Resoluções de Ano Novo para crescer em família

Que tal sair do lugar comum ao definir as suas próximas resoluções de ano novo e focar em ações que possam ajudá-lo a crescer em família?
Resoluções de Ano Novo para crescer em família

Última atualização: 27 Maio, 2021

Em todo final de ano, é comum pensarmos nas nossas resoluções de Ano Novo. Porém, neste artigo, vamos abordá-las de uma forma totalmente diferente. Quais objetivos podem nos fazer crescer em família?

Antes de escrever as suas resoluções de Ano Novo, há algumas dicas que devemos ter em mente para que isso seja feito da melhor maneira possível. Na verdade, esse passo anterior ao de escrevê-las também estabelecerá a base para o nosso crescimento em família. Escrever as resoluções não é algo que deve ser feito individualmente, e sim algo que deve ser compartilhado com toda a família.

Pode haver metas que não são viáveis ​​ou nas quais algumas pessoas não estão interessadas. Isso é muito importante, pois será necessário que isso esteja claro desde o início para que os propósitos escolhidos sejam atendidos. É importante escolher um local tranquilo, sem pressão ou pressa, e discutir a escolha dos propósitos. Um momento especial e crucial para o próximo ano.

As 5 resoluções de Ano Novo para crescer em família

Família unida
Os propósitos compartilhados nos permitem passar o tempo com aqueles que mais amamos.

Embora existam várias resoluções de Ano Novo para crescer em família, decidimos escolher cinco para nos poupar das dúvidas que podem surgir por termos opções demais. Acreditamos que essas cinco são mais do que suficientes para chegarmos a um acordo com a família sobre qual dessas metas atingir no próximo ano.

1. Fazer trabalho voluntário

Ajudar a protetora de animais da cidade, arrecadar alimentos para os necessitados, dar aulas de reforço gratuitas para jovens sem recursos… São muitas as atividades de voluntariado que são ideais para fazer em família. Será necessário determinar quantos trabalhos voluntários queremos fazer por ano e se eles serão recorrentes ou apenas em datas especiais. Isso nos fará crescer.

2. Começar um novo hobby

É claro que cada pessoa tem os seus hobbies favoritos, mas certamente há um que a família toda aprecia. Pode ser fazer trilhas, praticar esportes, assistir a uma aula de culinária, aprender a andar a cavalo… Seja o que for, o importante é praticar em família, pois esta será uma experiência muito enriquecedora para todos. Qual é o hobby que você vai escolher?

Resoluções de Ano Novo para crescer em família
Encontrar um hobby para toda a família vai ajudar a facilitar a conexão entre os seus membros.

3. Estabelecer um dia sem tecnologia

Em uma época tão conectada como a que vivemos atualmente, é muito importante aprender a se desconectar. Sabemos desligar o celular? Conseguimos deixar o tablet de lado? Estabelecer esse propósito em família será uma forma de nos comprometermos a cumpri-lo. Além disso, se isso também for feito pelos outros, não vamos nos sentir tão solitários. Um dia por semana sem tecnologia: será que isso é viável?

4. Cuidar do que comemos

Há uma conscientização cada vez maior em relação à alimentação saudável. Portanto, esta pode ser outra das resoluções de Ano Novo para crescer em família. Que tal reservar um domingo por mês para todos cozinharem juntos? Também pode valer a pena introduzir um novo alimento por semana, um que os membros da família ainda não experimentaram. Esta pode ser uma forma de começar a comer de maneira mais equilibrada.

Resoluções de Ano Novo para crescer em família
Cozinhar em família é um dos propósitos que podemos definir para o próximo ano.

5. Dedicar tempo de qualidade aos entes queridos

Crianças, idosos, parceiros, amigos… Quantas vezes estamos ao seu lado sem estar presentes? Olhamos para o celular, ficamos distraídos, não ouvimos, ficamos preocupados com algum problema… Durante o último ano, ficou claro que é muito importante estar com os nossos entes queridos. Portanto, é importante fazer uma mudança: vamos nos concentrar no momento presente. Devemos aproveitar cada momento.

O comprometimento com as resoluções de Ano Novo

Estas são cinco resoluções de Ano Novo um pouco diferentes das habituais para cumprir em família. Um compromisso entre todos que certamente nos permitirá alcançá-las. Só o ato de pensar nelas detalhadamente vai fazer com que os propósitos se adaptem ao nosso estilo de vida e às nossas preferências.

Se vocês definirem a prática de exercício físico com uma resolução de Ano Novo, será que realmente terão tempo para isso? Será que todos realmente gostam de ir à academia? Talvez seja melhor sair com a família semanalmente para fazer trilhas ou aprender um novo hobby, como, por exemplo, começar a praticar o caiaque. Devemos analisar do que gostamos, e nada melhor do que fazer isso juntos, em família.

Crescer em família é muito enriquecedor. Fortalece os valores, estreita as relações, permite aproveitar o tempo com quem mais amamos, aprender muitas coisas novas… Todo novo ano está repleto de mudanças, esperança, novas formas de viver a vida. Não deixe de tirar proveito disso!

Pode interessar a você...
Como lidar com conflitos familiares relacionados às finanças
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como lidar com conflitos familiares relacionados às finanças

Conflitos familiares relacionados às finanças aparecem quando não há boa comunicação e os objetivos de cada um são diferentes. Aprenda a lidar com ...



  • Forés i Miravalles, A., & Bueno i Torrens, D. (2020). Por qué nos cuesta tanto cumplir los buenos propósitos de Año Nuevo.
  • Masip, M. (2018). Desconecta. Desconecta autor Marc Masip 678725. SOOC1314. DE Libro Desconecta de autor Marc Masip Desconecta Marc Masip.
  • Nieto, A. B., López, M. R., Cabezas, M. F., & Martínez, M. C. P. (2017). Deporte en familia como prevención de problemas de conducta desde edades tempranas. International Journal of Developmental and Educational Psychology3(1), 449-456.