Sobremesas para celíacos que deveria provar
Revisado e aprovado por a nutricionista Maria Patricia Pinero Corredor
Sabemos que para os celíacos não é fácil escolher certos alimentos devido à intolerância ao glúten.
Porém, há receitas para que as pessoas que sofrem desta doença possam desfrutar de uma comida deliciosa. Por isso, ensinaremos você a preparar sobremesas para celíacos, nas quais não notará a diferença em seus ingredientes.
A doença celíaca é uma afecção do sistema imunológico que inflama o intestino delgado ao consumir glúten ou prolaminas relacionadas. Assim, os indivíduos apresentam uma grande suscetibilidade a estes componentes, e mostram sintomas como:
- Perda de peso
- Fatiga
- Vômitos
- Diarreia
- Dor abdominal
- Perda da massa muscular
Por isso há certos alimentos que este tipo de pessoa não pode ingerir, e em alguns casos é necessário um guia de um nutricionista para preparar uma dieta balanceada. Assim, dentre os alimentos que não convém consumir se encontra:
- Pão
- Farinha de trigo
- Cevada
- Aveia
- Macarrão
- Leite
- Malte
Porém, não queremos dizer, com o que foi mencionado antes, que uma pessoa celíaca deve ser privada de desfrutar de seus gostos. Pois, existem muitas maneiras de se alimentarem de forma saudável e ao mesmo tempo degustarem de um bom prato.
Além disso, estas receitas, apesar de serem específicas para celíacos, também podem ser consumidas pelo resto das pessoas. São feitas à base de outros tipos de ingredientes, mas conservam seu delicioso sabor.
2 sobremesas para celíacos
1. Mousse de chocolate
Quem disse que os celíacos não podem desfrutar do chocolate? Esta é uma opção deliciosa para matar os desejos de forma saudável e, além disso, sem o risco de ter efeitos secundários. Assim, escolha qualquer tipo de chocolate escuro de cobertura ao preparar as sobremesas para celíacos que quiser.
Ingredientes
- 1 barra de chocolate escuro para cobertura (150 g)
- 1 laranja
- 1 copo de leite de soja (400 ml)
- ½ xícara de manteiga (100 g)
- ⅓ de xícara de açúcar (50 g)
- ⅓ de xícara de framboesas (50 g)
- 1 colher de sopa de farinha de milho (15 g)
- 2 claras de ovo
- 2 colheres de sopa de chocolate branco ralado (30 g)
- 3 folhas de menta
Leia também: 2 cardápios saudáveis para os intolerantes ao glúten
Preparo
- Derreta o chocolate escuro em banho Maria.
- Em seguida, bata as claras de ovo com a ajuda de uma batedeira, adicione a manteiga, 1 colher de sopa de açúcar e o chocolate derretido, e misture bem.
- Para preparar o creme, misture a farinha de milho com o resto do açúcar e um pouco de leite.
- Coloque o resto do leite para esquentar em fogo médio com a casca da laranja e misture bem.
- Depois, adicione a mistura da farinha e misture novamente. Assim que o creme estiver espesso, adicione um pouco de suco de laranja. Depois retire do fogo e deixe que esfrie.
- Por fim, sirva em algumas taças, começando com uma capa de creme, depois as framboesas e por último a mousse. Espalhe um pouco de chocolate branco ralado e adicione algumas folhas de menta.
2. Flã de queijo
O flã sempre foi uma sobremesa muito consumida por todos. E tudo isso se deve ao seu sabor doce e textura suave que se dissolve na boca. Com esta receita os celíacos também têm a oportunidade de degustar e desfrutar deste prato.
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado de soja (397 g)
- 1 xícara de queijo cremoso vegano (200 g)
- 2 colheres de sopa de mel (50 g)
- 4 colheres de sopa de açúcar (60 g)
- 4 ovos
- ⅓ de xícara de morangos cortados pela metade (50 g)
- ½ copo de leite de soja (50 ml)
- 4 gotas de vinagre
- 3 ou 4 folhas de menta
- 2 colheres de sopa de água (30 ml)
- 1 colher de sopa de farinha de milho (15 g)
Veja também: Dieta sem glúten: as consequências para a saúde
Preparo
- Primeiramente prepare a calda. Funda o açúcar em uma panela com as colheres de sopa de água e as gotas de vinagre. Uma vez pronta, espalhe em um molde para flã e reserve.
- Em seguida, adicione algumas gotas a mais de vinagre a calda que sobrar e nos morangos. Reserve.
- Quanto ao flã, bata os ovos e misture-os com o queijo cremoso. Depois adicione o leite condensado, o mel e o leite de soja. Bata bem e adicione essa mistura no molde com a calda.
- Em seguida, leve ao forno em banho-maria com uma temperatura de 170 ºC durante uns 30 ou 40 minutos.
- Por último, tire do forno, desinforme, espere esfriar um pouco e decore com a mistura de calda e morangos. Por fim, coloque algumas folhas de menta no flã.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Asociació Celíacs de Catalunya. (s. f.). Pautas para cocinar sin gluten. Consultado el 1 de agosto de 2023. https://www.celiacscatalunya.org/es/pautas_cocinar_sin_gluten
- National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases. (2020). Alimentos, dieta y nutrición para la enfermedad celíaca. Consultado el 1 de agosto de 2023. https://www.niddk.nih.gov/health-information/informacion-de-la-salud/enfermedades-digestivas/enfermedad-celiaca/alimentos-dietas-nutricion
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.