Sofre de prisão de ventre? Mude seu café da manhã
Escrito e verificado por a Doutora Karla Henríquez
Todos passamos por certas épocas em que surge um inimigo incômodo: a prisão de ventre. É quando ir ao banheiro se transforma em um pequeno inferno. Nos sentimos pesados, apáticos e com pouca energia.
A prisão de ventre ocasional é algo comum e que se associa ao sedentarismo, a determinados hábitos alimentares e, inclusive, à ingestão de alguns fármacos.
Entretanto, o problema se torna mais grave quando passamos para a prisão de ventre crônica, um problema que afeta, em maior quantidade, à população feminina.
De fato, estudos como o publicado na Revista da Sociedade Valenciana de Patologia Digestiva, nos indica que fatores como a própria anatomia das mulheres, suas mudanças hormonais, a gravidez ou o estresse determinam, em maior grau, seu desenvolvimento.
Assim, para evitar esse problema, o mais importante é cuidar diariamente de determinados hábitos que facilitarão nosso correto trânsito intestinal.
Agora, no momento em que a prisão de ventre se prolongue por mais de duas ou três semanas, é necessário consultar um especialista.
Aqui nós lhe proporemos que se você sofre com a prisão de ventre, comece com pequenas mudanças em seu café da manhã.
Nesse primeiro momento do dia nosso organismo está muito mais receptivo a determinados alimentos e pequenos remédios que agilizarão o trânsito intestinal.
Anime-se a anotar nossas dicas!
1. Azeite de oliva e limão para a prisão de ventre
A primeira proposta é tão simples quanto econômica: tomaremos em jejum uma colherzinha de azeite de oliva e o suco de um limão.
Esse remédio é interessante por atuar como um depurador muito potente capaz de eliminar as toxinas que sobram no corpo.
- O azeite de oliva dispõe de uma textura e uma consistência ideal para estimular o trânsito e cuidar, por sua vez, do cólon. Hidrata por dentro e facilita o trânsito das fezes.
- Tampouco você não pode se esquecer de que o azeite de oliva é um tipo de gordura monoinsaturada.
Combinado com o limão atua como um bom laxante que limpará as paredes dos intestinos para facilitar a correta absorção dos nutrientes.
Recomendamos ler também: 5 frutas maravilhosas para equilibrar seus níveis de colesterol
Ingredientes e modo de consumo:
- Primeiramente, tome pela manhã meia colher (entre 5 e 7 gramas) de azeite de oliva extra virgem com meia colher (5 ml) de suco de limão.
- Em seguida, tome essa colher em jejum e espere meia hora para começar a tomar seu café da manhã.
- Por fim, nunca exceda essa dose e nem tome mais colheres ao dia.
2. Flocos de aveia ou pão integral
É sabido que nos supermercados há muitas opções de cereais para serem escolhidas. A fibra é a chave apara combater a prisão de ventre e, por isso, é preciso escolher o cereal de melhor qualidade.
- Tenha em conta que muitos cereais que existem nos supermercados levam muito açúcar e o conteúdo real de fibra pode ser pobre. Leia bem as embalagens antes de escolher um.
- Por outro lado, a opção mais adequada é escolher algo natural. A aveia ou o pão de centeio são duas formas excepcionais de cuidar da saúde e evitar a prisão de ventre.
3. Aloe vera para a prisão de ventre
Se você nunca provou esse remédio, agora é o melhor momento.
A prisão de ventre é uma condição onde as fezes ficam um longo período de tempo no intestino grosso. Assim, caso passe vários dias sem ir ao banheiro, aparecerá a dor abdominal, náuseas, colite...
Algo tão simples como tomar diariamente essa bebida natural à base de aloe vera pode fazer um verdadeiro milagre. Tome nota de como deve ser preparado esse remédio.
Ingredientes
- 1 colher de gel de aloe vera (15 g)
- O suco de 2 laranjas
Preparo
- Primeiramente, obtenha o suco das laranjas. Uma vez feito isso, acrescente a colher de gel de aloe vera e a dilua bem.
- Se você preferir, no lugar das laranjas pode combinar, por exemplo, com o suco de limão, de pera ou com água morna.
- Entretanto, caso tenha problemas renais, seja diabético, esteja grávida ou sofra de tireoide, não é adequado consumir a babosa.
Descubra: 9 maneiras diferentes de usar o limão
4. O kefir, um probiótico digestivo apto para intolerantes
O kefir é um alimento que vale a pena ser incluído em nossos desjejuns. É de fácil digestão e o mais importante é que não nos sentiremos mal, caso sejamos intolerantes à lactose.
- Suas bactérias e suas leveduras formam uma enzima conhecida como lactase, que absorve a lactose. Além disso, como se já não bastasse, o kefir é rico em proteínas.
- Assim, se combinarmos um pouco de kefir com umas frutas naturais conseguiremos um café da manhã muito mais adequado para combater a prisão de ventre.
5. As melhores frutas para combater a prisão de ventre
A fruta natural inteira (com casca, se possível) será sempre nossa melhor aliada na hora de evitarmos a prisão de ventre. Além disso, para aproveitar toda a sua fibra, nada melhor que preparar saladas simples com vários tipos de frutas.
Em seguida, indicamos quais são as mais adequadas para melhorar nosso trânsito intestinal:
- Papaia
- Pera
- Morango
- Ameixa
- Abacaxi
- Kiwi
- Uva (com sua pele e suas sementes)
- Figo
Por fim, não tenha dúvidas em começar seu café da manhã dessa maneira. Mesmo assim, lembre-se de beber muita água ao longo do dia e cuidar do consumo de fibra nas demais refeições do dia.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Ramos CI, Andrade de Lima AF, Grilli DG, Cuppari L. The short-term effects of olive oil and flaxseed oil for the treatment of constipation in hemodialysis patients. J Ren Nutr. 2015;25(1):50-56. doi:10.1053/j.jrn.2014.07.009
- Portalatin, M., & Winstead, N. (2012). Medical management of constipation. Clinics in colon and rectal surgery, 25(1), 12–19. https://doi.org/10.1055/s-0032-1301754
- Foster, M., Hunter, D., & Samman, S. (2011). Evaluation of the nutritional and metabolic effects of aloe vera. In I. F. F. Benzie, & S. Wachtel-Galor (Eds.), Herbal medicine: Biomolecular and clinical aspects (2nd ed., ). Boca Raton (FL): CRC Press/Taylor & Francis. Retrieved from http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK92765/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.