Soul food: o que é e quais são as suas características?

Você já ouviu falar sobre o termo soul food? Neste artigo, contaremos em que consiste e como adaptar as receitas para versões mais saudáveis.
Soul food: o que é e quais são as suas características?

Última atualização: 08 Setembro, 2021

O termo Soul food se refere a um tipo de gastronomia americana típica da cultura afro-americana. É um tipo de alimentação que tem sua origem na escravidão. Sua base é quase sempre carne, fubá e melaço.

Especificamente, a carne costuma ser de porco, e o melaço é um subproduto da cana-de-açúcar. Quais são suas características? Continue lendo para saber mais!

Origens da soul food

As origens desse tipo de alimentação não são claras. Sabe-se apenas que ela surgiu com os escravos. A maior parte dos ingredientes vinha do que sobrava dos brancos. Assim, esse tipo de gastronomia surgiu do estilo de vida que os escravos levavam. Alguns trabalhavam em campos de colheita e outros em casas de famílias.

Quem tinha trabalho doméstico teve que adaptar sua cozinha convencional aos ingredientes americanos. Enquanto isso, quem trabalhava na colheita se acostumou a um estilo de vida mais rudimentar, pescando barbos à noite e fazendo pão de milho em uma frigideira.

Entre 1865 e 1910, a comida dos brancos pobres e dos negros era a mesma. Até que, em 1910, os escravos emancipados migraram para o norte. Lá, surgiram os estabelecimentos que fizeram os afro-americanos sentirem saudades da sua cultura e do sul. Naquela época, o termo soul food surgiu como um rótulo.

Embora adotem pratos americanos, eles sempre incluem pratos do sul em seus cardápios. Recordam suas origens do sul misturadas com influências africanas.

Origens da soul food
A soul food é caracterizada pelo consumo de alimentos fritos e ricos em gordura. Portanto, é recomendável limitar a ingestão e optar por versões saudáveis das receitas.

Ingredientes comuns na soul food

Há uma longa lista de ingredientes que compõem as receitas da soul food. A base geralmente é arroz, sorgo e quiabo, típicos da África. Quando chegavam à América, os senhores costumavam alimentar os escravos com o que quer que fosse. Depois, eles comiam restos da plantação, como nabos, beterrabas e dentes-de-leão.

Eles também integraram vísceras e cortes descartados em sua dieta, como patas de porco, rabada, intestinos, orelhas, vísceras e pele. Eles adicionaram cebola, alho, tomilho e folhas de louro. Nada era desperdiçado. Com as sobras de peixe fizeram os croquetes, com o pão duro, pudim, e o molho com a água das verduras cozidas. O uso de fubá e banha era comum nas receitas.

Soul food e saúde

Tendo muitos alimentos gordurosos, alimentos fritos, bebidas adoçadas e carnes processadas, a maioria dos pratos dessa culinária não é saudável. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) afirma que os afro-americanos entre 18 e 49 anos têm uma maior probabilidade de morrer de doenças cardíacas do que os brancos.

Pessoas negras de 35 a 54 anos têm 50% de chance de desenvolver hipertensão. No entanto, isso não significa que esses tipos de refeições não possam se tornar saudáveis, nem indica que é necessário abandonar as origens e a tradição da cultura afro-descendente. Pelo contrário, trata-se de buscar alternativas alimentares mais saudáveis para o consumidor.

Coma mais vegetais

As dietas que incluem alimentos verdes estão associadas a pesos corporais moderados e um menor risco de doenças cardíacas. Em particular, vale aumentar o consumo de alimentos como:

  • Couve.
  • Nabo.
  • Repolho.
  • Quiabo.
  • Cenoura.
  • Tomate.
  • Pepino.
  • Lentilha.
  • Feijão.
  • Amendoim.
  • Inhame.
  • Banana.
  • Abóbora.

Usando grãos inteiros

Alguns pratos de soul food incluem farinhas, como macarrão com queijo ou pão de milho. Recomenda-se usar grãos integrais porque eles ajudam a controlar o peso e a saúde intestinal.

Os grãos integrais são trigo integral, arroz integral, aveia, sorgo e cevada. Para fazer um prato mais saudável, você pode substituir o arroz branco pelo arroz integral. Ao assar, use farinhas de grãos integrais e evite alimentos industrializados.

Tempere com verduras, ervas e especiarias

O alto consumo de sódio está associado a um risco elevado de hipertensão, derrame e doenças cardíacas. Os pratos da soul food costumam ser ricos em sal, alho e temperos.

Temperar os alimentos com cebola, alho, ervas e especiarias reduz o teor de sódio e realça o sabor. Adicione ervas frescas no final do cozimento e ervas secas no início.

Mudar os métodos de cozimento

Métodos envolvendo altas temperaturas, como fritar, assar e grelhar, podem criar compostos químicos como aminas heterocíclicas de acrilamida e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. Estas são substâncias cancerígenas.

Recomenda-se remover a gordura visível e as partes carbonizadas dos alimentos antes de comer. Cozinhe no vapor ou refogue os vegetais em vez de fritá-los. Marine carnes em frutas, sucos cítricos, vinagre, cebola, ervas e especiarias. Se precisar fritar, escolha um óleo como canola, amendoim ou abacate.

Legumes no vapor
Cozinhar no vapor é um dos métodos mais recomendados para manter as propriedades dos alimentos.

Frango ao forno

Experimente esta receita clássica da soul food sem gordura e óleo:

Ingredientes

  • Farinha de uso geral.
  • Pimentão.
  • Sal.
  • Pimenta do reino moída na hora.
  • Frango com osso.
  • Manteiga.

Instruções

  • Para começar, aqueça o forno a 220 graus Celsius. Use uma tigela e misture a farinha, o pimentão, o sal e a pimenta.
  • Coloque os pedaços de frango na mistura de farinha e cubra completamente. Coloque o quarto de xícara de manteiga em uma assadeira e leve ao forno quente.
  • Quando derreter, coloque o frango e leve ao forno por 30 minutos. Vire a cada 15 minutos para cozinhar dos dois lados.

Como você pode ver, existem métodos saudáveis de saborear a soul food. É uma questão de saber cozinhar os diferentes elementos, mudar um pouco a receita e usar ingredientes mais saudáveis.

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