com o esfregão não deve usar muita água e produtos químicos, pois a umidade pode afetar a madeira. Nesse sentido, devemos evitar excessos.
Posteriormente, quando tudo estiver bem seco, aplica-se a camada de cera ou verniz para reidratar a madeira; com a qual se minimiza o dano que a madeira já tem e, ao mesmo tempo, impede que outros sejam criados.
Materiais
- Água (3 litros).
- Balde de água.
- Vinagre (10 ml).
- Suco de limão (5 ml).
- Esfregão.
- Azeite (30 ml) * Opcional *.
- Vassoura (embora seja recomendado o uso do aspirador de pó).
Instruções
- Primeiro, a poeira deve ser removida de toda a área. Para isso, o ideal é aspirar. No entanto, você também pode varrer com a vassoura.
- Coloque os 3 litros de água no balde junto com o vinagre. Mexa um pouco para que os líquidos se misturem bem.
- Adicione o suco de limão e o azeite.
- Submerja o esfregão no balde para impregná-lo com o líquido, e depois drene-o bem para remover o excesso.
- Limpe o piso e deixe secar.
Leia também: 5 soluções caseiras para dar brilho aos móveis e pisos de madeira
Pisos cerâmicos
Os pisos cerâmicos são os mais utilizados atualmente. Eles têm muitas vantagens, entre as quais a facilidade com que são limpos. São perfeitos em qualquer ambiente e também os mais recomendados em cozinhas e banheiros. Eles têm muitas formas, cores e texturas.
Se você seguir este truque, seu piso ficará brilhante de uma maneira muito econômica e simples. Para isso, vamos usar dois elementos que você provavelmente tem em casa e se não tiver, eles são extremamente fáceis de obter. Um é o vinagre de maçã, que ajudará a perfumar e desinfetar naturalmente o piso, e o outro é o bicarbonato de sódio. Que é um excelente alvejante natural e irá ajudar você a garantir que os pisos brilhantes durem mais tempo limpos.
Materiais
- Vassoura
- 1 pano
- Balde de água.
- Secador de chão
- Água limpa (3 litros).
- Vinagre de maçã (3 ml).
- Bicarbonato de sódio (1 g).
Instruções
- Varra toda a poeira do chão com a vassoura.
- Coloque os 3 litros de água limpa no balde.
- Adicione o bicarbonato de sódio, o vinagre e dissolva bem.
- Você embebe o pano na mistura e passa no chão.
- Volte a molhar o pano, escorra-o e passe pelo chão.
- Finalmente, deixe secar.
Pisos brilhantes de porcelanato
Estes tipos de pisos são brilhantes por natureza. Então você não precisa se esforçar muito para limpá-lo. Eles são muito resistentes e vêm em grandes formatos. Por isso, é muito mais simples mantê-los limpos, pois as fendas de junção entre eles são menores. Para mantê-los impecáveis, tente o nosso próximo truque:
Materiais
- Balde de água.
- Água limpa (3 litros).
- Esfregão.
- Vassoura ou aspirador de pó.
- Detergente ou sabonete líquido neutro (3 ml).
Instruções
- Varra toda a sujeira com uma vassoura ou aspirador de pó.
- Misture no balde, regue com o detergente. Espere até que o sabão se dissolva, e misture bem.
- Molhe o esfregão no líquido e drene-o para remover o excesso.
- Passe o esfregão por todo o piso e deixe-o secar.
- Repita o procedimento quantas vezes forem necessárias.
Veja também: 8 usos práticos da coca-cola que você provavelmente não conhecia
Pisos de cimento
Inicialmente, esses pisos eram apenas para uso industrial. No entanto, hoje em dia eles são frequentemente usados em decoração minimalista. Embora não sejam pisos realmente brilhantes, eles podem receber um certo toque de beleza. Para fazer isso, você deve ter cuidado para não usar elementos que o arranhem ou substâncias ácidas para a sua limpeza. Apenas aplique água com sabão neutro nesse tipo de piso, para deixá-lo perfeito.
Materiais
- Vassoura
- Esfregão.
- Água limpa.
- Balde de água.
- Sabonete neutro (3 ml).
Instruções
- Remova todo o pó com a vassoura.
- Misture a água e sabão no balde.
- Molhe o esfregão no líquido, escorra bem, e passe por toda a área do piso.
- Finalmente, deixe secar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Marcos, J. (2012). La Madera. Tecnologías I. https://doi.org/Una de las características fundamentales que distingue a los elementos de las estructuras orales es que los aspectos biológicos y estéticos se encuentran íntimamente relacionados
-
Departamento Nacional de Planeación (DNP). (2004). Cemento y sus aplicaciones. Cadenas Productivas Estructura, Comercio Internacional y Protección. https://doi.org/10.1039/c4nr05954a
-
Corral, J. T. (2008). El suelo-cemento como material de construcción. Ground-Cement as a Construction Material.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.