Tratamento farmacológico da otite

26 Outubro, 2020
A duração do tratamento farmacológico da otite média deve levar em consideração a idade da criança, o histórico prévio de otite média recorrente e a existência ou não de ocorrência anterior.

Você conhece o tratamento farmacológico da otite? A otite, especificamente a otite média, é a presença de exsudato, que pode ser ceroso, mucoso, purulento ou misto, na cavidade do ouvido médio.

Dependendo da duração desse exsudato no ouvido, juntamente com a presença ou ausência de sintomas agudos, é possível classificar cada uma das formas clínicas da otite média: aguda, subaguda ou crônica.

Embora tenhamos nos referido à otite média, também existem outros tipos de otite. Temos, por exemplo, a otite externa, também conhecida como otite de nadador.

Características gerais da otite média

A otite média aguda é uma doença que afeta bebês e crianças pequenas. Estima-se que, aos 5 anos de idade, mais de 90% das crianças já tenham sofrido de algum tipo de otite média e 30% a sofram de forma recorrente.

Como vimos, pode ser aguda, subaguda ou crônica. É causada por um microrganismo e ocorre quando há um líquido no ouvido médio que não pode ser drenado adequadamente através da trompa de Eustáquio.

Portanto, esse fluido se acumula, causando uma infecção. Como consequência, a audição pode ser afetada, pois o som tem dificuldades para passar por todo o líquido.

Quanto as causas ou fatores epidemiológicos, podemos dividi-los em dois grupos principais:

  • Fatores epidemiológicos pessoais: o histórico familiar é o mais importante, sexo (é mais comum nas meninas), início do primeiro episódio, alimentação artificial nos primeiros meses de vida.
  • Fatores epidemiológicos externos: cuidados para com a criança, presença de fumantes no ambiente familiar e clima. Nos meses frios, é mais fácil contrair essa doença.

Os patógenos mais frequentes que desencadeiam esta infecção são:

  • Streptococcus pneumoniae: em 30% dos casos.
  • Haemophilus influenzae: entre 20 e 25%.
  • Moraxella catarrhalis: 10 e 15% dos casos.

Quanto aos principais sintomas, podemos citar dor de ouvido, febre e supuração.

Tratamento farmacológico da otite
A otite média é causada principalmente por bactérias. No entanto, alguns fatores externos favorecem o seu surgimento.

Tratamento da otite média

O tratamento pode ser sintomático e farmacológico. Quanto ao segundo, devemos nos lembrar de que a otite média apresenta uma cura espontânea em cerca de 80-90% dos casos, o que deve ser considerado na avaliação do tratamento.

Embora existam antibióticos diferentes que podem ser utilizados para combater essa patologia, a resistência que as bactérias estão desenvolvendo aos betalactâmicos e macrólidos limita ao uso de amoxicilina em altas doses associadas ou não ao ácido clavulânico.

Em relação à duração do tratamento, é preciso levar em consideração a idade da criança, o histórico prévio de otite média recorrente e a existência ou não de ocorrência anterior.

Não deixe de ler: Antibióticos para as infecções urinárias

Características gerais da otite externa

A otite externa, também conhecida como otite de nadador, é uma infecção do canal auditivo que transporta o som de fora do corpo para o tímpano. Como na média, a causa é principalmente uma infecção bacteriana.

Em condições normais, a cera do ouvido do canal auditivo externo constitui uma barreira protetora oleosa. Tem um pH levemente ácido e contém uma série de enzimas com atividade antibacteriana e antifúngica.

Portanto, quando os mecanismos de proteção do canal são rompidos, ocorre uma alteração na camada lipídica protetora da cera. O ducto é alcalinizado, favorecendo a proliferação de microrganismos patogênicos.

A razão mais comum pela qual esses mecanismos de proteção podem ser alterados é o excesso de umidade no canal auditivo externo. Geralmente ocorre devido a:

  • Duchas
  • Natação
  • Banhos em piscinas ou fontes termais
  • Climas úmidos

Outras causas que aumentam o risco são a limpeza excessiva do ducto com elementos inapropriados, como cotonetes, e alterações no pH da pele lavando com água e sabão ou usando gotas alcalinas.

Tratamento farmacológico da otite otite externa

Tratamento farmacológico da otite
O tratamento farmacológico da otite se baseia principalmente na administração de anti-inflamatórios e antibióticos.

No tratamento farmacológico da otite externa, a administração de medicamentos anti-inflamatórios e o calor local são essenciais para o alívio da dor. O tratamento antibiótico de escolha nos sintomas iniciais da otite externa não complicada são os antibióticos tópicos.

A grande maioria dos casos será resolvida com gotas antibióticas para eliminação de Staphylococcus aureus e Pseudomona aeruginosa. Existem várias possibilidades baseadas em aminoglicosídeos ou quinolonas que podem ser associadas a anestésicos, corticosteroides e soluções acidificantes.

A terapia tópica a ser administrada é de três gotas duas ou três vezes ao dia, dependendo da composição e das indicações do médico. O tratamento deve durar 7 ou 10 dias e, durante todo o período de tratamento, o paciente deve evitar molhar a orelha.

Descubra também: 9 bactérias perigosas mais daninhas para o ser humano

Conclusão

O tratamento farmacológico da otite média e otite externa geralmente é baseado em antibióticos. Como mencionamos, muitos deles já perderam a eficácia contra esses tipos de infecções.

A causa disso é o uso indevido desses medicamentos, o que favorece o desenvolvimento de resistência pelos microrganismos. Portanto, você nunca deve se automedicar e deve sempre seguir as recomendações do médico e as diretrizes de tratamento indicadas.

  • Darrow, D. H., & Derkay, C. S. (2005). Otitis media. In Complications in Pediatric Otolaryngology.
  • Gurney, T. A., & Murr, A. H. (2008). Otitis externa. In Emergency Management of Infectious Diseases. https://doi.org/10.1017/CBO9780511547454.007
  • Qureishi, A., Lee, Y., Belfield, K., Birchall, J. P., & Daniel, M. (2014). Update on otitis media – Prevention and treatment. Infection and Drug Resistance. https://doi.org/10.2147/IDR.S39637