Ter um filho homem é uma riqueza

· 21 de novembro de 2016
É importante propiciar uma comunicação emocional adequada com o nosso filho. É necessário estabelecer uma relação de confiança desde o começo e nunca provoque ou ironize o que ele disser.

Os filhos são uma riqueza para toda mãe e todo pai. No entanto, para criá-los homens e mulheres de bem, é necessário lhes dar uma boa educação. O dia a dia da casa formará a base de seu caráter. É por isso que desta vez te mostramos algumas estratégias para criar melhor o nosso filho homem.

A criação é um desafio

A educação do menino e da menina deve ser realizada da mesma maneira e sem cair nos estereótipos sociais. Devemos lembrar que eles não são cópias de seus pais, é necessário que tenham uma voz própria e um caráter distintivo. É de nossa responsabilidade criar um ambiente amoroso, estável e disciplinado para que aprendam a confiar em si mesmos, a valorizar e respeitar os outros e ser melhores a cada dia.

A seguir, você encontrará algumas estratégias que servirão como orientação para essa difícil tarefa.

Estratégias para criar o nosso filho homem melhor

Ensine-o a ser “ele mesmo”

Um erro que muitas famílias podem cometer é o de cair nos estereótipos de sexo e gênero estabelecidos em nossas sociedades. Existem aqueles que querem que seu filho seja o melhor no futebol ou que sua filha seja a mais inteligente da classe. Mas, embora não haja nada de errado, ao incutir um pouco de competitividade, a pressão e a imposição podem afetar sua autoconfiança e até mesmo suas capacidades.

Ensine seus filhos a serem eles mesmos, guie-os, sem impor seus desejos, ajude-os no caminho que escolherem e eles serão pessoas felizes e realizadas.

Leia também: 10 valores que você deve ensinar aos seus filhos

Um filho homem também tem o direito de chorar

Os meninos, assim como as meninas, precisam expressar suas emoções. Outro erro que alguns pais e mães podem cometer é dizer a eles para não chorar porque você é um homem”. É importante propiciar em nosso filho uma comunicação emocional adequada.

É necessário tentar estabelecer uma relação de confiança desde o começo, nunca provoque ou ironize sobre o que ele pode dizer. As pessoas que aprendem a administrar e expressar bem seus sentimentos têm maior capacidade de compreender as emoções dos outros.

Pode te interessar: Ajude os seus filhos a controlar as emoções desde pequenos

Os meninos e as meninas podem pedir seu espaço de maneira precoce

Os meninos e as meninas oscilam entre a necessidade de afeto e os mimos mais enganosos e o desejo extremo de se sentirem independentes. Às vezes, te surpreenderão ao pedirem seu espaço em uma idade precoce. É necessário ter paciência, inteligência e alta capacidade de negociação.

Comecemos criando certas responsabilidades, atribuindo tarefas fáceis que exijam tempo e dedicação: arrumar o quarto, ajudar em casa ou cuidar dos animais de estimação. Desta forma você irá promover a sua segurança, o respeito pelas suas ações e um senso de responsabilidade que será muito útil no futuro.

Lembre-se, nossos filhos são uma riqueza e sua criação é um desafio e um processo de aprendizagem mútua. Aproveite!