Suco especial para desinflamar e acalmar a dor nas articulações

15 Setembro, 2020
A cúrcuma pode ter um efeito anti-inflamatório capaz de aliviar vários incômodos leves. Portanto, podemos incluí-la em um delicioso suco para reduzir a inflamação.

Existem alimentos que, por natureza, são capazes de contribuir para o bem-estar de várias formas. Portanto, hoje existem várias receitas de preparações saudáveis, como o suco especial que vamos comentar a seguir.

Embora um alimento ou uma bebida, por si só, não seja capaz de curar nenhuma doença, pode complementar a dieta alimentar e promover a saúde, no âmbito de um estilo de vida saudável.

O excesso de inflamação nos tecidos do corpo se transformou em um dos transtornos mais comuns na população atual. Embora afete muitas regiões do corpo, são as articulações as que mais ficam comprometidas com seus efeitos.

Felizmente, como complemento aos tratamentos farmacológicos, há uma série de alimentos com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que podem melhorar a sintomatologia. Mas, para obter seus benefícios, é indispensável manter um estilo de vida saudável.

A receita do suco especial combina vários alimentos que têm a capacidade de proporcionar certo alívio, caso você sinta algum desconforto. O melhor de tudo é que você pode saboreá-lo a qualquer hora do dia. Não perca na hora do lanche!

A dor nas articulações

Muitos dos casos ocorrem de forma leve, como produto de um esforço físico excessivo durante o trabalho ou outra atividade. No entanto, são as doenças crônicas as que figuram como principais responsáveis por seu surgimento.

A artrite reumatoide, a osteoartrite e a gota são somente algumas dessas patologias que causam fortes dores e dificuldades de movimento. No entanto, a dor nas articulações também pode surgir por causa de torções, entorses e outros tipos de traumatismos decorrentes de algum acidente.

Suco de abacaxi e cereja para aliviar a dor nas articulações

Os sucos são extremamente refrescantes e permitem combinar vários tipos de ingredientes para obter como resultado uma fonte de nutrientes essenciais. Nesse caso, trata-se de uma mistura de frutas como o abacaxi e a cereja com especiarias como a cúrcuma, a pimenta e o gengibre, amplamente conhecidos por seus efeitos anti-inflamatórios.

Também vamos acrescentar uma pequena quantidade de óleo de coco, um alimento que oferece uma quantidade importante de antioxidantes.

Benefícios do abacaxi

Benefícios do abacaxi

O abacaxi é rico em água e contém uma enzima conhecida como bromelina, que lhe confere um poderoso efeito anti-inflamatório. Essa substância chega a ser tão eficaz que inclusive pode reduzir os sintomas da osteoartrite e da artrite reumatoide, segundo a revista JPMA , The Journal of the Pakistan Medical Association.

Por outro lado, foi determinado que ela também atua como um analgésico leve, perfeito para aliviar a dor nas articulações, por exemplo, sem causar irritação no estômago.

Descubra: Benefícios de beber água com o estômago em jejum

Benefícios da cereja

Você gosta das cerejas ácidas? Elas são utilizadas desde a antiguidade como remédio para aliviar as dores associadas à inflamação articular.

Contêm quantidades significativas de vitaminas A e C, essenciais para conservar o bom estado das cartilagens que protegem as articulações. Além disso, seu alto nível de antocianinas, um poderoso antioxidante, ajuda a potencializar o processo que resulta na desinflamação.

Benefícios da cúrcuma

Benefícios da cúrcuma

A cúrcuma é uma das especiarias anti-inflamatórias mais populares da medicina alternativa. A curcumina, seu composto ativo, é a responsável por esse importante benefício para a saúde.

A cúrcuma está começando a ser usada com frequência em condições como a osteoartrite para reduzir a dor e a inflamação, de acordo com um estudo publicado na revista BMC Complementary and Alternative Medicine.

Por outro lado, a cúrcuma também contém antioxidantes, cuja ação detém o dano celular e o processo que desequilibra a resposta inflamatória do corpo.

