Como a respiração incorreta pode afetar a saúde
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
A saúde de seus tecidos depende de sua boa oxigenação. Portanto, uma respiração incorreta tem consequências negativas para a saúde mental e física.
Apesar de ser uma ação automática do corpo e, por isso, aparentemente simples, são muitas as vezes em que não a executamos bem.
Há momentos em que respiramos mal por causa de um desvio de septo, mas também acontece muito de, por hábito ou até por estarmos submetidos a um ritmo de vida estressante, respirarmos de maneira errada.
“O objetivo da respiração é evidente: levar ao sangue o oxigênio necessário para vivificar os órgãos.”
-Johannes Peter Müller-
O que é uma respiração incorreta?
Existem três tipos de respiração: a abdominal, a intercostal e a bucal. A primeira é a mais adequada, e as outras duas podem acarretar dificuldades.
No entanto, é bom esclarecer que, das três possíveis, a pela boca é a mais prejudicial, já que o nariz não filtra o ar e, por isso, entram agentes nocivos em nosso organismo.
Recomendamos que você leve a sério essa questão, já que os efeitos oscilam de leves incômodos a doenças que poderíamos considerar graves. Assim, leia atentamente o que vem a seguir.
Leia também: Pontadas no peito ao respirar: quais são as causas?
Quais são as consequências de uma respiração incorreta?
1. Dormir mal
Se não respiramos bem quando dormimos, o cérebro não está se oxigenando adequadamente, e não consegue entrar num sono profundo.
De fato, se você tem uma respiração incorreta, se verá despertando com sobressaltos ou cansaço mais de uma vez.
Além dessa fraqueza, você também terá dores de cabeça matinais ou mais longas, que tornarão essa parte do dia uma luta contra uma dor que, de acordo com sua intensidade, pode impedi-lo de realizar suas atividades normalmente.
2. Fadiga
Levando em conta que o oxigênio é nossa gasolina, no caso dela ser de má qualidade, utilizaremos os tecidos e músculos de forma excessiva, e no final do dia acumularemos uma grande fadiga, que será difícil de eliminar.
3. Depressão
Como é lógico, estar num constante estado de esgotamento afeta todos os âmbitos da vida.
Por um lado, você terá problemas de concentração, o que será um problema no trabalho e, por outro, não lhe agradará compartilhar tempo com amigos e família: você só vai querer descansar.
O mau desempenho no trabalho e a falta de vida social prejudicarão sua autoestima, de modo que você pode chegar a ter estados de ânimo depressivos, mais ou menos contínuos, devido a uma respiração incorreta.
4. Deterioração do sistema imunológico: você será mais vulnerável
Além dos efeitos que uma saúde mental deteriorada tem sobre as defesas do corpo, a respiração incorreta incide diretamente sobre o sistema imunológico, devido ao déficit tanto em qualidade quanto em quantidade de oxigênio.
Nesse sentido, você será mais propenso a contrair vírus, infecções ou doenças. Isso pode impedir que você realize suas tarefas cotidianas com a continuidade tão apreciada atualmente.
5. Riscos cardiovasculares
O coração fará um sobre-esforço, já que não contará com energia suficiente. Ao mesmo tempo, trabalhará com um sangue que conterá elementos não desejados, o que afetará negativamente o músculo desse órgão.
Por isso, o sistema circulatório também se verá prejudicado por uma respiração incorreta.
O sangue que circula por nossas artérias e veias ficará mais espesso, o que se traduzirá na obstrução das mesmas, com a consequente aparição de varizes e de outros fenômenos.
Visite este artigo: 7 benefícios incríveis da respiração profunda segundo a ciência
Problemas gastrointestinais
Como sabemos, o aparato digestivo se encarrega de separar as substâncias nutritivas das nocivas.
Essa função não será realizada satisfatoriamente com uma respiração incorreta, porque o sangue estará em mau estado.
Isso aumentará nossas chances de sofrer com hérnias de hiato, aerofagia ou gastrite crônica.
Como você pode comprovar, se sua respiração é incorreta, é hora de tomar as rédeas da situação.
Diferentemente de outras facetas de nossa vida, essa complicação é fácil de solucionar. Hoje em dia existem cursos de meditação e terapias alternativas em cuja base está a oxigenação do corpo através da respiração alta.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- F. Susanibar. (2013). Fisiología de la respiración. In Fisiología de la respiración e insuficiencia respiratoria aguda. https://doi.org/jbiol226 [pii]n10.1186/jbiol226.
- García Río, F. (2004). Control de la respiración. Archivos de Bronconeumología. https://doi.org/10.1157/13077883.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.