Sêmola de milho: saiba tudo sobre este alimento

A sêmola de milho é um alimento que pode ser introduzido no contexto de uma dieta saudável e balanceada para aumentar a ingestão de carboidratos e fibras. É um ótimo complemento para atletas e praticantes de esportes.
Sêmola de milho: saiba tudo sobre este alimento

Última atualização: 11 Junho, 2021

A sêmola de milho é um ingrediente que se caracteriza pelo seu teor de nutrientes essenciais. Fornece energia de qualidade e é adequada para atletas. Além disso, pode ser incluída no contexto de uma alimentação balanceada, desde que a associemos a outros alimentos que contenham proteínas e gorduras de alta qualidade.

A seguir, mostraremos como preparar e usar a sêmola de milho para desfrutar de todo o seu potencial. Lembre-se de que a base de uma boa dieta é a variedade, portanto, não se esqueça de adicionar alimentos de todos os grupos. Só então você será capaz de atender às necessidades diárias do organismo.

Benefícios da sêmola de milho

Este produto se destaca pelo seu teor de carboidratos de baixo índice glicêmico. Graças a eles, você terá a energia necessária para desenvolver as suas funções vitais. Além disso, devido à complexidade de seus carboidratos, não causa impacto na saúde pancreática, por isso os níveis de glicose no sangue permanecem estáveis.

Ao mesmo tempo, a sêmola de milho possui uma quantidade significativa de fibra. Esta substância é essencial para manter a saúde intestinal adequada, de acordo com um estudo publicado na revista Central European Journal of Public Health, reduzindo o risco de prisão de ventre.

A sêmola de milho também se destaca pela presença de certos nutrientes, como a vitamina A. Ela mantém uma função determinante no que diz respeito a garantir a manutenção da saúde ocular, conforme evidenciado pelos mais recentes artigos científicos. Um fornecimento adequado de vitamina A contribui para reduzir a degeneração macular.

Por fim, vale destacar o teor de potássio, nutriente que demonstrou neutralizar a ação do sódio, reduzindo a pressão arterial. Este mineral é de grande importância na dieta de pacientes que apresentam algum tipo de alteração no funcionamento do sistema cardiovascular.

Mulher fazendo caminhada
Os atletas podem usar a sêmola como um suplemento nutricional em suas dietas.

Como consumir a sêmola de milho?

Existem várias formas de consumir este alimento, embora seja habitual utilizá-lo como um acompanhamento. É benéfico completar o prato com um elemento que contenha proteínas de alto valor biológico, como carnes, peixes e ovos.

Ao mesmo tempo, é fundamental garantir a presença de vegetais. Estes contêm micronutrientes e antioxidantes essenciais para garantir o bom funcionamento do organismo, bem como para prevenir o envelhecimento prematuro.

No entanto, existe também a possibilidade de preparar um prato em que a sêmola de milho seja a protagonista indiscutível. A seguir, ensinaremos como fazer esta receita.

Isso também pode te interessar: Qual é a função das proteínas no corpo?

Sopa de sêmola de milho

A sopa de sêmola de milho é um primeiro prato adequado para uma dieta elaborada em um contexto esportivo. No caso de pessoas sedentárias, o mais correto é usar o produto como acompanhamento ou guarnição. No entanto, os atletas podem exigir uma ingestão maior de carboidratos.

Ingredientes

  • 8 colheres de sopa de sêmola de milho.
  • 5 copos de caldo de galinha.
  • 25 mililitros de azeite de oliva.
  • Uma cebola.
  • Meio aipo.
  • 200 gramas de espinafre.
  • Algumas folhas de alface.
  • Uma cenoura média.
  • Um dente de alho.
  • Meia colher de chá de noz-moscada.
  • Orégano.
  • Sal e pimenta.
  • Queijo ralado a gosto.

Preparação

  • Em primeiro lugar, pique a cenoura, o aipo e a cebola. Corte o espinafre e a alface em pedaços bem finos. Depois que fizer isso, faça um refogado com os legumes e o azeite, para depois adicionar o caldo de galinha.
  • Coloque toda a mistura em fogo médio e adicione a sêmola de milho, elevando a temperatura da mistura para a ebulição. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe por pelo menos 15 minutos, mexendo de vez em quando.
  • Certifique-se de que, depois de terminar de cozinhar, os vegetais estejam macios, caso contrário, seria apropriado continuar o processo por mais alguns minutos. Neste ponto você deve adicionar sal e pimenta, as outras especiarias e o queijo ralado.
  • Feito isso, é importante ferver novamente a preparação para garantir que os sabores se integrem.

Pronto! A receita está terminada e você já pode apreciar este prato saboroso, que pode ser consumido quente ou morno.

Farinha de milho
A sopa de sêmola de milho é uma opção de prato saudável.

Inclua a sêmola de milho na sua dieta

Como mencionamos, a sêmola de milho é um alimento rico em carboidratos que podemos introduzir no contexto de uma alimentação balanceada e saudável. Entretanto, escolha bem a guarnição para garantir um suprimento completo de nutrientes, no qual não faltem gorduras ou proteínas.

Você pode até preparar este cereal como entrada ou como primeiro prato. Observe também que podemos usá-lo como substituto do macarrão ou do arroz. No entanto, não se esqueça de que, dentro do grupo de alimentos com alto teor de açúcares, devemos dar preferência aos legumes e aos tubérculos.

Pode interessar a você...
Por que as dietas ricas em proteínas são saciantes?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Por que as dietas ricas em proteínas são saciantes?

Dietas ricas em proteínas são mais saciantes do que aquelas que carecem ou são baixas nesse tipo de nutriente. Explicamos o porquê.



  • Hijova E., Bertkova I., Stofilova J., Dietary fibre as prebiotics in nutrition. Cent Eur J Public Health, 2019. 27 (3): 251-255.
  • Chmielewski J., Carmody JB., Dietary sodium, dietary potassium, and systolic blood pressure in US adolescents. J Clin Hypertens, 2017. 19 (9): 904-909.
  • Saari JC., Vitamin A and vision. Subcell Biochem, 2016. 81: 231-259.