Rotina de exercícios militares para os amantes do esporte

7 de novembro de 2019
Os exercícios militares para os amantes do esporte combinam força, resistência, equilíbrio e poder, entre outras aptidões físicas que buscam melhorar. Conheça alguns exercícios militares e seus benefícios.

Os exercícios militares permitem que você se exercite de uma maneira divertida, combinando exercícios de levantamento de peso, resistência e força. Estes são treinamentos que vários exércitos geralmente praticam para que seus soldados sejam mais eficazes em suas tarefas.

O treinamento militar integra um programa geral de exercícios que aprimora diferentes aptidões atléticas, incluindo:

Certamente, o objetivo dos exercícios militares não é melhorar a aparência e a estética, mas a condição física.

É necessária uma preparação prévia para suportar os exercícios difíceis. Para evitar lesões, é recomendável alongar-se e aquecer-se antes e depois de cada treino.

Rotina de exercícios militares para amantes do esporte

Em geral, o treinamento militar é realizado por um período máximo de 4 a 6 semanas, pois coloca seu corpo ao limite em muitas ocasiões. Além disso, é melhor praticar 3 dias por semana intercalados: segunda, quarta e sexta-feira, por exemplo.

Aqui estão alguns exercícios que você pode incluir em sua rotina de exercícios militares:

1. Pular corda

Exercícios de pular corda

O primeiro dos exercícios militares é pular corda. As cordas, popularmente usadas pelos boxeadores, são uma excelente ferramenta para tonificar todo o corpo.

Pular corda diminui as lesões nos pés e tornozelos, melhora a coordenação e a saúde cardiovascular, além de queimar calorias.

Antes de começar a pular você deve segurar as alças da corda em cada mão. Em seguida, ficar no meio da corda e fazer os movimentos com as mãos. Existem muitas variações deste exercício, como salto duplo ou salto com uma perna.

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2. Agachamento

Em segundo lugar, o agachamento é um exercício ideal para fortalecer e tonificar pernas e nádegas. Além disso, ajuda a queimar gordura, manter o equilíbrio e prevenir lesões.

Para fazer um agachamento basta ficar com os pés na distância dos ombros. Manter as costas retas e os joelhos centralizados entre os pés. Lentamente, dobre os joelhos, quadris e tornozelos, até alcançar um ângulo de 90 graus. Volte à posição inicial para finalizar a repetição. Você pode segurar pesos para aumentar a dificuldade.

3. Barra fixa

As barras fixas são exercícios de força que contribuem para a perda de peso, melhoram a postura e a proporção muscular. Embora, neste exercício, seu peso determinará se será mais ou menos difícil.

Quanto à execução, você deve alcançar a barra com as duas mãos e ajudar os braços a superá-la com o queixo. Depois de superar a barra você deve retornar lentamente à posição inicial, segurando o peso com os braços.

4. Burpees

Exercício burpees

Por fim, o burpess é um exercício de corpo inteiro que trabalha a maioria dos principais grupos musculares de maneira funcional. Além disso, melhora a condição cardiovascular, equilíbrio e coordenação. Sem dúvida, é um dos melhores exercícios para manter você em forma.

A repetição do burpee padrão consiste em vários movimentos:

  • O primeiro é realizado de uma posição em pé, para depois agachar-se com as mãos no chão, na frente dos pés.
  • Em seguida, você deve colocar os pés para trás enquanto mantém os braços estendidos para ficar em uma posição de prancha elevada.
  • Se você quiser aumentar a dificuldade, pode incluir uma flexão no final.
  • Então você se levanta, e começa tudo de novo.

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Benefícios dos exercícios militares

Aqui estão os benefícios dos exercícios militares:

  • Melhoram a saúde e desenvolvem a condição física em pouco tempo.
  • Aumentam o consumo máximo de oxigênio.
  • Diminuem a gordura e aumentam massa muscular.
  • O treinamento militar desafia você física e mentalmente a ser uma melhor versão de si mesmo.
  • Melhoram a qualidade de vida diária, pois utilizam movimentos funcionais.

Por fim, lembre-se de que os exercícios militares exigem um nível anterior de preparação devido à sua dificuldade e intensidade. Além disso, não se esqueça de fazer um exame médico completo, que comprove que você está apto para esse tipo de atividade.