Logo image
Logo image

Suco de beterraba para melhorar a saúde do cérebro

4 minutos
A beterraba é rica em antioxidantes que, além de combater os radicais livres, impedem o acúmulo de gordura. Por ser rica em açúcares, devemos evitar seu consumo se sofremos de diabetes
Suco de beterraba para melhorar a saúde do cérebro
Bernardo Peña

Escrito e verificado por o psicólogo Bernardo Peña

Escrito por Valeria Sabater
Última atualização: 30 julho, 2023

Segundo um trabalho publicado na revista Biology and Chemistry, o suco da beterraba melhora nossa saúde cerebral graças a componentes como o óxido nítrico.

Em nosso espaço falamos muito sucintamente dos grandes benefícios de tomarmos sucos naturais, esses que preparamos em casa com nossos liquidificadores e que não possuem nenhum elemento químico de nenhum conservante.

Um dos remédios naturais que deveríamos tomar durante a semana é, sem dúvida, o suco da beterraba. Melhora nosso processo cardíaco e, além disso, favorece a saúde do cérebro.

Incentivamos você a incluí-lo em seu café da manhã ou em sua janta. Descubra toda as informações a respeito dele a seguir.

Suco de beterraba: um aliado para nosso cérebro

Some figure

De acordo com o estudo publicado na Biology and Chemistry e aceito por cientistas da Universidade de Oxford (Reino Unido), o consumo regular de beterraba repercute de forma positiva em nossa saúde e nos protege de doenças como o Alzheimer.

Recomendamos que leia também: Remédio caseiro com beterraba para purificar o fígado

Vejamos agora os aspectos mais interessantes.

Beterraba, rica em antioxidantes e ácido nítrico

O poder do suco de beterraba para favorecer a saúde cerebral reside no seu alto nível de antioxidantes, vitamina C e, principalmente, do ácido nítrico. Se nunca ouviu falar desse componente, explicaremos como age:

  • O ácido nítrico reforça o sistema imunológico e ajuda a combater bactérias que atacam o cérebro e que destroem células e tecidos; destruição essa que favorece a aparição de demências.
  • Permite regular a pressão arterial mediante a dilatação das artérias. Graças a isso, reduz o desenvolvimento de acidentes cerebrovasculares.
  • O ácido nítrico permite reduzir a inflamação.
  • Além disso, melhora a qualidade do sono.
  • Potencializa sentidos como a visão e o olfato.

O suco da beterraba nos dá resistência e energia

Some figure

Algo que devemos levar em consideração é que o cérebro necessita quase de 20% da total energia que o organismo recebe.

  • Isso implica, por exemplo, que se não tomarmos café da manhã de maneira adequada o rendimento se reduzirá, a atenção decairá e podemos não ser tão produtivos. Aparece o cansaço, a dor de cabeça, etc.
  • Algo tão simples como começar o dia com o suco de beterraba natural, combinado com uma maçã ou umas uvas, aporta um adequado nível de energia para começarmos o dia, e nosso cérebro agradecerá.
  • Outro aspecto importante é que o ácido nítrico também oferece força e energia a nosso cérebro. Ainda que a energia que aporte por si só reduza ao longo de duas ou três horas; ao combinar com os antioxidantes, o efeito dura por mais tempo.

A beterraba é uma hortaliça muito medicinal.

O suco de beterraba combate a hipertensão

De acordo com um estudo feito no Connolly Hospital de Dublin (Irlanda), o consumo regular do suco da beterraba pode trazer os seguintes benefícios:

  • O ácido nítrico relaxa os vasos sanguíneos do organismo, e isso permite reduzir a hipertensão e desfrutar de uma melhor saúde cardíaca e cerebral.
  • O nitrato inorgânico presente na beterraba ajuda a regular a tensão arterial, algo que também é possível consumindo vegetais de folhas verdes como, por exemplo, o espinafre.

Descubra também: 7 remédios naturais para combater a hipertensão

A beterraba permite reduzir a inflamação

O suco da beterraba e seu alto nível de antioxidantes permite combater a inflamação dos tecidos e protegê-los, não apenas dos ataques dos radicais livres, como também do acúmulo de gordura.

Além disso, reduz o efeito de determinados químicos nocivos no DNA ; que pode favorecer a aparição de tumores.

Os melhores sucos de beterraba para começar o dia

Suco de beterraba, cenoura e maçã

Some figure
Ingredientes
  • 1 beterraba
  • 1 maçã verde
  • 1 cenoura
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparação

É muito simples de preparar, basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater a beterraba cozida, a maçã verde cortada em pedaços pequenos, a cenoura e o copo de água.

Assim, obterá um líquido bem homogêneo que deve ser bebido em jejum. É um remédio que melhorará a saúde. Vale a pena experimentar!

Recomendamos que leia: Uma colher de mel ao dia e seu cérebro agradecerá

Suco de beterraba e limão

Ingredientes

  • 1 beterraba
  • O suco de 1 limão
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparação

Em suma, este suco natural é muito adequado para limpar o organismo, para fortalecer a saúde hepática e para aumentar a imunidade.

Para prepará-lo será necessário obter, primeiramente, o suco do limão e levá-lo ao liquidificador junto com o copo de água e a beterraba cortada em pequenos pedaços.

Assim, conseguirá uma bebida homogênea e de uma cor atraente que deve ser desfrutada no café da manhã.

Cabe lembrar que a beterraba é um dos tubérculos com maior quantidade de açúcar, por isso, caso sofra com diabetes, é melhor consultar um médico ou nutricionista antes.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Gutiérrez-Rodríguez, M., Miguel-Chávez, R. S., Aristeo-Cortés, P., & Larqué-Saavedra, A. (2003). Efecto del dimetilsulfóxido en el peso fresco de rábano y betabel. Agrocencia.
  • FEN. (2014). Remolacha. Verduras y Hortalizas.
  • Infoagro. (2012). El cultivo de la remolacha azucarera.I. Infoagro.Com. https://doi.org/10.1006/jcat.2001.3193
  • Casierra-Posada, F., & Pinto-Correa, J. R. (2011). Crecimiento de Plantas de Remolacha (Beta vulgaris L. var. Crosby Egipcia) Bajo Coberturas de Color. Rev. Fac. Nal. Agr. ….
  • Álvarez, M. J. M., Matos, A. V., & Belén C, D. R. (2002). Degradación de betalainas en remolacha (Beta vulgaris L.) estudio cinético. Revista Cientifica de La Facultad de Ciencias Veterinarias de La Universidad Del Zulia.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.