Logo image
Logo image

Como tratar a sinusite com remédios naturais

3 minutos
A sinusite se desenvolve quando há uma inflamação dos seios paranasais. Ela afeta a determinadas regiões da face, causando sensação de dor e pressão. Mas, usando alguns tratamentos caseiros, é possível conseguir um alívio considerável dos sintomas.
Como tratar a sinusite com remédios naturais
Eliana Delgado Villanueva

Revisado e aprovado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva

Escrito por Equipe Editorial
Última atualização: 11 julho, 2023

À inflamação dos seios nasais chamamos de sinusite. Sua causa pode estar relacionada a alterações na anatomia facial que acabam por dificultar ou impedir a drenagem da secreção. Ou, ainda, processos alérgicos ou infecciosos que acabam por provocar a sinusite e facilitar a instalação de organismos nocivos na região.

A sinusite está localizada em determinadas regiões da face como, por exemplo, em cima dos olhos, nariz e bochechas. Essas regiões têm a função de atuar como filtradoras do ar, onde constantemente se infiltram materiais residuais.

Assim, os seios nasais podem ser bloqueados por esses materiais ou por muco e o risco de infecções aumenta.  Nesse caso, algumas medidas caseiras podem ajudar a aliviar e até mesmo tratar a sinusite. Em seguida, falaremos sobre tais medidas.

Vapor d’água

Uma forma de ajudar a reduzir o congestionamento e a dor da pressão causada pela sinusite é utilizar vapor d’água.

Você pode aplicar um banho de vapor usando um recipiente com água quente e inalando os vapores, assim ajudará a aumentar a movimentação dos cílios que recobrem as vias nasais. Assim, isso aumentará o fluxo de muco para desbloquear a região. Se preferir, pode adicionar algum óleo de aromaterapia à água.

Não deixe de ler: Método simples e natural para tratar a sinusite

Água com sal

Outra forma de desbloquear, ou limpar, os condutos nasais e a mucosa acumulada é limpar a zona com uma solução salina. Esta pode ser encontrada em farmácias, ainda que você possa também preparar em casa, usando sal e água destilada.

Misture bem os ingredientes e coloque-os em um conta gotas. Com a cabeça em posição vertical aplique a mistura em uma das vias nasais aberta, já que a outra deve ser mantida fechada a fim de que você assoe suavemente a aberta para expulsar o líquido e o muco. Logo, repita o procedimento com a via que ficou fechada.

Óleos essenciais para eliminar o congestionamento nasal

Óleo essencial de funcho (erva-doce)

Aplique algumas gotas desse óleo em um pano limpo e respira o vapor para aliviar o congestionamento e a dor produzidos pela sinusite, já que esse óleo é um grande antisséptico e um expectorante eficaz.

Leia também: Erva-doce, remédio tradicional para curar o fígado e os rins

Óleos descongestionantes

São óleos essenciais que aliviam congestionamentos, relaxam e proporcionam sono e ajudam a desbloquear os seios nasais:

  • Primeiramente, misture de 3 a 4 gotas dos seguintes óleos: lavanda, laranja, capim-limão, Gerânio Bourbon, em 3 colheres de sopa de óleo de semente de uva. Em seguida, massageie suavemente a garganta, acima do nariz e parte posterior do pescoço. Relaxe e respire profundamente os vapores descongestionantes da mistura.
  • Adicione 20 a 30 gotas de óleo essencial em um umidificador, usando óleos essenciais de limão, eucalipto, cipreste azul e manjericão, que são antissépticos, anti-inflamatórios, antibacterianos e possui propriedades descongestionantes, que refrescam o ar interior e neutralizam contaminantes.
  • Esfregue suavemente 2 a 3 gotas de óleo essencial de gengibre, eucalipto e alecrim nas laterais e ponte do nariz, evitando a região dos olhos. Esses óleos são anti-inflamatórios, expectorantes, antissépticos e com propriedades descongestionantes que aliviam de imediato o congestionamento nasal.

Imagem oferecida por v@lentina.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • L. Martinez Campos; R. Albañil Ballesteros; J.de la Flor Bru; R. Piñeiro Pérez; J. Cervera; F. Baquero Artigao; S. Alfayate Miguelez; F. Moraga Llop; M.J. Cilleruelo Ortega; C. Calvo Rey. 2013. Documento de consenso sobre etiología, diagnóstico y tratamiento de la sinusitis. https://medes.com/Public/ResumePublication.aspx?idmedes=85588
  • Sinusitis. Medline Plus. https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/000647.htm
  • Fried, M. Sinusitis. Manual MSD. https://www.msdmanuals.com/es/hogar/trastornos-otorrinolaringol%C3%B3gicos/trastornos-de-la-nariz-y-de-los-senos-paranasales/sinusitis

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.