Tricotar: considerado um dos hábitos mais relaxantes

23 de outubro de 2019
Se você quiser se desconectar dos problemas e esquecer as preocupações por um tempo, tricote, e verá que é um dos hábitos mais relaxantes.

Certamente quando você quer se distrair, pensa em atividades físicas, mas o que acha de tricotar para relaxar? O tricô é uma atividade que sempre associamos às avós. Elas nos fizeram agasalhos para o inverno, um cachecol ou uma jaqueta muito quentinha e bonita. Era uma arte em que, talvez, elas quisessem que nos interessássemos. No entanto, atualmente, não a praticamos.

A magia do tricô

Tricotar para relaxar é uma técnica muito eficiente

Adquirir o hábito de tricotar tem algo especial. Muitas vezes esquecemos como nos sentimos bem ao fazer algum tipo de artesanato. Pintar, construir algo… são coisas que fizemos quando crianças, mas que agora como adultos deixamos de lado.

Em muitas ocasiões, não nos lembramos de como isso nos fazia sentir bem. Na maioria das vezes, acreditamos que o nosso problema é falta de tempo. A verdade é que todos tendemos a fazer as mesmas coisas para relaxar, esquecendo de que existem infinitas possibilidades.

Quer outra dica para aclamar? Então leia: A magia das mandalas para aliviar o estresse

Tricotar para relaxar e afastar-nos do estresse

Tricô é uma atividade que nos afasta do estresse. Toda a nossa concentração está em dar outro ponto e não temos espaço em nossa mente para pensar no trabalho, nessa situação que nos preocupa tanto ou em qualquer outra coisa que gere essa emoção.

A verdade é que esse hábito é ideal para todas as pessoas que geralmente têm pensamentos ruminantes e que causam muito estresse e até ansiedade. Algumas técnicas para parar esses pensamentos podem não ser úteis.

Por esse motivo, tentar tricotar pode ser uma maneira de descobrir algo que funciona. Não haverá espaço para preocupações ou pensamentos que girem em nossa cabeça sem chegar a lugar algum. Não haverá estresse, porque estaremos focados no momento presente.

Leia também: Você se estressa com frequência? Coloque em prática esta terapia japonesa para relaxar

Uma boa maneira de ver sob outras perspectivas

Assim como podemos tricotar para relaxar, essa atividade também nos permitirá fugir das emoções que uma situação específica pode nos causar. No momento em que realizamos essa atividade, é como se estivéssemos em transe; portanto, podemos ver com mais clareza sem que nossas emoções atrapalhem e interfiram no que aconteceu.

Imagine que discutimos com um amigo e estamos muito zangados. Não conseguimos ver quem foi o culpado, apenas nos sentimos mal porque notamos que nosso amigo tentou nos responsabilizar por algo que não é de nossa incumbência.

Tricotar, neste caso, nos ajudará a relaxar, reduzir a raiva e olhar a situação sob uma perspectiva melhor. Veremos tudo com maior clareza, já que nossas emoções não estarão desfocando o que aconteceu.

Quando estivermos calmos e vejamos tudo com mais clareza, então sim, podemos agir. É necessário ser assertivo e dizer ao nosso amigo que não devemos assumir essa responsabilidade, pois ela não nos incumbe.

Entretanto, teremos esse papo de uma maneira mais tranquila, com respeito. Se formos pessoas que acham difícil estabelecer limites, o tricô pode nos ajudar a alcançar isso.

Agulhas e linhas para relaxar

Tricotar para relaxar e para ter um momento só nosso

Adquirir o hábito de tricotar também é ser generoso com nós mesmos e permitir-nos um momento para relaxar, acalmar e para desfrutar de nossa própria companhia. Quando foi a última vez que você teve um tempo só seu?

Temos a tendência de sempre ficar com os amigos, de sentir a obrigação de ir a determinados eventos ou então, nossas responsabilidades não nos permitem ficar à vontade e curtir uma atividade só nossa.

Aprender a estar sozinhos e desfrutar disso também é benéfico. Em um mundo cada vez mais ruidoso, onde estamos presos à tecnologia e, portanto, perseguidos pelo estresse, o tricô pode se tornar um bálsamo extremamente gratificante.

Talvez você não consiga dedicar um tempinho todos os dias a esse hábito, mas talvez sim, semanalmente ou mensalmente. Atreva-se a experimentá-lo e adaptá-lo às suas possibilidades. Não pense que essa atividade não é para você ou que irá estressá-lo mais do que relaxar.

Tricotar é uma atividade muito agradável que nos ajudará a conectar-nos com nós mesmos e a retornar ao momento presente: tendemos a viver o passado e o futuro constantemente, tanto que esquecemos como é estar aqui e agora.