Remédios para combater as infecções do trato urinário
As sementes de abóbora, o pepino, o rabanete branco, a salsa e as frutas ricas em vitamina C são parte da solução para aliviar as infecções do trato urinário.
Quem nunca sofreu com uma cistite? Ou pela expulsão de uma pedra no rim? Tanto mulheres quanto homens descrevem ambas as experiências como as piores que já experimentaram. E têm razão. As infecções do trato urinário são muito dolorosas e irritantes.
Mesmo que afetem principalmente as mulheres, os homens não estão isentos de sofrê-las. As infecções se produzem quando as bactérias do trato urinário ou as gastrointestinais são empurradas até a bexiga ou a uretra. Se estas bactérias chegarem até os rins, pode levar a complicações.
As causas destas infecções são diversas, mas as mais comuns são as seguintes:
- Reter a urina por muito tempo.
- As relações sexuais.
- A diabetes.
- A gravidez.
- A menopausa.
Mas, na mãe natureza existe uma ampla variedade de vegetais e frutas que são muito efetivos para tratar as infecções do trato urinário. Existem muitas alternativas disponíveis, de modo que existem opções para todos os paladares.
Sementes de abóbora
A nobre abóbora reúne em seu interior tantos nutrientes que alivia muitas doenças, entre elas as do trato urinário. Na verdade, é muito útil contra a cistite, assim como tem propriedades anti-inflamatórias que são muito benéficas no caso dos homens, já que ajudam a aliviar os incômodos na próstata.
Como se usa?
- Torre levemente as sementes de abóbora. Pode adicionar um pouco de sal para que se tornem um agradável lanchinho.
- Consuma um punhado de sementes de abóbora diariamente (cuidado, isso não deve excluir o tratamento médico prescrito).
Veja também: 7 razões para consumir abóbora
Pepino
O pepino é rico em água, vitaminas K e C, por isso que é uma excelente opção contra as infecções, já que proporciona líquido extra, é anti-inflamatório e antibacteriano.
Como se usa?
- Coma pelo menos um pepino por dia enquanto estiver com a infecção urinária. Também pode preparar uma salada de pepino com gengibre, para potencializar suas propriedades.
- Prepare um suco de pepino, cenoura e beterraba, fonte de vitaminas A e C e numerosos minerais.
Laranja e kiwi
A combinação destas duas frutas é uma explosão de vitamina C, que torna o ambiente para o crescimento de bactérias muito desagradável. Esta combinação também tem fibras, que limpa não só o trato urinário, como também o digestivo.
Como se usa?
- Bata um kiwi (previamente descascado) junto com as laranjas. Sirva e desfrute antes de tomar o café da manhã.
- Também pode comer estas frutas como uma sobremesa, banhados no mel ou preparar uma salada com laranja, kiwi, coentro e rúcula com um vinagrete com vinagre de maçã, azeite de oliva, gengibre e mel.
Recomendamos ler: 8 benefícios do kiwi que devemos conhecer
Salsa
A salsa é um diurético natural com grandes propriedades antibacterianas, o que ajuda a arrastar as bactérias que estão causando as moléstias através do aumento da urina.
Como se usa?
- Ferva duas xícaras de água e adicione uma xícara de folhas de salsa fresca ou duas colheres de salsa seca. Deixe cozinhar a fogo baixo durante 10 minutos, coe e beba.
- Um suco de abacaxi, pepino e salsa é uma excelente opção.
Rabanete picante
O rabanete contém um composto antimicrobiano que o torna o melhor antibiótico da natureza, ataca as membranas celulares das bactérias e inibe seu crescimento. Simplesmente as aniquila!
Como se usa?
- Rale a raiz do rabanete picante e misture meia colher com um copo de água morna. Beba esta mistura por pelo menos três vezes ao dia.
- Também pode-se utilizar o rabanete picante como condimento para as refeições que ingerir durante os dias que estiver com a infecção.
Equinácea
A equinácea é uma planta medicinal, conhecida por suas propriedades como antibiótico natural e um excelente aliado do sistema imune.
Não se recomenda seu consumo em mulheres grávidas nem crianças menores de dois anos.
Como se usa?
- Prepare uma infusão com uma colher de equinácea por xícara de água. Pode-se beber até três xícaras por dia.
- Pode-se obtê-la processada, em essência ou em cápsulas.
Recomendações finais
Você pode cuidar da saúde de seu trato urinário com estas simples medidas preventivas:
- Toda vez que tiver vontade de urinar, vá! Reter a urina é caldo de cultivo para bactérias.
- Ao ir ao banheiro, limpe-se de frente para trás, para que as bactérias não se aproximem da uretra.
- Depois de ter relações sexuais, urine e lave-se. Esta é uma medida fundamental.
- Evite usar duchas vaginais e absorventes perfumados.
- Aumente a ingestão de alimentos ricos em vitamina C.
- Incorpore na dieta um suplemento de óleo de fígado de bacalhau, já que fortalece o sistema imune.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Yuste Ara, J. R., del Pozo, J. L., & Carmona-Torre, F. (2018). Infecciones del tracto urinario. Medicine (Spain). https://doi.org/10.1016/j.med.2018.03.004
- Ángel Herráiz, M., Hernández, A., Asenjo, E., & Herráiz, I. (2006). Infección del tracto urinario en la embarazada. Enfermedades Infecciosas y Microbiología Clínica. https://doi.org/10.1157/13091447
- Andreu, A. (2006). Patogenia de las infecciones del tracto urinario. Enfermedades Infecciosas y Microbiología Clínica. https://doi.org/10.1157/13091444
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.