Rotina de exercícios militares para os amantes do esporte
Os exercícios militares permitem que você se exercite de uma maneira divertida, combinando exercícios de levantamento de peso, resistência e força. Estes são treinamentos que vários exércitos geralmente praticam para que seus soldados sejam mais eficazes em suas tarefas.
O treinamento militar integra um programa geral de exercícios que aprimora diferentes aptidões atléticas, incluindo:
- resistência muscular e cardiovascular
- força
- flexibilidade
- potência
- velocidade
- coordenação
- agilidade
- equilíbrio
- precisão
Certamente, o objetivo dos exercícios militares não é melhorar a aparência e a estética, mas a condição física.
É necessária uma preparação prévia para suportar os exercícios difíceis. Para evitar lesões, é recomendável alongar-se e aquecer-se antes e depois de cada treino.
Rotina de exercícios militares para amantes do esporte
Em geral, o treinamento militar é realizado por um período máximo de 4 a 6 semanas, pois coloca seu corpo ao limite em muitas ocasiões. Além disso, é melhor praticar 3 dias por semana intercalados: segunda, quarta e sexta-feira, por exemplo.
Aqui estão alguns exercícios que você pode incluir em sua rotina de exercícios militares:
1. Pular corda
O primeiro dos exercícios militares é pular corda. As cordas, popularmente usadas pelos boxeadores, são uma excelente ferramenta para tonificar todo o corpo.
Pular corda diminui as lesões nos pés e tornozelos, melhora a coordenação e a saúde cardiovascular, além de queimar calorias.
Antes de começar a pular você deve segurar as alças da corda em cada mão. Em seguida, ficar no meio da corda e fazer os movimentos com as mãos. Existem muitas variações deste exercício, como salto duplo ou salto com uma perna.
Leia também: Como ter mais braços tonificados com 5 exercícios em casa.
2. Agachamento
Em segundo lugar, o agachamento é um exercício ideal para fortalecer e tonificar pernas e nádegas. Além disso, ajuda a queimar gordura, manter o equilíbrio e prevenir lesões.
Para fazer um agachamento basta ficar com os pés na distância dos ombros. Manter as costas retas e os joelhos centralizados entre os pés. Lentamente, dobre os joelhos, quadris e tornozelos, até alcançar um ângulo de 90 graus. Volte à posição inicial para finalizar a repetição. Você pode segurar pesos para aumentar a dificuldade.
3. Barra fixa
As barras fixas são exercícios de força que contribuem para a perda de peso, melhoram a postura e a proporção muscular. Embora, neste exercício, seu peso determinará se será mais ou menos difícil.
Quanto à execução, você deve alcançar a barra com as duas mãos e ajudar os braços a superá-la com o queixo. Depois de superar a barra você deve retornar lentamente à posição inicial, segurando o peso com os braços.
4. Burpees
Por fim, o burpess é um exercício de corpo inteiro que trabalha a maioria dos principais grupos musculares de maneira funcional. Além disso, melhora a condição cardiovascular, equilíbrio e coordenação. Sem dúvida, é um dos melhores exercícios para manter você em forma.
A repetição do burpee padrão consiste em vários movimentos:
- O primeiro é realizado de uma posição em pé, para depois agachar-se com as mãos no chão, na frente dos pés.
- Em seguida, você deve colocar os pés para trás enquanto mantém os braços estendidos para ficar em uma posição de prancha elevada.
- Se você quiser aumentar a dificuldade, pode incluir uma flexão no final.
- Então você se levanta, e começa tudo de novo.
Você pode estar interessado em conhecer: 5 hábitos para que fazer exercícios depois dos 50 não seja um problema
Benefícios dos exercícios militares
Aqui estão os benefícios dos exercícios militares:
- Melhoram a saúde e desenvolvem a condição física em pouco tempo.
- Aumentam o consumo máximo de oxigênio.
- Diminuem a gordura e aumentam massa muscular.
- O treinamento militar desafia você física e mentalmente a ser uma melhor versão de si mesmo.
- Melhoram a qualidade de vida diária, pois utilizam movimentos funcionais.
Por fim, lembre-se de que os exercícios militares exigem um nível anterior de preparação devido à sua dificuldade e intensidade. Além disso, não se esqueça de fazer um exame médico completo, que comprove que você está apto para esse tipo de atividade.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Heydari, M., Freund, J., & Boutcher, S. H. (2012). The effect of high-intensity intermittent exercise on body composition of overweight young males. Journal of obesity, 2012, 480467. https://doi.org/10.1155/2012/480467
- Kenton R Kaufman, Stephanie Brodine, Richard Shaffer. 2000. Military training-related injuries: Surveillance, research, and prevention. American Journal of Preventive Medicine. https://doi.org/10.1016/S0749-3797(00)00114-8.
(http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0749379700001148) - Strengthening your core: Right and wrong ways to do lunges, squats, and planks. 2011. Harvard Health Publishing. https://www.health.harvard.edu/blog/strengthening-your-core-right-and-wrong-ways-to-do-lunges-squats-and-planks-201106292810
- Skarnulis, L. Skipping Rope Doesn’t Skip Workout. WebMD. https://www.webmd.com/fitness-exercise/features/skipping-rope-doesnt-skip-workout#1
- Strength training: Get stronger, leaner, healthier. Mayo Clinic. https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/fitness/in-depth/strength-training/art-20046670
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.