5 sintomas de parada cardíaca que só acontecem nas mulheres

· 17 de julho de 2017
Ainda que possamos confundi-los com outras doenças comuns, há certos sintomas que podem ser indicativos de uma parada cardíaca, por isso não deveríamos ignorá-los.

A parada cardíaca afeta tanto homens quanto mulheres. Porém, há uma série de sintomas que só acontecem nas mulheres.

Anote-os, porque talvez possam lhe ser úteis para reagir a tempo se você ou alguém próximo estiver diante de um caso assim.

É preciso levar em consideração que a parada cardíaca é uma das principais causas de morte precoce no mundo.

No entanto, há certos sinais que nosso corpo envia que não podem ser ignorados e que podem salvar nossas vidas.

Leia também: O infarto masculino e feminino são diferentes?

É importante agir a tempo, porque as pessoas têm mais possibilidades de sobreviver se receberem desfibrilação (um choque elétrico para restaurar o ritmo cardíaco normal).

Caso a desfibrilação não seja possível nesse momento, a pessoa que está sofrendo uma parada deve receber ressuscitação cardiopulmonar.

Em qualquer caso, para isso é fundamental identificar os sintomas a tempo.

Em que consiste a parada cardíaca?

Sintomas de uma parada cardíaca nas mulheres

Ainda que o coração tenha um sistema interno que se encarrega de controlar o ritmo das batidas, há uma série de doenças que podem causar ritmos cardíacos anormais, o que se conhece como arritmias.

Durante uma arritmia o coração pode bater muito lentamente, rapidamente ou parar de bater.

No caso destas últimas, ocorre uma parada cardíaca súbita, mas não se pode confundi-la com um ataque cardíaco.

São várias as possíveis causas pelas quais pode ocorrer uma parada cardíaca. Dentre elas encontramos:

  • As doenças coronárias
  • O estresse físico
  • As próprias condições genéticas

A parada cardíaca nas mulheres possui sintomas que podem ser facilmente confundidos no dia a dia, então é bom conhecê-los!

Sintomas de uma parada cardíaca que só ocorrem em mulheres

1. Dor nas costas, pescoço, mandíbula e braços

Se suas costas, pescoço, mandíbula e braços doem, é importante estar alerta, porque é muito fácil acabar confundindo estes sintomas. A verdade é que podem ser um sinal claro do que vai acontecer.

Se você observa esta dor, seja de maneira progressiva, persistente ou aguda, e principalmente se vier de forma inesperada, vá ao médico imediatamente.

2. Dor de estômago acompanhada de náuseas

Enjoo é um sintoma de parada cardíaca nas mulheres

Se você tem dor de estômago e além disso está acompanhada de náuseas, cuidado, porque este poderia ser outro indício claro.

Trata-se de algo que pode ser confundido com uma intoxicação alimentar ou uma gripe. Mas você sente uma pressão forte no estômago, vá ao hospital.

3. Problemas de respiração e enjoos

Se você tem problemas de respiração de maneira repentina, deverá prestar atenção para ver se, além disso, esta condição está acompanhada de outros sintomas.

4. Suores frios

Sintomas de parada cardíaca que só acontecem nas mulheres

O suor frio pode ser outro dos sintomas que ocorrem em mulheres e que não deve ser ignorado.

Preste atenção e não acredite que pode ser algo derivado do estresse diário ou por possíveis preocupações. Se você não tinha esse tipo de problema antes, vá ao médico o mais rápido possível.

5. Cansaço rápido e repentino

Você se sente cansada em questão de minutos e de maneira repentina? Nesse caso fique alerta.

Se até depois de descansar você sente um cansaço tal que não encontra forças para fazer as tarefas mais básicas, como levantar ou andar, esse é um sintoma preocupante.

Leia mais: Como sobreviver a um infarto se estiver sozinho

Tratamento

Se você sofreu uma parada cardíaca é evidente que, posteriormentedeverá ter maiores cuidados de saúde dos que os anteriores para que um episódio com estas características não volte a acontecer.

  • Há alguns costumes nocivos que você terá de erradicar, como o tabagismo, o alcoolismo e o sedentarismo (que causa obesidade).
  • Você terá que fazer exercício físico, bem como levar uma rotina de controle da pressão sanguínea, do colesterol e da diabetes.

Não se esqueça também de que que há certos medicamentos que favorecem a saúde cardiovascular.

Essas são algumas recomendações para as pessoas que sofrem de sintomas relacionados com o coração, mas o especialista é quem deverá receitar o tratamento mais adequado em função do caso.