A importância da rotina e do planejamento no home office

25 Maio, 2020
Para ter um bom desempenho no home office, é importante planejar os horários e estabelecer certas rotinas. Vamos compartilhar algumas recomendações a seguir. Confira!

Atualmente, devido à pandemia de coronavírus, muitas pessoas foram mandadas para casa e continuam realizando todas as tarefas do trabalho através de um computador ou de alguma outra maneira. No entanto, trabalhar de casa não é uma coisa simples. Neste artigo, vamos falar sobre a importância da rotina e do planejamento no home office.

Em primeiro lugar, vale lembrar que existem muitos tipos de trabalho que nem sequer permitem essa opção. Além disso, quem tem essa alternativa também não está isento de problemas e dificuldades.

Seguir uma rotina correta em casa é mais difícil, pois temos total liberdade de horários e atividades. As distrações são muito maiores e o nível de concentração tende a diminuir consideravelmente.

Portanto, neste artigo, vamos falar sobre como um bom planejamento pode ajudá-lo a lidar com os dias de confinamento. Assim, você vai poder continuar a fazer o seu trabalho em casa da melhor maneira.

Planejamento, uma das condições necessárias para o home office

Mulher trabalhando de casa
Para que o trabalho continue sendo produtivo, é importante estabelecer certas condições com seu chefe ou sua empresa. Além disso, é importante manter uma boa comunicação.

Para fazer home office, é essencial ter um bom acordo com sua empresa ou seu chefe. É preciso chegar a um consenso sobre o trabalho a ser realizado, as maneiras possíveis de comunicação e os resultados esperados.

Quando se trata de fazer home office, é recomendável estar sempre conectado e acessível. Ou seja, os membros de uma empresa devem poder continuar se comunicando. Para isso, é necessário ter uma boa conexão WI-FI ou cobertura suficiente.

Para que isso seja possível, existem inúmeras plataformas disponíveis que nos permitem manter contato à distância. Aplicativos de videochamada, como o Skype, tornam possível a realização de conferências ou reuniões. A mesma coisa vale para o Whatsapp.

De fato, esse ponto é fundamental. Os especialistas recomendam realizar pelo menos três reuniões de videoconferência por dia. Embora esse número possa parecer excessivo, as reuniões podem ser úteis para iniciar as tarefas, fazer o acompanhamento e fechar o dia de trabalho.

Leia também: Alimentos que você precisa se tem um trabalho sedentário

Escolha um lugar adequado

No planejamento necessário para o home office, é fundamental escolher bem o local onde você vai trabalhar. Quando estamos em casa, devemos estar cientes de que os espaços devem ser divididos corretamente. Não podemos misturar as áreas de descanso e relaxamento com as de trabalho.

Para escolher o local do seu escritório em casa, é preciso ter em mente que é necessária uma boa conexão de Internet, como já mencionamos anteriormente. Além disso, devemos ter por perto todos os elementos necessários para trabalhar. Por exemplo, papel, canetas, computador, etc.

É totalmente desaconselhável trabalhar na cama ou no sofá. Da mesma forma, é necessário evitar distrações por perto, como a televisão. O ideal é que o local escolhido possa servir diariamente para a realização das nossas tarefas. Por isso, deve ser um espaço livre.

No caso de haver crianças em casa, é melhor criar uma rotina para elas também. Mantê-las estimuladas com livros ou tarefas de casa vai lhe permitir alcançar um maior nível de concentração. No entanto, também é importante que os pequenos façam intervalos durante suas tarefas, assim como acontece quando estão na escola.

Você também pode se interessar: Como manter a forma sem sair de casa

Organize as suas tarefas
Organizar um horário de trabalho é essencial para conseguir fazer tudo. Além disso, é conveniente manter bons hábitos, como fazer exercício físico.

Organize a sua agenda

Para poder fazer home office corretamente, é aconselhável manter um horário fixo, assim como em qualquer trabalho presencial. O ideal é continuar com sua rotina de higiene pessoal, como tomar banho e se vestir antes de começar a trabalhar. Esses pequenos gestos nos ajudam a tomar consciência do início do dia.

Além disso, se você conseguir manter uma boa concentração fazendo home office, o mais provável é que tenha mais tempo de lazer. Para cuidar da sua saúde, também é importante incorporar uma rotina de exercícios ao seu dia a dia.

A atividade física pode ajudá-lo a melhorar o seu desempenho. Também permite que você esvazie sua mente e melhore sua saúde. Você deve ter em mente que fazer home office é, de certa forma, um estilo de vida. Por isso, é importante prestar atenção em todos os seus hábitos.

  • Hadden T,L; Fishbane, L. (March 17, 2020). COVID-19 makes the benefits of telework obvious. The Brookings Institution. Available in https://www.brookings.edu/blog/the-avenue/2020/03/17/covid-19-makes-the-benefits-of-telework-obvious/
  • University of Washington. (2020). Tips for departments with widespread telework. Available inhttps://hr.uw.edu/coronavirus/teleworking/tips-for-departments-with-widespread-telework/