O sistema NutriScore: tudo que você precisa saber

O sistema NutriScore é uma maneira de tornar visíveis as características nutricionais dos alimentos. Será implantado na Espanha em 2021.

Última atualização: 24 Janeiro, 2021

Em novembro de 2018 a Espanha adotou o sistema NutriScore como rotulagem nutricional, cuja aplicação se tornaria obrigatória em dois anos. Em outras palavras, no final de 2020 todos os rótulos frontais dos alimentos deveriam ter começado a seguir esse sistema.

O seu objetivo é facilitar a compreensão dos rótulos nutricionais pelos consumidores com base em uma classificação do tipo semáforo: boas qualidades nutricionais são indicadas em verde, enquanto as más qualidades nutricionais são marcadas em vermelho.

Como o NutriScore funciona?

O NutriScore é um sistema de rotulagem nutricional frontal, visível na frente da embalagem, que classifica os alimentos em categorias de A a E, de acordo com o seu valor nutricional.

O sistema NutriScore usa cores para classificar os alimentos com base em suas propriedades nutricionais.

Essas categorias são representadas como um semáforo: A letra “A” de cor verde escuro seria a melhor categoria; enquanto a letra “E,” de cor vermelha, seria a pior.

O sistema NutriScore dá pontos (do Inglês score) para alimentos com base no seu valor nutricional por 100 g ou 100 ml. Os elementos considerados “desfavoráveis” recebem pontos em uma escala de 0 a 10; enquanto os favoráveis ​​são aplicados em uma escala de 0 a 5.

  • Os elementos favoráveis seriam as proteínas, as fibras e as vitaminas. Alimentos ricos nesses elementos obterão pontuações “verdes” (A, B e C). Por exemplo, no extremo do semáforo poderíamos encontrar as frutas e as verduras.
  • Os elementos desfavoráveis seriam os açúcares simples, as gorduras saturadas, o sal e as calorias totais. Alimentos com uma alta porcentagem desses elementos obterão pontuações “laranja e vermelho” (D e E). Os exemplos mais notáveis os seriam os doces industrializados e os salgadinhos.

Leia também: Em que consistem os rótulos nutricionais?

O algoritmo do sistema NutriScore

Esses pontos são usados ​​para calcular o valor nutricional final do alimento, seguindo o seguinte algoritmo.

  • Em primeiro lugar, os pontos desfavoráveis são atribuídos em função da energia, dos açúcares, das gorduras e do sódio.
  • Todos os pontos desfavoráveis ​​são somados.
  • Em seguida, os pontos favoráveis ​​são atribuídos de acordo com a porcentagem de frutas e verduras presentes, e a quantidade de fibras e proteínas.
  • Os pontos favoráveis ​​são adicionados.
  • Os pontos favoráveis ​​são subtraídos dos desfavoráveis.

O sistema NutriScore é baseado em um algoritmo de pontuação:Rótulos nutricionais dos alimentos

Dependendo da pontuação obtida, os alimentos serão classificados da seguinte forma:

  • -15 a -1: verde escuro
  • 0-2: verde
  • 3-10: amarelo
  • 11-18: laranja
  • 19-40: vermelho

As pontuações das bebidas e gorduras puras são um pouco diferentes para melhor atender às suas características nutricionais, mas o sistema para obter o cálculo final é o mesmo.

Vantagens do sistema NutriScore

  • Facilitará a identificação de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares e gorduras saturadas.
  • Permitirá que os consumidores façam escolhas mais conscientes em relação aos alimentos que compram e consomem, pois o sistema de código de cores é fácil de entender.
  • Deve aparecer na parte frontal  dos pacotes, portanto é facilmente visível e não há possibilidade de tentar ocultá-lo.

Desvantagens do sistema NutriScore

  • Pode criar confusão quanto à adequação de alguns produtos. O azeite de oliva extravirgem, apesar de natural e saudável, terá uma pontuação muito baixa devido ao seu teor de gordura.
  • Se baseia em algoritmos focados na composição dos alimentos, sem avaliar o tipo ou as necessidades do consumidor.
  • Pode convidar a comparar “semáforos” entre grupos de alimentos, quando o correto seria compará-los apenas entre alimentos do mesmo grupo. Por exemplo, podemos comparar iogurtes com iogurtes ou cereais com cereais, mas não iogurtes com cereais.
  • Funciona apenas para produtos embalados. Um donut vendido em uma padaria não será rotulado ou embalado, mas isso não o torna mais saudável do que um à venda no supermercado. Ao mesmo tempo, as frutas e verduras também não são rotuladas, embora sejam extremamente saudáveis.

Você pode estar interessado: Alimentos processados ​​que você pode incluir em sua dieta

Conclusões

O objetivo do NutriScore é favorecer a intenção de compra para produtos mais saudáveis, promovendo um estilo de vida equilibrado.

Apesar das suas limitações, o sistema NutriScore provou ser, em vários estudos, uma ferramenta útil para a conscientização nutricional. Inclusive, pessoas sem conhecimento em nutrição e saúde escolheram produtos de maior qualidade nutricional com base nessa abordagem.

O fato de o sistema NutriScore ajudar a tomar melhores decisões nutricionais seria uma grande ajuda para melhorar a dieta e a saúde dos consumidores.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Conheça a nova pirâmide nutricional

A nova pirâmide nutricional parte de um conceito muito mais amplo, no qual se inclui o respeito ao entorno e uma preocupação com a sustentabilidade.



  • Gibney MJ., Forde CG., Mullally D., Gibney ER., Ultra processed foods in human health: a critical appraisal. Am J Clin Nutr, 2017. 106 (3): 717-724.
  • Watanabe Y., Tatsuno I., Omega 3 polyunsaturated fatty acids for cardiovascular disease: present, past and future. Expert Rev Clin Pharmacol, 2017. 10 (8): 865-873.