Sair para caminhar: 8 razões para fazer isso

23 de novembro de 2019
Apesar de seus muitos benefícios, a era da academia fez com que sair para caminhar ficasse em segundo plano. Aqui, vamos contar algumas razões para fazer isso.

Você acha que para manter um estilo de vida ativo é preciso frequentar a academia? Sair para caminhar diariamente é muito benéfico e aqui vamos contar 8 razões para fazer isso.

No Brasil, apesar do maravilhoso clima que temos, cada vez menos pessoas decidem realizar sua atividade física ao ar livre. Atualmente, o ato de sair para caminhar diariamente passou para um segundo plano. No entanto, existem ótimas razões para fazer isso.

O último relatório anual do Mercado Europeu do Fitness e da Saúde reflete que a ginástica se consolidou como a atividade física mais praticada na Europa e situa a Espanha como um dos principais líderes do setor.

E se você não precisar se matricular em uma academia? Sem dúvida alguma, sair para caminhar todos os dias é tanto ou mais benéfico e, neste artigo, conto os motivos.

Sair para caminhar ajuda a reduzir a gordura corporal

Caminhar constitui uma atividade física ideal para queimar gordura corporal. Isso se deve ao fato de que permite manter uma frequência cardíaca (FC) próxima a 65% da FC máxima (220-idade em homens e 226-idade em mulheres).

Desse modo, fica garantido o uso da gordura corporal como combustível energético principal. Além disso, diferentemente de outras atividades cardiovasculares, preserva a massa muscular.

Veja também: Atividade física para as crianças

Aumenta a liberação de serotonina

A serotonina é um neurotransmissor fundamental para a regulação do comportamento social, das emoções, do estado de ânimo e de algumas funções fisiológicas, como o sono, a alimentação e a contração muscular. Seu déficit está relacionado a alguns transtornos mentais, como a depressão e os distúrbios do comportamento alimentar.

A exposição à luz solar e à prática de atividade física aumentam a produção de serotonina. Isso significa um melhor estado de ânimo e um menor risco de depressão e comprometimento cognitivo. Então, o que poderia ser melhor do sair para caminhar?

Mulheres andando

Favorece a síntese de vitamina D

A vitamina D é imprescindível para manter uma boa saúde óssea, imunológica e cerebral. Nossa principal fonte de vitamina D é a pele que, em contato com os raios do sol, transforma o 7-dehidrocolesterol em vitamina D3.

Assim, a exposição à luz solar é fundamental e, para isso, caminhar ao ar livre é perfeito. O ideal seria expor 10% do nosso corpo ao sol, todos os dias, durante 30 minutos e sem proteção solar. Por favor, é muito importante que você se exponha ao sol sem proteção somente durante o período de tempo mencionado.

Sair para caminhar reduz a pressão arterial

Caminhar entra no grupo de atividades aeróbicas e é uma prática ideal para manter a pressão arterial em um intervalo saudável. Um estudo elaborado por Álvarez et al. (2013) descobriu uma redução significativa da pressão arterial em crianças, adolescentes e adultos, depois de uma sessão aeróbica de 60 minutos.

A Fundação Espanhola do Coração a coloca como uma das atividades mais aptas para o controle da pressão arterial. Para isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda um mínimo semanal de 150 minutos em sessões não inferiores a 10 minutos.

Aparelho para medir a pressão

Sair para caminhar ajuda a manter a glicemia estável

Caminhar ajuda a manter estáveis os níveis de glicose no sangue. Isso se deve a um aumento do gasto energético e da sensibilidade à insulina durante as 24-48h seguintes à sessão de atividade física. Assim, torna-se especialmente interessante a prevenção e o controle da diabetes mellitus tipo 2.

Veja também:  Pré-diabetes: 5 chaves importantes que você deve conhecer

Melhora a saúde do coração e dos vasos sanguíneos

A atividade física moderada, como caminhar, melhora a capacidade de concentração do coração. Isso faz com que seu trabalho seja mais eficiente e, portanto, que dure mais tempo em perfeito estado.

Além disso, por seu efeito vasodilatador, sair para caminhar favorece a circulação sanguínea, reduz o risco de colapso circulatório e, portanto, diminui o risco de sofrer um infarto do miocárdio ou um acidente vascular cerebral (AVC).

O National Heart, Lung and Blood Institute esclarece que, para aproveitarmos seus benefícios, a prática de atividade física deve ser regular.

Sair para caminhar cuida da saúde cardiovascular

Sair para caminhar ajuda a diminuir o colesterol e os triglicerídeos

Sair para caminhar contribui para reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos, e aumenta a proporção de proteína HDL sobre a LDL. 

Além disso, por seu efeito sobre a perda de peso, melhora a ação dos fármacos destinados a reduzir o excesso de colesterol. Por outro lado, reduz o risco de sofrer doenças de tipo isquêmico, como as mencionadas no ponto anterior.

Melhora a adesão à atividade física

Sair para caminhar é grátis, não requer uma condição física extremamente boa, pode ser realizado em qualquer lugar e não precisa ser feita em um horário definido. Certamente, tudo isso favorece o seu compromisso com a atividade física. Além disso, faz com que você possa realizá-la com qualquer pessoa e isso aumenta ainda mais a adesão.

Em conclusão, como você pôde ver, um estilo de vida ativo está ao alcance de todos/as e pressupõe numerosos benefícios. E agora que você já sabe, o que está esperando para começar?