Taça de serradura: prepare esta deliciosa sobremesa portuguesa

· 28 de julho de 2018
Experimente a taça de serradura! Essa sobremesa é tão fácil de preparar que é difícil acreditar que a sua simplicidade seja tão deliciosa. 

Se existe uma sobremesa que é extremamente rápida e fácil de preparar, sem dúvida é a taça de serradura. Na verdade, você pode cronometrar o tempo se quiser garantir por si mesmo!

Essa receita inclui várias etapas que qualquer um pode realizar quase com os olhos fechados. Se você resolver prepará-la com as crianças da casa, garantimos que será uma diversão garantida. Lembre-se de que, ao integrá-las nessa atividade, isso poderá ajudar a fortalecer os vínculos familiares e, por que não, inspirá-las a se interessar pela boa culinária.

Agora, é importante que você conheça um pouco da história da taça de serradura. Para começar, essa sobremesa se originou em Portugal, e costuma ser feita e servida fria em ocasiões muito especiais, como aniversários, véspera de Natal e Réveillon. É claro que também pode ser apreciada de maneira casual quando queremos simplesmente sair da rotina.

Se você quiser fazer algo diferente, seja para si mesmo ou para que os seus filhos deixem de lado os doces industrializados, recomendamos uma deliciosa taça de serradura caseira. Você verá que é uma sobremesa que vale a pena desfrutar em companhia e que se encaixa perfeitamente tanto no verão quanto no inverno.

O que você deve ter em mente é que a receita tradicional de taça da serradura tem um alto teor de açúcar, por isso pode ser muito enjoativa. Por fazer uso do leite condensado, é melhor moderar as proporções dos outros ingredientes para evitar excessos.

Como preparar a taça de serradura

Esta deliciosa iguaria portuguesa não tem muita complicação, mas requer ingredientes específicos para atingir o seu sabor característico. E qual é esse sabor? Para começar, esse doce é crocante e suave por causa dos biscoitos de maisena. Sem dúvida, estes são alguns dos biscoitos doces mais populares latino-americanos e ocidentais, por isso é muito fácil de consegui-los.

Experimente também: Suspiro de peras: uma sobremesa saudável para a sua dieta

Farinha de trigo

A taça de serradura é servida em um recipiente de vidro e consiste em uma base de quatro biscoitos feitos com leite, manteiga e farinha de trigo. Os ingredientes são distribuídos por níveis, de modo que se pareçam com tiras: uma sólida e uma líquida, e assim por diante, até que o recipiente fique cheio.

Agora que você está ciente de todos os detalhes que existem por trás deste doce, é hora de prepará-lo sozinho. Siga os nossos passos sem medo e comece a trabalhar. Pronto? Vamos lá!

Ingredientes

  • 1 pacote de biscoitos de maisena (250 g).
  • 3 e 1/2 xícaras de creme de leite (400 ml).
  • 2 e 1/2 xícaras de leite condensado (300 ml).
  • Para a decoração: 1 colher de sopa de açúcar em pó (25 g). Você pode dispensar o açúcar ou substituí-lo por algum outro elemento, como uma porção de fruta fresca, sementes ou meia colher de chá de coco ralado.

Leia também: Receita caseira para preparar sobremesa de 3 leites

Biscoitos Maria

Preparação

  • Para começar com a preparação da sua sobremesa caseira portuguesa, você deve colocar todo o conteúdo do pacote de biscoitos em uma tigela e triturá-los. Para fazer isso, você pode usar um liquidificador ou um processador. A ideia é obter um pó fino de biscoitos para facilitar a mistura posterior.
  • Agora é hora de bater o creme de leite com a colher de açúcar em pó (lembre-se, isso é opcional). Você deve mexer até perceber que a mistura está espumosa e densa, com textura de merengue.
  • Imediatamente, você adicionará à mistura anterior todo o conteúdo de leite condensado e continuará batendo.
  • Finalmente, é necessário montar a taça. Para isso, você deve derramar uma camada de merengue, em seguida, uma de biscoitos em pó e, assim, completar toda a superfície da taça. Depois de pronto, você pode deliciar o seu paladar com esta preparação deliciosa e fácil.
  • Como uma recomendação adicional, sugerimos que você use leite condensado em temperatura ambiente. Se ele estiver refrigerado, dificulta a integração dos ingredientes (já que a consistência fica mais sólida).