Tônico caseiro ideal para diminuir as rugas

17 de outubro de 2015
Além de retardar os sinais de envelhecimento, graças a água de rosas é possível se livrar das incômodas bolsas abaixo dos olhos, responsáveis por dar um aspecto de cansaço.

É provável que em várias ocasiões tenha escutado falar de algum tônico para a pele como um importante passo na rotina de beleza. Muitas vezes, os tônicos para pele não são levados tão a sério

Por isso, muitas mulheres acabam abrindo mão dos benefícios que podem oferecer para a pele.

Enquanto a limpeza e hidratação são passos imprescindíveis para manter uma pele radiante e jovem, o uso do tônico também deveria possuir tal importância, por ser capaz de conservar a firmeza do rosto e prevenir a aparição prematura de rugas.

O que é um tônico para pele?

Este produto é uma forma de cosmético que pode ser utilizado para limpar a pele, fechar os poros abertos e nutrir. Embora existam diferentes tônicos comerciais, também existem ingredientes naturais que exercem o mesmo efeito sobre a pele.

Leia também: Tratamentos para desintoxicar a pele do rosto

Por que é tão importante incluir o tônico de pele na rotina de beleza?

Tônico para a pele

Uma boa rotina de beleza deve incluir três simples passos: limpeza, tonificação e hidratação. Ao limpar a pele com água e sabão, essa acaba perdendo seus óleos naturais.
Além disso, ao ficar com os poros abertos, possibilita o acúmulo de impurezas. A fim de evitar que a pele resseque e seja afetada pela sujeira, é necessário fechar os poros mediante o uso de um tônico para pele.

Como preparar um tônico caseiro?

Uso de Tônico no rosto

O tônico natural caseiro é um grande aliado da beleza de toda mulher, visto que ajuda a reduzir as rugas e melhorar a saúde da pele, proporcionando firmeza e frescor.

Estes ingredientes naturais limpam a pele profundamente e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, mantendo a pele bonita e saudável.

Ingredientes:

  • 2 limões
  • 1 copo de cerveja orgânica
  • 1 taça de água de rosas

Modo de preparo:

  • Primeiramente, esprema o suco dos limões e assegure-se de obter uma boa quantidade.
  • Em seguida, adicione a cerveja e a água de rosas, e misture bem.
  • Molhe um algodão na mistura e aplique suavemente sobre o rosto.
  • Deixe atuar durante uns 15 minutos e depois remova com água morna.

Leia mais: Receita de máscaras naturais para a pele

Benefícios de utilizar este tônico natural

Mulher aplicando um tônico facial

  • Fecha os poros: um dos principais benefícios deste tônico é sua capacidade de limpar a pele e fechar os poros. Desse modo, protege a pele e mantém a umidade adequada para evitar problemas por ressecamento.
  • Equilibra o pH: este tônico é ideal para equilibrar o pH da pele e evitar problemas por excesso de gordura ou infecção. Seu uso regular mantém a suavidade da pele e previne problemas cutâneos.
  • Desintoxica: a poluição, o fumo, o uso de produtos químicos, entre outros, afetam a saúde da pele e aceleram o envelhecimento. Este tônico ajuda a eliminar todas as toxinas e contribui para uma pele mais saudável e brilhante.
  • Combate a acne: a acne é um problema cutâneo que pode ser doloroso e deixar marcas na pele. Também pode causar uma aparência gordurosa e causar o desequilíbrio do pH. O tônico ajuda a eliminar o acúmulo de sebo, resíduos e células mortas, prevenindo imperfeições faciais.
  • Hidrata e nutre: o tônico é um produto capaz de oferecer uma hidratação extra para pele, além de ajudar a conservar sua elasticidade. Uma boa hidratação é a chave para reduzir os sinais de envelhecimento da pele e evitar alterações.

Modo de aplicação do tônico

Depois de conhecer todos os benefícios do tônico para a pele, é importante saber que seu uso deve ser diário para obter resultados positivos.

Além disso, a limpeza da pele com este produto natural deve ser feita no máximo duas vezes ao dia, já que o excesso de limpeza pode resultar em uma pele seca.

No entanto, em caso de possuir uma pele oleosa, é recomendado fazer até três vezes ao dia para conseguir um rosto mais fresco e livre de brilho.

O resultado da utilização deste produto será uma pele saudável, suave, lisa e brilhante. Contudo, é importante utilizar este tônico como um complemento aos demais passos da rotina de beleza; não como único tratamento.

Por isso, para conseguir ótimos resultados é fundamental seguir os três passos de beleza recomendados e complementá-los com uma alimentação saudável e consumo de água.