Remédios eficazes para as dores nas articulações

· 6 de agosto de 2014
Além de aplicar calor ou frio para aliviar a dor articular, nossa dieta também pode nos ajudar a melhorar a situação. Preste atenção também aos alimentos que devem ser evitados.

As dores nas articulações podem ter diversas causas, desde um trabalho pesado a um movimento brusco, a má alimentação ou a presença de doenças como a artrite.

A prática inadequada de exercícios e a idade também são algumas das causas mais importantes.

Nesse artigo, temos como objetivo compartilhar receitas de remédios eficazes para essa dor intensa que geralmente não nos permite manter nossas atividades diárias normalmente.

Cabe destacar que esses tratamentos são para dores leves ou esporádicas, não para patologias crônicas ou severas, como a artrite ou a artrose.

Se, por exemplo, você passar um dia inteiro levantando peso, cair na rua ou escrever muito e as articulações começarem a doer, não perca tempo, experimente essas receitas, pois elas são ideais para essas situações.

Caso contrário, consulte um médico para que ele te receite um tratamento mais pontual e eficaz.

É certo que, com essas receitas caseiras, será possível melhorar quadros leves, aliviar a dor e ajudar no trabalho dos remédios “tradicionais”.

Receitas naturais para as dores nas articulações

  • Aplicação de calor: esse é um dos “remédios” mais eficazes na hora de combater as dores nas articulações. É possível usar uma almofada térmica, uma bolsa com água quente ou um cataplasma na região que dói. Algumas pessoas optam por mergulhar os pés ou as mãos, por exemplo, em água quente com sais relaxantes.
  • Aplicação de frio: nesse caso, devemos fazer este tipo de compressa quando as articulações estiverem inflamadas. Para esse caso, não é aconselhável o tratamento anterior. Utilize bolsas de gelo ou algum alimento que esteja congelado. Não se esqueça de cobrir com um pano ou toalha antes de aplicá-lo na pele para que não queime.

Descubra: Como fazer compressas flexíveis de gel e por que é bom tê-las

as dores nas articulações

  • Consumir abacaxi fresco: esse é um dos alimentos que podem ajudar a reduzir a dor articular. Isso acontece porque ele contém uma enzima, a bromelina, que é capaz de reduzir a inflamação. O abacaxi deve estar fresco, nunca enlatado, caso contrário, ele perde suas propriedades. Deve ser consumido cru, nem cozido e nem fervido, pois assim também perde suas propriedades benéficas.
  • Consumir linhaça: a linhaça é um remédio muito eficaz para as dores nas articulações. O linho (ou linhaça) oferece uma grande quantidade de ácidos graxos ômega 3, que são benéficos para a saúde.
  • Tome uma infusão de urtiga: essa planta tem uma substância urticante que funciona como uma proteção natural, sendo efetiva para reduzir os incômodos nas articulações. Além de tomar um chá de urtiga (fervendo um pouco da planta), é possível aplicá-la de maneira externa ou tópica, exatamente na região que dói, como um cataplasma, para que seu sumo ajude na recuperação.

Leia também: Como usar a urtiga e aproveitar ao máximo as suas propriedades

Mais remédios…

  • Beba suco de amora: esse suco será útil para aliviar a dor devido às suas maravilhosas propriedades anti-inflamatórias naturais. A fruta é usada desde a antiguidade para tratar todos os tipos de inflamação.

articulacao5

  • Prove o chá de gengibre: ele é muito eficaz se consumido diariamente, pois assim como as amoras, o gengibre é anti-inflamatório por natureza, assim como um potente analgésico e equilibrador da circulação sanguínea. Faça o chá com uma pequena rodela de gengibre para cada xícara de água quente. Se quiser, adicione limão ou mel.
  • Tome uma infusão de cúrcuma: de preferência com água morna. Essa especiaria de cor amarela é utilizada há séculos na medicina tradicional indiana para tratar dores leves e inflamações. Para preparar a infusão, misture uma colher de chá de cúrcuma em pó para uma xícara de água morna. Beba três vezes ao dia para que as dores sejam controladas.
  • Consuma vinagre de maçã: ele contém uma grande quantidade de minerais (potássio, cálcio, fósforo, magnésio), que são úteis para manter as articulações saudáveis. Diariamente, ingira três colheres de chá desse vinagre em um copo de água, antes de cada refeição. Ele também será útil para ajudar seu organismo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos.
  • Aplique vinagre de maçã: além de seus poderes “mineralizantes”, o vinagre de maçã pode ser usado externamente. Basta esquentar uma xícara de vinagre de maçã e aplicá-lo nas regiões doloridas. Também é possível esquentar 6 xícaras de água para uma xícara de vinagre e mergulhar as articulações em um recipiente contendo essa solução, pois o calor ajudará a melhorar o quadro.

Frutas para aliviar as dores nas articulações

articulacao3

Além dos remédios citados anteriormente, está comprovado que as frutas são excelentes aliadas na hora de tratarmos as dores nas articulações, principalmente quando existem inflamações.

Dentre as frutas mais eficazes podemos citar o tomate, devido ao seu grande teor de antioxidantes, mas, principalmente, por seu teor de licopeno.

É aconselhável adicioná-lo em nossa alimentação diária, principalmente quando sentirmos dores desse tipo.

Outro anti-inflamatório natural é o mirtilo. Essa fruta maravilhosa e deliciosa pode ser consumida de muitas maneiras: em sucos, saladas, no café da manhã, com aveia, iogurte ou simplesmente sozinha, em vitaminas, sobremesas, etc.

Ela tem um baixo teor calórico, muitos antioxidantes e vitamina C.

Na lista dos melhores alimentos para tratar as dores nas articulações podemos incluir também a cereja, a ameixa, a framboesa, o pêssego e a maçã.

Se você prestar bastante atenção, perceberá que o que essas frutas têm em comum é a cor vermelha.

E o que isso quer dizer? Que elas contém compostos similares que ajudam a reduzir as substâncias anti-inflamatórias que causam a dor.

articulacao4

Mantendo a alimentação natural, o que é recomendável para tratar as dores articulares, não devemos nos esquecer de certos vegetais que podem ser de grande ajuda.

Aqueles que apresentam uma maior quantidade de antioxidantes são: a cebola, a couve, o espinafre, o aspargo, a beterraba, o pimentão e a abóbora.

Evite alimentos que possam piorar o quadro. Alguns deles são: macarrão, pão branco, farinhas refinadas, soja, lácteos, produtos com glúten e alimentos processados ou com muitos aditivos químicos.