Tratamentos naturais para atacar a tosse seca
Dizemos que estamos com uma tosse seca quando não apresentamos nenhum tipo de catarro ao tossir, mas quando sai catarro, dizemos que é uma tosse produtiva. A tosse seca precisa ser tratada com algum tipo de remédio para que provoque o desprendimento do catarro para que ele possa ser expelido. Neste artigo, falaremos sobre alguns tratamentos naturais para atacar a tosse seca.
Para conseguir um rápido alívio da tosse seca, é recomendável tomar alguns remédios naturais que são muito eficazes para este problema das vias respiratórias, o qual afeta a qualidade de vida de quem está sofrendo desse problema, já que por se apresentar com mais frequência durante a noite, acaba sendo muito incômodo, visto que não deixa a pessoa dormir bem.
Alho
O alho é um excelente remédio natural para atacar a tosse seca, pois as suas propriedade antibacterianas são de grande ajuda para aliviar inúmeras doenças que atacam vária partes do organismo, entre elas as vias respiratórias. Da mesma forma, este é um remédio natural muito eficaz para desobstruir os brônquios.
Preparação de um remédio caseiro com alho
A primeira coisa que você deve fazer é amassar dez alhos e deixá-los de um dia para o outro em uma xícara com azeite de oliva e um alguns ramos de tomilho. No dia seguinte, passe essa mistura em um coador e coloque-a em um frasco com tampa. Tome uma colher de sopa todos os dias em jejum, até terminar. Já nas primeiras colheradas será possível ver o resultado calmante deste remédio natural.
Vapor de eucalipto e limão para atacar a tosse seca
Os vapores são os melhores aliados para ajudar a eliminar o catarro e, portanto, a desobstruir os brônquios e ajudar a aliviar a tosse. Para fazer um vapor de forma adequada, o primeiro que se deve fazer é colocar para ferver meio litro de água com algumas folhas de eucalipto e de limão, mas você também pode acrescentar o suco de vários limões.
Quando estiver pronto, ou seja, fervendo, abaixe o fogo e, com muito cuidado, aproxime-se do valor que estiver saindo do recipiente, cubra sua cabeça com uma toalha e respire todo o vapor. Isso ajudará com o incômodo da tosse.
Xarope caseiro para atacar a tosse seca
Ingredientes
- Recipiente de vidro, de preferência com tampa;
- Limão em rodelas;
- Mel de abelha puro;
- Gengibre em rodelas;
- Água fervendo.
Preparo
Coloque as rodelas de limão, o mel de abelhas e o gengibre em rodelas no recipiente de vidro. Feche o recipiente e coloque-o na geladeira até que se forme uma espécie de gelatina. Na hora de servir, coloque uma colher dessa gelatina em uma xícara e acrescente a água fervendo sobre ela. Conserve na geladeira durante 2 a 3 meses.
Outros remédios para atacar a tosse seca
- Consuma suco de cenoura quente duas ou três vezes por dia.
- Prepare três cebolas cortadas em rodelas, coloque-as em um recipiente junto com quatro colheres de mel e deixe dentro de outro recipiente com água para fazer o cozimento no banho-maria por ao menos durante duas horas. É preciso tomar duas colheres a cada três horas.
- Ferva uma xícara de água com três colheres de semente de linhaça, deixe no fogo durante cinco minutos e retire. Coe e adicione o suco de um limão e uma colher de mel. Tome uma colher três vezes ao dia.
- Rale alguns rabanetes e acrescente aproximadamente cinco colheres de mel. Deixe repousar (tampado) durante quatro horas e depois tome algumas colheradas várias vezes ao dia.
- Tome uma infusão de sementes de anis três vezes por dia. Elas devem ser trituradas e colocadas em uma xícara. Acrescente água fervendo, tampe por alguns minutos, coe e beba ainda quente.
Conselhos adicionais
- Beba muito líquido, mas na temperatura ambiente, pois não se deve tomar nada gelado.
- Caso em uma semana a tosse não tenha desaparecido, o melhor é consultar um médico e não deixar para a última hora (quando as complicações aparecem). Você também deve ir ao médico caso apresente febre, dor no peito, dificuldade para respirar ou se quem estiver apresentando a tosse seca for uma criança pequena ou um idoso.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Mahashur, A. (2015). Chronic dry cough: Diagnostic and management approaches. Lung India. https://doi.org/10.4103/0970-2113.148450
- Mulholland, S., & Chang, A. B. (2009). Honey and lozenges for children with non-specific cough. Cochrane Database of Systematic Reviews. https://doi.org/10.1002/14651858.CD007523.pub2
- Nurdjannah, N., & Bermawie, N. (2012). Handbook of Herbs and Spices. Handbook of Herbs and Spices: Second Edition. https://doi.org/10.1533/9780857095671.319
- Gupta, S. kumar, & Sharma, A. (2014). Medicinal properties of ginger (Zingiber officinale Roscoe) – a review. Journal of Pharmacy and Biological Science. https://doi.org/ISSN: 2278 – 3008