Remédios naturais para combater o fígado gorduroso
Conheça alguns remédios naturais para o fígado gorduroso, uma condição reversível na qual grandes vacúolos de gordura se acumulam nas células do fígado.
O nome científico é esteatose hepática, e é uma doença na qual o fígado acumula gordura. Dependendo da gravidade de cada caso, esse acúmulo afeta as funções do fígado, causando inflamação e danos às células e tecidos do órgão.
Pode acabar levando à cirrose (uma patologia crônica) ou câncer de fígado.
Existem certos fatores de risco para o fígado gorduroso que aumentam as chances de sofrer desse problema:
- Ter diabetes tipo 2 ou pré-diabetes.
- Obesidade.
- Ser uma pessoa de meia-idade ou mais velha (embora a doença também possa ocorrer em crianças e jovens).
- Ter altos níveis de gordura no sangue e pressão alta.
Remédios naturais para o fígado gorduroso
Gengibre
Tem ação bactericida, desintoxica e melhora o desempenho dos sistemas digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um alimento termogênico, reconhecido por acelerar o metabolismo e promover a queima de gordura corporal.
O gengibre é uma referência quando se trata de problemas estomacais, pois combate os gases, a indigestão e náuseas causadas pelo tratamento do câncer, além de perda de apetite. Também nos ajuda na digestão de alimentos gordurosos.
Ingredientes
- 1 raiz de gengibre
- 2 xícaras de água (500 ml)
Preparação
- Aqueça as 2 xícaras de água em fogo moderado.
- Adicione 1 raiz de gengibre, previamente cortado em pedaços, e deixe ferver por cerca de dez minutos.
- Após o tempo indicado, retire do fogo, deixe esfriar por cerca de 15 minutos e beba.
- Recomendamos que você tome com o estômago vazio durante 15 dias.
Alcachofras
A alcachofra é um vegetal que devemos incluir diariamente em nossa dieta, principalmente se o nosso objetivo for a saúde de nosso fígado.
- Este alimento é um excelente diurético.
- Além disso, ele nos ajuda a regular o colesterol e o açúcar no sangue. A alcachofra beneficia muito a nossa saúde, pois diminui a absorção de gordura.
Ingredientes
- 4 alcachofras frescas
- 2 limões
- 4 xícaras de água (1 litro)
Preparação
- Coloque as 4 alcachofras em um recipiente de metal e depois adicione as 4 xícaras de água e deixar ferver.
- Corte os limões em fatias e coloque-os no mesmo recipiente.
- Aqueça esta infusão em calor moderado durante 20 minutos.
- Após o tempo indicado, coe a infusão e deixe esfriar.
- Tome com o estômago vazio durante 15 dias.
Cardo de leite
O cardo de leite é uma planta herbácea que floresce entre abril e agosto, e que normalmente é encontrada naturalmente.
Além dos efeitos purificadores que o cardo de leite proporciona ao fígado, também pode impedir a formação de pedras na vesícula biliar. Ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e favorece a queima de gordura.
Ingredientes
- 3 plantas de cardo de leite
- 3 xícaras de água (750 ml)
Preparação
- Adicione os 2 ingredientes em uma tigela e cozinhe em fogo alto por cerca de 15 minutos.
- Após o tempo indicado, retire do fogo e deixe esfriar.
- Beba 3 vezes ao dia antes das principais refeições.
Rabanete
O rabanete ajuda a eliminar os resíduos que se acumulam em nosso organismo através da ingestão de certos alimentos industrializados. Estes costumam ser ricos em conservantes e corantes que produzem nitrosaminas.
O rabanete ajuda a descongestionar e desintoxicar o fígado, já que sua ação diurética o torna um importante limpador da vesícula biliar. Outra propriedade que o rabanete tem é regenerar e curar o fígado.
Ele tem um efeito colerético que aumenta a secreção biliar, por isso pode ser muito útil em casos de icterícia ou má digestão de gorduras.
Como podemos ver, graças às suas propriedades medicinais, o rabanete será de grande ajuda para manter o fígado saudável.
Ingredientes
- 2 rabanetes vermelhos
- 1 xícara de água (250 ml)
Preparação
- Adicione ambos os ingredientes no copo do liquidificador e processe por alguns minutos até obter uma mistura homogênea.
- Tome o suco em dias alternados.
Enquanto estiver seguindo esta receita para tratar um fígado gorduroso, o ideal é evitar os seguintes tipos de alimentos (pelo menos durante 15 dias):
- Junk food
- Laticínios
- Refrigerantes
- Alimentos processados
- Comida com muita gordura
- Produtos muito açucarados
- Álcool
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gao, H., Guan, T., Li, C., Zuo, G., Yamahara, J., Wang, J., & Li, Y. (2012). Treatment with ginger ameliorates fructose-induced fatty liver and hypertriglyceridemia in rats: Modulation of the hepatic carbohydrate response element-binding protein-mediated pathway. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. https://doi.org/10.1155/2012/570948
- Chang, W. C., Jia, H., Aw, W., Saito, K., Hasegawa, S., & Kato, H. (2014). Beneficial effects of soluble dietary Jerusalem artichoke (Helianthus tuberosus) in the prevention of the onset of type 2 diabetes and non-alcoholic fatty liver disease in high-fructose diet-fed rats. British Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1017/S0007114514001421
- Flora, K., Hahn, M., Rosen, H., & Benner, K. (1998). Milk thistle (Silybum marianum) for the therapy of liver disease. American Journal of Gastroenterology. https://doi.org/10.1111/j.1572-0241.1998.00139.x
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.