5 remédios caseiros para prevenir doenças cardíacas

04 Agosto, 2020
Estima-se que mais de 82 milhões de pessoas nos Estados Unidos tenham uma doença cardíaca e dos vasos sanguíneos. Todos os anos, mais de 813.000 pessoas morrem de doenças cardíacas.
 

Prevenir doenças cardíacas é um objetivo que ganhou relevância nos últimos anos, pois esse tipo de patologia é uma das principais causas de morte nos países desenvolvidos.

Estima-se que mais de 82 milhões de pessoas nos Estados Unidos tenham doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos. Todos os anos, mais de 813.000 pessoas morrem por doenças do coração.

Existem muitos remédios naturais e hábitos saudáveis ​​que podem ser úteis na prevenção de doenças cardíacas. Ao longo deste artigo, explicaremos mais detalhadamente algumas dessas alternativas. Antes de fazer isso, é importante conhecer um pouco sobre a etiologia dessas doenças e suas características.

As doenças cardíacas englobam uma série de patologias que afetam o coração. As doenças classificadas como cardíacas incluem:

  • Doenças dos vasos sanguíneos.
  • Problemas no ritmo cardíaco, como arritmias.
  • Cardiopatias congênitas, ou seja, aquelas com as quais você nasceu.

Doenças cardíacas mais comuns

Como prevenir doenças cardíacas?
A prática constante de maus hábitos é uma das razões para o aumento do número de pacientes com doenças cardíacas.

Hoje existem muitos hábitos não saudáveis, como o tabagismo, sedentarismo, dieta inadequada, entre outros que não ajudam a proteger a saúde contra essas doenças. A seguir, mencionamos as 5 doenças cardíacas com maior prevalência:

 
  • Angina de peito: ocorre quando o sangue necessário não flui no coração devido a problemas de obstrução das artérias coronárias. O paciente sente uma forte pressão no peito.
  • Infarto do miocárdio: ocorre quando o fluxo de sangue para alguma área do coração é interrompido, fazendo com que esta região se deteriore e morra. O paciente sente pressão no peito, tonturas e falta de ar.
  • Arritmia: é outra das doenças cardíacas mais comuns. É um batimento cardíaco irregular do coração. Ele pode bater mais lentamente do que o normal, uma situação chamada bradicardia, mais rapidamente, taquicardia, ou provocar arritmias intermitentes que causarão tontura, asfixia, palidez e sudorese, entre outros sintomas.
  • Aneurisma: ocorre quando as paredes arteriais ficam fracas e inflamadas em uma área específica do corpo.

Remédios para prevenir doenças cardíacas

1. Banana e abacate

Comer alimentos ricos em potássio, como essas duas frutas, pode ser de grande ajuda para prevenir doenças cardíacas. A pesquisa que chegou a esta conclusão analisou cobaias com risco de doença cardíaca. Esses animais, neste caso ratos, foram submetidos a ecocardiogramas e outros testes de diagnóstico para examinar suas artérias mais de perto.

Posteriormente, observou-se que os roedores alimentados com dietas pobres em potássio apresentaram maiores taxas de rigidez nas artérias devido à alta concentração de cálcio, fenômeno responsável pelo acúmulo de placas nos vasos sanguíneos ou na arteriosclerose. No entanto, ainda não está totalmente claro se a descoberta produz os mesmos resultados em humanos.

 
Fontes de potássio
Tanto a banana quanto o abacate têm um teor significativo de potássio. Portanto, eles são recomendados como um complemento para prevenir doenças cardíacas.

2. Nozes

As propriedades nutricionais das nozes são muito amplas. Elas têm um alto teor de ácidos graxos ômega-3 que lhes conferem um efeito cardioprotetor. No entanto, também não é recomendável consumi-las em excesso, porque possuem uma grande quantidade de calorias.

Os ácidos graxos ômega-3 são ácidos graxos poli-insaturados que apresentam efeitos benéficos para o sistema cardiovascular, graças ao seu poder anti-inflamatório, antitrombótico e antiarrítmico.

Você pode se interessar: O que são os ácidos graxos ômega 3, ômega 6 e ômega 9?

3. Cebola

A cebola contém um alto teor de água e baixo conteúdo de calorias. É rica em fibras (que ajudam no trânsito intestinal), potássio, e possui quantidades significativas de:

  • Cálcio
  • Ferro
  • Magnésio
  • Fósforo

Além disso, as cebolas são ricas em vitaminas do complexo B e contêm um suprimento menor de vitaminas C e E. Estas últimas têm efeitos antioxidantes.

De acordo com a Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária, a cebola possui fitonutrientes, como a quercetina, que são potencialmente benéficos na prevenção de doenças do coração.

Cebola branca
A cebola é um alimento com muitos benefícios para a saúde do coração. Ajuda a regular o colesterol e reduz a pressão alta.
 

4. Alho para prevenir doenças cardíacas

Especialistas concluíram que o alho pode diminuir os níveis totais de colesterol e triglicerídeos. Além disso, afirmam que uma terapia com alho pode ser benéfica em pacientes com risco de doença cardiovascular.

Por outro lado, esse vegetal pode ajudar a baixar a pressão alta e reduzir o endurecimento das artérias, uma condição conhecida como arteriosclerose.

Leia também: Como desentupir artérias com 4 remédios naturais

5. Mel

Um tipo de açúcar natural encontrado no mel pode prevenir as doenças cardíacas. Este açúcar é a trealose. Esta substância ativa uma proteína que faz com que as células imunológicas removam a placa gordurosa das artérias. Entretanto, essa teoria ainda está sendo estudada.

Atualmente, a trealose reduziu o tamanho de uma placa de ateroma em camundongos em 30%. No entanto, são necessárias mais pesquisas para determinar se ela também tem esses efeitos nas pessoas.

Você tem medo de doenças cardíacas? Você está em algum grupo de risco para essas doenças? Então, experimente os remédios que mencionamos. No entanto, se você estiver sob tratamento médico, consulte primeiro o profissional que o acompanha para determinar se deve tomá-los.

 
  • Mahmassani, H. A., Avendano, E. E., Raman, G., & Johnson, E. J. (2018). Avocado consumption and risk factors for heart disease: A systematic review and meta-analysis. American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.1093/ajcn/nqx078
  • Zhao CN, Meng X, Li Y, et al. Fruits for Prevention and Treatment of Cardiovascular Diseases. Nutrients. 2017;9(6):598. Published 2017 Jun 13. doi:10.3390/nu9060598
  • Sun, Y., Byon, C. H., Yang, Y., Bradley, W. E., Dell’Italia, L. J., Sanders, P. W., … Chen, Y. (2017). Dietary potassium regulates vascular calcification and arterial stiffness. JCI Insight. https://doi.org/10.1172/jci.insight.94920