Na realidade, a tecnologia nos beneficia?

· 30 de junho de 2018
Ao falar de tecnologia não podemos só nos concentrar em avanços informáticos, mas também devemos ter em conta aqueles que nos facilitaram a vida, como os realizados no campo médico.

Trancados no cotidiano de suas vidas, alguns podem ignorar quais efeitos a tecnologia tem na saúde. Ainda, alguns outros chegam inclusive a duvidar se na realidade a tecnologia nos beneficia.

Pois, apesar de certo que alguns avanços tecnológicos em matéria de saúde podem ser considerados perigosos, não se podem negar os benefícios que também nos oferecem.

Na realidade, todos os campos de nossa vida são afetados pela tecnologia. É impossível imaginarmos nossas vidas sem computadores, telefones celulares, carros, aviões, câmeras de vídeo, etc.

No campo da medicina, acontece algo similar.

Em nossa época e comum falar de tecnologia médica, entendendo-se como: o conjunto de objetos manipulados por meio de certos procedimentos para ser aplicados contra as doenças.

Em seus começos, o papel que a tecnologia desempenhava na saúde era muito escasso. Talvez se limitava ao uso de alguns instrumentos que permitiam realizar algumas manobras médicas.

Porém, o papel do médico se centrava na prescrição de receitas, alimentos, exercícios, banhos, etc.

Avanços tecnológicos para a saúde

Podem-se constatar os grandes avanços tecnológicos que foram feitos em matéria de saúde e medicina. Graças a isso, algumas doenças que antes eram incuráveis conseguiram ser controladas. E outras, inclusive, erradicadas.

1. Exames

A tecnologia nos beneficia para detectar doenças no sangue

Um exemplo claro disso são as radiografias, eletroencefalogramas, cardiogramas, ultrassonografias, endoscopias e outros muitos procedimentos que são possíveis graças aos avanços tecnológicos.

  • Outro exemplo que ressalta são os exames sanguíneos. Graças à tecnologia é possível identificar o tipo de sangue, e muitas doenças com uma simples análise de sangue.
  • Também é possível a identificação de marcadores genéticos, graças a equipes muito especializadas.
  • Aquelas pessoas que devem monitorar parâmetros específicos de forma constante podem fazê-lo sem maiores complicações. Este é o caso dos diabéticos, que devem analisar o açúcar no sangue várias vezes ao dia.

Agora é possível que o façam com um simples aparelho portável que analisa este valor, com uma pequena gota de sangue. Isso era algo impossível há alguns anos.

Leia também: Um exame de sangue para diagnosticar a depressão

2. Procedimentos

Outros avanços correspondem aos procedimentos médicos. Agora é possível fazer intervenções cirúrgicas, que no passado pensava-se que eram impossíveis de fazer.

Por exemplo, as neurocirurgias, operações do coração, transplantes de todo o tipo de órgãos e outras partes do corpo.

Todos estes são procedimentos que não seriam possíveis de realizar sem as equipes específicas, que foram desenvolvidos graças aos avanços tecnológicos.

3. Remédios

A tecnologia nos beneficia na criação de novas medicinas

Ainda que possamos pensar que quando falamos de tecnologias devemos nos circunscrever a aparelhos muito sofisticados, o certo é que os avanços foram progressivos.

  • Faz alguns séculos, Zacharias Janssen inventou o microscópio. Com este simples aparelho se abriram as portas a um mundo completamente desconhecido até esse momento. O mundo dos microrganismos.

Graças ao microscópio, criaram-se novos ramos de pesquisa quando começou-se a visualizar bactérias, protozoários, espermatozoides e inclusive glóbulos vermelhos.

Alguns anos depois, descobre-se um remédio que se usa até os dias de hoje, e que chegou para solucionar uma grande problemática médica.

  • O caso do qual falamos são as infecções, que puderam ser combatidas efetivamente com a chegada da penicilina.

Desde então, milhares e milhares de medicamentos se desenvolveram para combater diversos tipos de doenças. Alguns destes, inclusive com potencialidade mortal na população.

Visite este artigo: Nomofobia: quando dependo totalmente do meu celular

Os problemas que a tecnologia apresenta

Como já mencionamos, os avanços tecnológicos representaram grandes benefícios para as pessoas de todo o mundo. Porém, é necessário reconhecer que os avanços tecnológicos levam também a alguns problemas de saúde.

1. Alimentação

A tecnologia não nos beneficia a nível postural

Na medida em que as tecnologias avançam, a indústria de alimentos foca em oferecer apresentações de comidas muito práticas.

  • O problema é que podem conter compostos para sua conservação ou para manter sua forma que podem ser nocivos à saúde.
  • Um efeito claro disso se observa no incremento de problemas de obesidade em grande parte da população de alguns países.

2. Sedentarismo

As comodidades que os aparelhos disponíveis oferecem hoje em dia são muito grandes. Agora é possível falar com pessoas do outro lado do mundo diretamente e sem maiores complicações.

É possível ter o alimento direto em nossos lares. Tudo isso devemos à tecnologia, que nos permite realizar estas atividades que antes eram impossíveis.

  • Porém, é notório que as pessoas possam levar uma vida muito mais sedentária e com tendência a produzir problemas médicos frequentes.

Por exemplo, problemas no túnel do carpo, por excesso de trabalho no computador.