A dieta do abacaxi

30 de novembro de 2019
A dieta do abacaxi não deve ser prolongada para não causar carências nutricionais. Faremos 3 refeições por dia e combinaremos este alimento com proteína animal magra.

O abacaxi está repleto de propriedades antioxidantes, saciantes, diuréticas e digestivas. É um alimento rico em vitaminas e minerais muito saboroso. Pode-se combinar de várias formas, o que sem dúvida alguma, dará um toque exótico aos seus pratos.

Essa fruta, graças às suas propriedades diuréticas (segundo afirma este estudo realizado pela Universidade de Taif, Arábia Saudita) se torna um aliado muito especial para perder peso. No entanto, não se esqueça de que não há nada melhor do que seguir um plano alimentar saudável, variado e de boa qualidade.

Lembre-se de consultar um nutricionista para obter uma dieta baseada nas suas necessidades nutricionais. Além disso, segundo essa investigação publicada pela Revista Médica do Chile, também é importante fazer exercícios físicos regularmente.

Uma dieta baseada exclusivamente em um único alimento pode gerar carências nutricionais quando mantida por um prazo prolongado. A seguir contaremos mais sobre o abacaxi e seus benefícios.

Benefícios do abacaxi

Mesmo que não existam alimentos que queimem gorduras por si sós, há ingredientes que contribuem com a dieta para tentar dissolver a gordura corporal. O mais importante é incluí-los em uma dieta equilibrada e completa, que se adapte às necessidades particulares de cada pessoa.

Estes são alguns dos benefícios do abacaxi:

  • É rica em nutrientes, como cálcio, potássio, vitaminas A e C. Também contém bromelina que, conforme o estudo realizado pela Universidade Mangalayatan, pode agir como anti-inflamatório.
  • Contém compostos fenólicos que, segundo explica essa investigação realizada pela Universidade de Sichuan (China), têm uma atividade antioxidante e cumpre uma função anti-inflamatória, além de inibir as enzimas hidrolíticas e oxidativas nas células humanas.
  • O abacaxi é conhecido pela propriedade de prevenção das doenças cardiovasculares. Além disso, contém altas quantidades de fibra dietética específica, o que ajudaria a diminuir a absorção de colesterol no organismo, segundo dados da Universidade de Tsinghua (China).
  • O estudo da Universidade de Taif sobre o abacaxi e a obesidade, que mencionamos anteriormente, também afirma que a vitamina C contida na fruta tem um papel importante como antioxidante para paliar as complicações que a acumulação do gordura provoca na obesidade. Essa informação foi verificada pelos Institutos Nacionais da Saúde dos Estados Unidos.

Em que consiste a dieta do abacaxi?

Não se pode atribuir a capacidade ¨queima-gordura¨ a determinados alimentos, pois não há evidência científica que avalie que estes ajudem a perder peso por conta própria, pois isso depende de vários fatores.

Por outro lado, um estudo realizado pelo Centro provincial de Higiene y Epidemiología de La Habana afirma que existem determinados alimentos ricos em nutrientes e baixos em calorias que devem ser incluídos em uma dieta equilibrada e completa para evitar carências nutricionais.

Não se esqueça de consultar um nutricionista para obter um plano alimentar adequado para o seu caso particular, idade, sexo e estilo de vida. Não é recomendado fazer mudanças drásticas na dieta sem uma consulta médica especializada.

Leia também: Desintoxique o corpo com esta dieta depurativa de mamão e abacaxi

suco de abacaxi para emagrecer

 

Como fazer a dieta do abacaxi?

É importante ter cuidado ao seguir uma dieta, pois muitas delas são restritivas e arriscam a saúde.

A seguir compartilharemos alguns exemplos que incluem alimentos saudáveis, como cereais integrais, verduras e carnes magras. Lembre-se de variar os ingredientes para evitar a falta de nutrientes na dieta.

Como mencionamos, recomendamos consultar um nutricionista antes de adotar essa dieta para se assegurar de que seja adequada para o seu caso.

Primeiro dia

  • Café da manhã: Duas rodelas da fruta natural acompanhadas de uma torrada de pão integral ou dois biscoitos integrais.
  • Almoço: Duas rodelas de abacaxi e um filé de vitela com brócolis fervido, temperado com uma colher de sopa de azeite de oliva e vinagre de maçã.
  • Jantar: 200 g de peito de frango grelhado feito com uma colher de sopa de azeite de oliva e um pouco de sal. Acompanha uma salada de alface e duas rodelas de abacaxi.

Segundo dia

  • Café da manhã: dois biscoitos integrais, um iogurte natural e duas rodelas de abacaxi fresco ou em suco.
  • Almoço: duas rodelas de abacaxi, 200 g de salmão grelhado com azeite de oliva e uma pitada de sal.
  • Jantar: Salada de alface acompanhada de uma lata de atum e temperada com uma colher de sopa de azeite de oliva e vinagre. Duas rodelas de abacaxi.

Não deixe de ler também: Você conhece as propriedades da alface?

Abacaxi em rodelas

Terceiro dia

  • Café da manhã: duas rodelas de abacaxi natural ou em suco. Dois biscoitos integrais e um café.
  • Almoço: 200 g de peito de franco grelhado com verduras ao vapor e duas rodelas de abacaxi.
  • Jantar: creme de verduras feito com vegetais depurativos como o salsão, o nabo, a alcachofra ou os aspargos. Duas rodelas de abacaxi natural ou em suco.

Contraindicações

  • Ainda que a dieta seja muito efetiva para emagrecer e eliminar as toxinas do organismo, é importante considerar que seu consumo excessivo é muito prejudicial para a saúde.
  • Por favor, NÃO passe do número de dias recomendados, e não a faça com muita frequência. Além disso, se assegure de que um nutricionista avalie esse plano alimentar para você.
  • Esta dieta é pobre em calorias e deve ser feita cuidadosamente. É uma dieta que ajuda a perder peso e eliminar líquidos rapidamente, por isso não é apta para pessoas com problemas renais. Além disso, o peso perdido é recuperado rapidamente se não adotarmos hábitos saudáveis. Devemos nos acostumar a viver de forma saudável!

Para considerar…

Para que a dieta funcione com os resultados esperados, depois de terminar o tempo recomendado é preciso iniciar uma rotina alimentar saudável. Além disso, devemos realizar atividade física e ingerir pelo menos dois litros de água diariamente, que é consumo recomendado, segundo a  investigação realizada pela Sociedade Espanhola de Nutrição Básica e Aplicada.

Não deixe de consultar o nutricionista antes de iniciar a dieta, para que ele avalie sua situação, te indique o plano alimentar a seguir e manter o controle sobre a rotina sugerida.

  • Xie W, Xing D, Sun H, Wang W, Ding Y, Du L. The effects of Ananas comosus L. leaves on diabetic-dyslipidemic rats induced by alloxan and a high-fat/high-cholesterol diet. Am J Chin Med. 2005;
  • Zamora Navarro S, Pérez-Llamas F. Errors and myths in feeding and nutrition: Impact on the problems of obesity. Nutr Hosp. 2013;
  • Pavan R, Jain S, Shraddha, Kumar A. Properties and Therapeutic Application of Bromelain: A Review. Biotechnol Res Int. 2012;
  • Xie W, Zhang S, Lei F, Ouyang X, Du L. Ananas comosus L. leaf phenols and p-coumaric acid regulate liver fat metabolism by upregulating CPT-1 expression. Evidence-based Complement Altern Med. 2014;