Soluções naturais para manter o colesterol sob controle

Além de seguir uma dieta balanceada, é muito importante aprender a controlar o estresse para evitar que os níveis de colesterol disparem. 

O colesterol alto é um problema cada vez mais comum que causa uma alteração em nossos exames de rotina. Se não conseguirmos manter o colesterol sob controle, isso pode levar a sérios problemas cardiovasculares.

Neste artigo nós compartilhamos 9 soluções naturais e simples para controlar o colesterol de forma eficaz, sem ter que tomar medicamentos.

Em poucas semanas notaremos os resultados surpreendentes desses remédios caseiros.

A origem do colesterol

Quando nossos níveis de colesterol ruim (LDL) são muito altos, os culpados são sempre os alimentos de origem animal.

  • No entanto, devemos nos concentrar nas gorduras trans. Esses ácidos graxos insaturados estão presentes em alimentos fritos, doces industrializados, molhos, margarinas, fast food, sorvetes, etc.
  • Também devemos ter em mente que o estresse é um fator de risco para um aumento de nossos níveis de colesterol. Mesmo que nossa dieta seja equilibrada, o estresse contínuo não permitirá que o colesterol ruim diminua.
  • O terceiro fator incomum que pode alterar os níveis de colesterol é um mau funcionamento do fígado. Podemos melhorar a função hepática com plantas amargas, como o absinto, o cardo de leite ou o dente-de-leão.

Remédios caseiros para manter o colesterol sob controle

1. Leite de semente de alpiste

Leite vegetal de alpiste

A bebida que é feita com as sementes de alpiste é um remédio muito eficaz para manter o colesterol sob controle.

  • Estas sementes são ricas em ácidos graxos essenciais, e também são benéficas para reduzir os triglicerídeos e promover a perda de peso.

2. Cura de alho

O alho é um alimento medicinal milenar que nos ajuda a prevenir e tratar vários distúrbios, como o colesterol e os triglicerídeos altos. Seu poderoso efeito vasodilatador previne qualquer tipo de doença cardiovascular.

O alho também é um antibiótico natural e um alimento muito depurativo. Para se beneficiar de suas propriedades, devemos consumi-lo cru ou através da surpreendente e antiga cura tibetana do alho.

3. Cenoura crua

A cenoura crua reduz os níveis de colesterol graças ao seu efeito positivo na função hepática.

  • Para aproveitar ao máximo os seus benefícios, devemos consumi-la todos os dias antes das refeições, ralada ou em um suco caseiro.
  • Devemos comer pelo menos duas cenouras por dia.

4. Tempere com gengibre

Chá de gengibre

gengibre é uma especiaria exótica, refrescante e aromática que não deve faltar na nossa dieta. Esta raiz apimentada traz muitos benefícios para a nossa saúde ​​e é um bom tempero para os nossos pratos do dia a dia.

  • Para nos ajudar a reduzir os níveis elevados de colesterol, podemos introduzi-lo em nossa dieta gradualmente.
  • Podemos adicionar pequenas quantidades de gengibre ralado ou em pó a cada uma das nossas refeições.

5. Um punhado de nozes

As oleaginosas são muito saudáveis, desde que não sejam consumidas em excesso. Para controlar o colesterol, a mais eficaz é a noz.

  • Um punhado de nozes por dia será suficiente para equilibrar seus exames.
  • Ela também nos ajudará a cuidar das funções cerebrais.

6. Argila branca

argila branca, especificamente a variedade adequada para o consumo, é um bom remédio para controlar o colesterol e a acidez gástrica.

No entanto, se sofrermos de hipertensão, devemos apenas tomar a água da argila, sem os pós, os quais ficarão no fundo do copo.

7. Alimentos benéficos

Abacates

Além dos alimentos medicinais que citamos, como o alho ou a cenoura, há muitos outros que podem ajudar a reduzir o colesterol. Podemos combiná-los ou alterná-los todos os dias para nos beneficiarmos de suas propriedades:

  • Abacate
  • Leguminosas
  • Aipo
  • Aveia
  • Açafrão
  • Cebola
  • Linhaça
  • Quinoa
  • Avelã
  • Maçã

8. Diga não ao estresse

Como dissemos no começo do artigo, o estresse aumenta os níveis de colesterol. Portanto, a dieta não é o único ponto importante neste tratamento. Temos que mudar tudo que nos causa uma sobrecarga emocional que não podemos assumir.

O estresse não se desenvolve apenas no local de trabalho. Podemos sofrer de estresse emocional devido a problemas no relacionamento, ou de um estresse físico devido a um excesso de tarefas em casa.

Também podemos sofrer de estresse por causa da má organização da rotina diária.

9. Controle as porções

Se somos pessoas que costumamos comer mais do que deveríamos, temos que começar reduzindo as porções de nossos pratos. Não se trata de passar fome, mas de adquirir o bom hábito de parar de comer antes de nos sentirmos muito cheios.

O ponto exato para comer o que precisamos é quando nos sentimos a 80%. Nessa altura não estamos mais com fome, mas sentimos aquele desejo de comer uma sobremesa ou qualquer outra coisa.

Nesse momento, devemos aprender a parar de comer.

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