Como fazer um suco desintoxicante para esvaziar os intestinos naturalmente
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
A má alimentação, os excessos e a exposição contínua a diversas fontes de toxinas podem, de alguma forma, afetar o funcionamento dos intestinos. Felizmente, o suco desintoxicante sobre o qual falaremos a seguir pode nos ajudar.
Apesar destes órgãos trabalharem dia e noite para expulsar os resíduos do corpo, em determinadas ocasiões eles sofrem com dificuldades pelo acúmulo excessivo de resíduos.
Como consequência surge uma incômoda sensação de abdômen pesado, além de inflamação, gases e outros problemas derivados da prisão de ventre.
Por sorte, existem remédios 100% naturais que nos ajudam a estimular sua desintoxicação e, diferentemente de outros produtos convencionais, não alteram a flora bacteriana.
Nessa oportunidade queremos compartilhar com você a receita de um suco rico em fibras e compostos antioxidantes que promovem a desintoxicação de forma segura e eficaz.
Não deixe de experimentá-lo!
Suco desintoxicante para esvaziar os intestinos naturalmente
A combinação de ingredientes que fazemos nesse suco desintoxicante nos ajuda a melhorar o movimento intestinal para aliviar digestões lentas e a prisão de ventre.
Devido aos nutrientes que contém, é ideal para limpar o sangue e melhorar a saúde cardiovascular e metabólica.
Os alimentos que vamos utilizar são:
- Laranja
- Pomelo
- Abacaxi
- Salsinha
- Sementes de chia
- Sementes de linhaça
Eles, em conjunto, ajudam a esvaziar os intestinos carregados de resíduos e previnem outras doenças digestivas que exigem maior cuidado.
Quais são os benefícios deste suco desintoxicante?
Embora este suco esteja desenhado para ajudar a digestão e aliviar a prisão de ventre, existem outros importantes benefícios que devem ser mencionados:
- Contém altas quantidades de fibras diuréticas que, além de otimizarem a função intestinal, diminuem o colesterol e controlam a ansiedade.
- Oferece quantidades significativas de vitaminas A e C, nutrientes que fortalecem a saúde imunológica e a da pele.
- Seus compostos antioxidantes inibem os efeitos negativos dos radicais livres, um fator relacionado com o envelhecimento precoce e algumas doenças.
- Tem propriedades diuréticas que ajudam a retirar os líquidos retidos nos tecidos, facilitando a desinflamação.
- É energético e tem poucas calorias, o que beneficia as pessoas que estão buscando perder peso.
- Serve como “alimento” das bactérias saudáveis que colonizam o cólon e, graças a isso, melhoram as defesas e previnem as infecções.
- Favorece a circulação do sangue e, ao melhorar o transporte do oxigênio e dos nutrientes, contribui para o fortalecimento do coração e do cérebro.
Como preparar esse suco desintoxicante para esvaziar os intestinos?
O preparo deste suco desintoxicante é recomendado ao se observar qualquer dos sintomas da prisão de ventre.
No entanto, em geral, pode ser utilizado como complemento da alimentação para ter uma melhor digestão.
Ingredientes
- Suco de 1 laranja
- Suco de ½ toranja
- 2 rodelas de abacaxi
- 3 ramos de salsinha
- 1 colher de sementes de chia (10 g)
- 1 colher de sementes de linhaça moídas (10 g)
- ½ copo de água (100 ml)
Preparo
- Corte uma laranja ao meio e extraia todo o suco.
- Extraia também o suco de meia toranja e despeje no liquidificador junto com o suco de laranja.
- Em seguida, adicione as rodelas de abacaxi picadas, os ramos de salsinha e as sementes.
- Para facilitar a mistura, adicione meio copo de água.
- Bata tudo por alguns minutos, até obter uma bebida homogênea.
Modo de consumo
- Sirva a bebida sem coar, assim que estiver pronta, e tome em jejum.
- Espere pelo menos 30 minutos para tomar café da manhã e repita o tratamento durante 2 ou 3 semanas seguidas.
Recomendações
- Se o seu objetivo é esvaziar os intestinos, associe o consumo desse suco desintoxicante com o consumo diário de água. Tome entre 6 e 8 copos de água por dia para manter uma boa saúde digestiva.
- Durante as semanas de desintoxicação, evite o consumo de alimentos processados, açúcares e gorduras. Ingerir esse tipo de comida pode dificultar os resultados.
- Consuma alimentos ricos em fibra, como as frutas e vegetais, para facilitar o controle da prisão de ventre.
- No caso de estar tomando medicamentos, consulte o médico para saber se o suco pode afetar sua assimilação.
Você sente o abdômen inflamado? Quando você come, se sente pesado ou com indigestão? Se você experimenta estes sintomas, é provável que seus intestinos estejam carregados de toxinas.
Prepare este suco em casa e comprove os benefícios que ele oferece para a sua saúde digestiva.
Se ainda assim você continuar tendo problemas, consulte um médico. Considere que, ainda que seja normal ter prisão de ventre, algumas vezes pode ser sintoma de outros problemas de saúde.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Plummer, A. E. (2009). Impactions of the Small and Large Intestines. Veterinary Clinics of North America – Equine Practice. https://doi.org/10.1016/j.cveq.2009.04.002
- Zoran, D. L. (2008). Diseases of the Small Intestines. In Handbook of Small Animal Practice. https://doi.org/10.1016/B978-1-4160-3949-5.50037-6
- Hinneburg, I., Damien Dorman, H. J., & Hiltunen, R. (2006). Antioxidant activities of extracts from selected culinary herbs and spices. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2005.03.028
- FRIEDMAN, M. (1954). The constipation problem. Medical Times.
- Bhattacharyya, B. K. (2008). Bromelain: An overview. Indian Journal of Natural Products and Resources.
- Muñoz, L. A., Cobos, A., Diaz, O., & Aguilera, J. M. (2013). Chia Seed (Salvia hispanica): An Ancient Grain and a New Functional Food. Food Reviews International. https://doi.org/10.1080/87559129.2013.818014
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.