Como remover as pontas duplas do cabelo sem perder o comprimento
Revisado e aprovado por a dermatologista Maria del Carmen Hernandez
Um cabelo em más condições é o pesadelo de qualquer pessoa. Além disso, em um mundo tão mutável e cheio de trabalho e obrigações, o tempo pode ser um problema quando se trata de cuidar do cabelo.
Um dos principais tormentos de qualquer pessoa são as pontas duplas do cabelo, que consiste nas pontas se dividindo em duas. Não se desespere! Aqui, mostraremos a como removê-las sem perder o comprimento do seu cabelo.
Aqui estão seis maneiras de eliminá-las e impedir a sua aparição.
Lembre-se de que qualquer tratamento que você faz em casa deve ser realizado corretamente e que, para evitar qualquer imperfeição, você pode consultar um profissional.
Como remover as pontas duplas do cabelo sem perder o comprimento
1. Siga a recomendação do seu cabeleireiro
A primeira coisa que você deve fazer é seguir as recomendações de muitos cabeleireiros e cortar as pontas do seu cabelo a cada 28 dias. Esta é uma fórmula que muitas pessoas seguem religiosamente e fornece resultados muito bons. Cortar as pontas permite que você mantenha o mesmo comprimento e elimine as tão temidas pontas duplas.
Existem muitos tipos de cortes e novos instrumentos que permitem que você não perca o comprimento do seu cabelo. Seu cabeleireiro saberá como eliminar as pontas duplas do cabelo sem cortar mais do que o necessário.
Além disso, uma vez feito o corte, o profissional pode indicar os melhores métodos químicos e tratamentos para evitar este mal comum entre as pessoas.
2. Tratamentos naturais de hidratação
Se você não é daquelas pessoas que frequentam salões de beleza, pode experimentar tratamentos que hidratam e restauram a vitalidade do seu cabelo. Hoje em dia existem muitos enxágues e máscaras capilares, mas os produtos naturais sempre serão os mais adequados para cuidar dos cabelos.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de mel (25 g)
- A polpa de 1 abacate
O que fazer?
Se você for inexperiente neste tipo de tratamento natural, uma mistura que inclui mel e abacate é uma boa maneira de começar.
O abacate é um bom hidratante e o mel contém propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas muito adequadas para o couro cabeludo, de acordo com este estudo realizado pela Clínica Central “Cira García” de Cuba.
- Misture os dois ingredientes até obter uma consistência homogênea. Dependendo do comprimento do seu cabelo, você pode ter que adicionar mais.
- Aplique a mistura depois de usar seu xampu habitual e deixe agir por 15 minutos antes de enxaguar.
Outra maneira de hidratar o cabelo e eliminar as pontas duplas naturalmente é usar abóbora e banana:
Ingredientes
- 1 xícara de purê de abóbora (200 g)
- 1 banana
- Azeite de oliva. De acordo com este estudo realizado pela Universidade de Gandsk (Polônia), esta substância contém poderosos antioxidantes perfeitos para a pele e o cabelo.
O que fazer?
- Combine os 3 ingredientes e aplique a mistura no cabelo úmido.
- Deixe agir por 15 a 30 minutos e enxágue com bastante água. Você obterá benefícios de hidratação e vitalidade.
3. Água e condicionador
O uso do condicionador após cada hidratação e depois de aplicar o xampu também é uma maneira de eliminar as pontas duplas.
A hidratação é essencial para evitar que o cabelo se torne uma bagunça. Além disso, você deve deixar o cabelo secar ao ar livre sem usar chapinhas ou secadores. O uso deste tipo de utensílio tira a força e a vitalidade dos fios.
Lembre-se também de que a água é sempre a resposta: sempre molhe o cabelo antes de pentear. Se você deixar o cabelo molhado e pentear com cuidado, evitará a aparição das pontas duplas.
4. Uma boa dieta
Nosso cabelo é feito de colágeno, assim como a nossa pele. Portanto, sua boa aparência depende em grande parte da nossa alimentação.
Tente consumir muita água e alimentos com alto potencial nutricional, como frutas e legumes. O sucesso de qualquer tratamento de beleza também depende da sua dieta.
Desta forma, o importante não é apenas ter uma boa aparência, mas também se sentir bem.
Leia também: Dicas simples para mulheres com pouco cabelo
5. Proteja e hidrate o cabelo
O uso regular de produtos que proporcionam hidratação e vitalidade e evitar a exposição ao calor e ao sol ajuda a prevenir o aparecimento das desagradáveis pontas duplas do cabelo. Tudo se baseia na prevenção: use protetores, chapéus, evite a exposição ao sol em horas muito quentes e penteie seu cabelo diariamente.
Estas são maneiras bastante eficazes de evitar o aparecimento das pontas duplas.
Ao aplicar estas rotinas de cuidados com o cabelo ao seu dia a dia, você notará grandes e notáveis mudanças tanto a nível estético quanto relacionadas à saúde dos fios.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Rele, A. S., & Mohile, R. B. (2003). Effect of mineral oil, sunflower oil, and coconut oil on prevention of hair damage. Journal of cosmetic science, 54(2), 175-192.
- Burlando, B., & Cornara, L. (2013). Honey in dermatology and skin care: a review. Journal of cosmetic dermatology, 12(4), 306-313.
- Fernanda, M., & Dias, G. (2015). Hair cosmetics: An overview. International journal of trichology, 7(1), 2-2.
- Gorzynik-Debicka, M., Przychodzen, P., Cappello, F., Kuban-Jankowska, A., Marino Gammazza, A., Knap, N., … & Gorska-Ponikowska, M. (2018). Potential health benefits of olive oil and plant polyphenols. International journal of molecular sciences, 19(3), 686.
- Henao Padilla M. (2016). Contribución al estudio de formulación de un producto cosmético de uso capilar basado en aceite de aguacate [Tesis de maestría, Universidad Nacional de Colombia]. Archivo digital. https://repositorio.unal.edu.co/bitstream/handle/unal/59512/marianahenaopadilla.2016.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Vallianou, N. G., Gounari, P., Skourtis, A., Panagos, J., & Kazazis, C. (2014). Honey and its anti-inflammatory, anti-bacterial and anti-oxidant properties. Gen Med (Los Angel), 2(132), 1-5.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.