Como cultivar gengibre em casa?

· 11 de novembro de 2014
Recomenda-se plantar o gengibre na primavera ou no verão, já que ele gosta do calor. As raízes irão demorar uns 10 meses para crescer. Após esse tempo, estarão prontos para o consumo.

Você já conhece as grandes propriedades curativas do maravilhoso gengibre. Poucas plantas medicinais dispõem de tanta tradição terapêutica como esta raiz de sabor picante e tão agradável ao paladar. Você gostaria de cultivar gengibre em casa?

É muito fácil! Explicaremos tudo a seguir!

Por que é interessante cultivar gengibre em casa?

gengibre

1. Porque é fácil

  • Pode ser que você seja daquelas pessoas que pensam que o gengibre é um planta exótica que cresce somente no Oriente. Mas na verdade não se trata de uma planta, mas sim de um rizoma que pode ser plantado dentro de casa. Um simples tubérculo fácil de fazer crescer, e que você poderá utilizar nas suas saladas, em seus molhos, suas guarnições e em deliciosos chás.

2. Pelas suas propriedades terapêuticas

  • O gengibre é um excelente anti-inflamatório, ideal, por exemplo, para a síndrome pré-menstrual. Alivia as retenções de líquidos e é um bom relaxante, aliviando também a dor.
  • O gengibre nos ajudará também a absorver melhor todos os nutrientes dos alimentos que consumimos.
  • É um ótimo digestivo.
  • Caso você consuma um pouco gengibre com mel, isso te ajudará a reduzir as náuseas, os gases intestinais e a eliminar as câimbras estomacais. Uma maravilha.
  • Se preparar um chá de gengibre, aliviará a sua dor de garganta, os sintomas do resfriado e, inclusive, as gripes. É muito eficaz. Tomar um banho com óleo essencial de gengibre nos ajudará também a reduzir a dor nas articulações.

Descubra: Como lidar com a dor de garganta?

Como cultivar gengibre em casa?

gengibre-Cultivar em casa

É tão fácil que irá te surpreender. O que faremos é ir ao nosso supermercado e escolher aquele gengibre que aparentemente parece inchado e de pele firme.

Sem muitas rugas nem cantinhos escuros. Principalmente que pareça estar inchado. Observe também que a pele seja brilhante e de cor bege clara.

Agora vamos preparar a terra do vaso. É preciso que o vaso seja grande. Você deve saber que o gengibre gosta de crescer sob uma luz não muito intensa, quase entre o sol e a sombra. A terra deve esta úmida.

A terra deve estar solta e conter um parte de areia para cada três partes de terra. No chão do vaso, coloque pedras para que a água drene adequadamente. Misture bem e encha o vaso até três quartos da sua capacidade.

Leia também: Benefícios da água para o organismo

Agora faremos um buraco na terra e colocaremos meio gengibre no interior da terra, procure os brotos que o gengibre tenha dentre dele, pois será esta parte a que deve estar enterrada na terra.

Concluindo

Uma vez pronto, coloque o vaso entre sol e sombra, com uma luz indireta. Lembre-se de que o que mais o gengibre gosta é do calor, portanto, será perfeito que você o plante na primavera ou no verão.

Certifique-se de ter uma boa drenagem, portanto, é mais adequando que o regue um pouquinho todos os dias, cuidando que não fique encharcado.

As raízes do gengibre demoram mais ou menos uns 10 meses em crescer, momento em que serão comestíveis.

O importante é que quando você perceber que os talos e as folhas fortes estão visíveis, deixe passar umas duas semanas a mais. Passado este tempo, você já pode olhar se debaixo da superfície já aparecem os rizomas.

Com certeza serão pequenos, mas já estarão prontos para o consumo.

Você pode cultivar gengibre na quantidade que desejar. Com uma luz suave, calor e um pouco de água todo os dias, em menos de uma ano seu cultivo te dará sua saborosa e picante raiz. Você vai adorar.

  • Palharin, L. H. D. D. C., Figueiredo, E. N., Camargo, M. P. L., & Bosquê, G. G. (2008). Estudo sobre gengibre na medicina popular. Revista Científica Eletronica de Agronomia.