Benefícios do gengibre

A raiz de gengibre tem sido utilizada como complemento nutricional para o alívio dos sintomas das principais doenças associadas à dor nas articulações. Graças ao seu composto ativo, o gingerol, tem um efeito calmante que alivia a dor enquanto promove a desinflamação.

Também se destaca por não causar efeitos secundários no corpo, o que dá a ele uma vantagem em relação a muitos medicamentos com a mesma finalidade. Por isso, é um dos ingredientes do suco especial.

Leia também: Gengibre: 9 razões para incluí-lo na dieta

Benefícios da pimenta-do-reino

Benefícios da pimenta do reino

A pimenta-do-reino não é apenas uma especiaria que dá sabor. Na verdade, ela é classificada como um dos melhores potencializadores dos antioxidantes que a cúrcuma oferece.

Seu consumo melhor a absorção dessa especiaria, de acordo com um estudo publicado na revista PLoS One. Além disso, também oferece seus próprios agentes anti-inflamatórios graças à piperina.

Como preparar esse suco de abacaxi e cereja especial para as articulações?

Tendo claro os benefícios de seus principais ingredientes, vamos preparar essa bebida seguindo alguns passos muito simples. Tome nota!

Ingredientes

  • ½ abacaxi maduro
  • Cúrcuma em pó (2,5 g).
  • Gengibre moído (2,5 g)
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • ½ colher de chá de óleo de coco (2,5 g)
  • Suco de cerejas ácidas (125 ml)
  • Opcional: água (100 ml)

Como preparar

  • Para começar, descasque e corte o abacaxi em vários cubos para facilitar a batida.
  • Em seguida, coloque-os no liquidificador e acrescente o suco de cerejas, as especiarias e o óleo de coco.
  • Depois, bata durante alguns instantes, até obter um suco espesso e homogêneo.
  • Contudo, se você preferir um suco mais líquido, pode acrescentar meio copo de água.
  • Sirva assim que ficar pronto e beba imediatamente.

O suco especial pode ser um bom complemento

O consumo regular deste suco especial pode ajudar a complementar uma dieta saudável. No entanto, em nenhum caso deve ser consumido como substituto do tratamento prescrito pelo médico ou como única fonte de alimentação.

Embora seja verdade que pode promover o alívio de certas dores e incômodos, não é um alimento milagroso. Portanto, o ideal é tirar proveito disso como parte de um estilo de vida saudável.

  • Tochi, B. N., Wang, Z., Xu, S. Y., & Zhang, W. (2008). Therapeutic application of pineapple protease (Bromelain): A review. Pakistan Journal of Nutrition. https://doi.org/10.3923/pjn.2008.513.520
  • Pavan, R., Jain, S., Shraddha, & Kumar, A. (2012). Properties and Therapeutic Application of Bromelain: A Review. Biotechnology Research International. https://doi.org/10.1155/2012/976203
  • Suresh, D., Manjunatha, H., & Srinivasan, K. (2007). Effect of heat processing of spices on the concentrations of their bioactive principles: Turmeric (Curcuma longa), red pepper (Capsicum annuum) and black pepper (Piper nigrum). Journal of Food Composition and Analysis. https://doi.org/10.1016/j.jfca.2006.10.002
  • McCune, L. M., Kubota, C., Stendell-Hollis, N. R., & Thomson, C. A. (2011). Cherries and health: A review. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. https://doi.org/10.1080/10408390903001719
  • Armine H., Vahan M., Nana M., Naira M., et al., Efficacy and safety of curcumin and its combination with boswellic acid in osteoarthritis: a comparative, randomized, double blind, placebo controlled study. BMC Complement Altern Med, 2018.
  • Muhammad ZA., Ahmad T., Therapeutic uses of pineapple extracted bromelain in surgical care – a review. J Park Med Assoc, 2017. 67 (1): 121-125.
  • Audrey MN., Maud A., Patrick BM., Elodie NY., et al., Curcuma longa extract associated with white pepper lessens high fat diet induced inflammation in subcutaneous adipose tissue. PLoS One, 2013.