O que é ser autossexual?

28 Outubro, 2020
Você já se perguntou o que significa ser autossexual? Você acha que poderia ser uma pessoa autossexual? Hoje, explicaremos em detalhes o que essa orientação sexual significa.

Este termo pode parecer estranho para você. De fato, você pode nunca ter se perguntado o que é ser autossexual, porque não é tão comum, e aqueles que são autossexuais geralmente escondem esse fato por medo do julgamento dos outros. Vamos ver a seguir o que isso significa.

O que significa ser autossexual?

Você já viu uma pessoa que se olha no espelho e se ama mais do que o comum? Você já conheceu uma pessoa que precisa pensar em si mesma quando se masturba para ter um orgasmo? Se a resposta for sim, você está lidando com uma pessoa autossexual.

A maioria das definições de autossexualidade se refere a todos aqueles que são sexualmente atraídos por si mesmos. Sim, assim como um heterossexual é atraído por pessoas do outro sexo, e um homossexual é atraído por pessoas do mesmo sexo, os autossexuais são atraídos por si mesmos.

Esse tipo de expressão da sexualidade está sendo considerado hoje como uma orientação e já existem muitos casos de pessoas que decidem relatar essa experiência para deixarem de ser invisíveis.

Mulher autossexual

Ser autossexual não é ser narcisista

Em princípio, quando ouvimos a palavra autossexual, provavelmente pensamos que se trata de uma pessoa narcisista, mas a verdade é que não é a mesma coisa.

Os narcisistas precisam que um grupo de pessoas ao seu redor, ou outras pessoas em particular, os elogiem constantemente e acariciem o seu ego. O autossexual, por outro lado, não precisa de mais do que ele próprio.

Além disso, as pessoas autossexuais não precisam que de um relacionamento estável, porque eles podem ter isso consigo mesmos, de maneira autossuficiente e sem terceiros. É por isso que eles também são chamados de “autorromânticos” .

Ser autossexual não é novidade

Embora isso possa parecer algo novo, o termo em si não é. O terapeuta Bernard Apfelbaum, especialista em análise do ego no campo da sexualidade, estudou esse conceito desde 1962, dizendo que:

“Ser autossexual não significa que uma pessoa não gosta de ter relacionamentos com outras pessoas, mas sim que nenhum parceiro seria capaz de superar o prazer que sente consigo mesma na cama”.

Os depoimentos existentes sobre a condição de autossexual apoiam a afirmação do terapeuta. Uma garota, que preferiu não divulgar seu nome, relatou:

Quando me masturbo, faço isso pensando em mim mesma, com imagens em minha mente. Nas minhas fantasias, eu sou a protagonista, e muitas vezes me imagino nua.

Se é alguém que me acaricia, não sinto a mesma coisa, nunca me divirto. Sou profundamente atraída por mim mesma.

Portanto, a situação ideal para que todos sejam felizes parece ser a de duas pessoas com orientação autossexual que ficam juntas, pois assim entenderiam suas necessidades e poderiam dar uma à outra o tempo necessário para a autoexploração sem sentir culpa ou egoísmo.

Não deixe de ler: Assexualidade: quando não se sente desejo sexual

Autossexualidade e o sonho de ter uma família

Naturalmente, as pessoas autossexuais podem querer namorar, e algumas até sonham em ter uma família. No entanto, elas sempre sentirão amor ou estarão apaixonadas por elas, assim como também é fato que sentirão mais prazer com imagens de si mesmas.

No entanto, a autossexualidade é muito mais do que o ato de masturbação. Um autossexual pode preparar uma banheira, acender velas perfumadas, tocar uma música sensual e dançar, ou jantar e ter um encontro romântico consigo mesmo.

A autossexualidade, embora possa se referir a uma orientação, ainda precisa ser mais estudada para ser definida com mais precisão, além de ser um termo que precisa ser mais difundido na vida cotidiana.

Mulher pensativa em sua casa
As pessoas autossexuais podem querer namorar, ter família ou qualquer outra forma de relacionamento. No entanto, é fato que elas sempre sentirão prazer com imagens de si mesmas.

Orientação ou transtorno?

Esta é realmente uma orientação, e não um distúrbio de personalidade? A Dra. Jennifer McGowan, especialista nestas questões, disse que transtorno de personalidade narcisista tem sintomas que permitem um diagnóstico.

No entanto, o caso da autossexualidade não funciona dessa maneira, porque os autossexuais se sentem mais confortáveis ​​quando desfrutam da sua companhia, diferentemente da atenção excessiva de que os narcisistas precisam.

Leia também: Sapiossexualidade, a atração por pessoas inteligentes

O pesquisador também esclareceu que a autossexualidade não está associada à falta de empatia típica do narcisismo, mas simplesmente que o autossexual sente preferência por experiências sexuais pessoais e privadas.

Essas palavras dão força ao testemunho da mulher autossexual mencionada, pois ela afirma: “Se estou em um relacionamento ou se estou solteira, sempre posso contar comigo”. Além disso, ela acrescenta que tem os melhores orgasmos consigo mesma.

  • Bernard Apfelbaum. (1962). Some Problems in Contemporary Ego Psychology
  • Slimp, J. C., Hart, B. L., & Goy, R. W. (1978). Heterosexual, autosexual and social behavior of adult male rhesus monkeys with medial preoptic-anterior hypothalamic lesions. Brain Research. https://doi.org/10.1016/0006-8993(78)90180-4
  • Rendall, D., & Taylor, L. L. (1991). Female sexual behavior in the absence of male‐male competition in captive Japanese macaques (Macaca fuscata). Zoo Biology. https://doi.org/10.1002/zoo.1430100406
  • Gold, A. R., & Adams, D. B. (1981). Motivational Factors Affecting Fluctuations of Female Sexual Activity at Menstruation. Psychology of Women Quarterly. https://doi.org/10.1111/j.1471-6402.1981.tb01091.x