Remédios caseiros para combater a inflamação estomacal

· 27 de março de 2015
Descubra neste artigo alguns remédios caseiros para combater a inflamação estomacal e seus sintomas.

A inflamação estomacal é um problema bastante comum, principalmente nas mulheres, e pode ser causada por uma má combinação de alimentos, excesso de comida, estresse, problemas digestivos, menstruação ou prisão de ventre.

Este incômodo problema gera uma barriga inchada e também pode vir acompanhado de outros sintomas como gases e dor abdominal.

Para prevenir a inflamação abdominal é muito importante modificar os hábitos alimentares e retirar da dieta aqueles alimentos que possam causar irritação.

No entanto, se consideramos que é inevitável sofrer com a inflamação abdominal, existem alguns remédios caseiros que podem ser de muita ajuda para reduzir o problema.

Alimentos ricos em antioxidantes

Os alimentos ricos em antioxidantes são a chave no combate à inflamação abdominal e para deixar a barriga mais lisa. Estes alimentos proporcionam muitos benefícios para a saúde e é muito importante incluí-los com frequência na dieta.

Recomenda-se consumir entre 2 a 4 porções diárias de alimentos ricos em antioxidantes como: mirtilos vermelhos, maçãs, cebola, alho, aipo, entre outros.

Alimentos ricos em fibras

Fibra

Uma boa alimentação deve incluir alimentos ricos em fibras que ajudam a ter uma melhor digestão e proporcionam benefícios como ter uma barriga mais lisa.

Se você sofre com a inflamação estomacal, incremente seu consumo de alimentos ricos em fibras para combatê-la. Entre estes alimentos podemos encontrar: vegetais e frutas, grãos integrais, farinha integral e arroz.

Cravo-da-índia

A tintura do cravo-da-índia é recomendada especialmente quando a inflamação estomacal é crônica.

Nestes casos, recomenda-se consumir 20 gotas em meio copo de água todas as manhãs em jejum. Este remédio ajudará a combater os gases que tendem a ser comuns nesta inflamação.

Água com limão para a inflamação estomacal

inflamação estomacal

O limão tem propriedades alcalinas que ajudam a neutralizar a acidez do estômago e que evita muitos problemas de saúde. No caso da inflamação, recomenda-se consumir um copo de água morna com limão em jejum todos os dias.

Canela

A canela é uma especiaria muito famosa em todo o mundo, que desde a antiguidade vem sendo utilizada para tratar e prevenir a incômoda inflamação estomacal.

Uma infusão de canela é ideal para combater a dor abdominal, melhorar a digestão e reduzir a inflamação.

Para prepará-la, simplesmente misture uma colher de canela em pó em uma xícara de água, deixe repousar por 15 minutos e adoce com mel.

Leia também: Preparado medicinal de alpiste e canela para baixar a pressão arterial

Outras especiarias

hinojo-500x334

As especiarias, como o funcho, cominho e orégano são recomendadas no combate à inflamação estomacal e gases.

O funcho é uma especiaria que se caracteriza por suas propriedades antissépticas e sua ação no combate a casos de diarreia e gases estomacais.

O cominho é sedativo e diurético, recomendado para combater a retenção de líquidos e as inflamações. Por fim, o orégano promove a digestão, é diurético e é muito bom para o fígado.

Infusões de plantas medicinais

As infusões de ervas ou chás se popularizaram muito por suas propriedades digestivas e diuréticas que ajudam a depurar o organismo e a combater os problemas da inflamação abdominal.

Consumir duas ou três xícaras de infusão por dia pode tratar e prevenir os sintomas da inflamação estomacal, assim como outros problemas digestivos relacionados.

Entre as infusões recomendadas, encontram-se: camomila, gengibre, menta, hortelã, sálvia, orégano ou manjericão.

Reduzir o consumo de sal

Tratar-la-migraña-con-sal

Mesmo que não seja em si um remédio, é muito importante levar este conselho em consideração, já que é a chave para combater e prevenir a inflamação estomacal.

Consumir sal ou sódio em excesso contribui para a incômoda sensação de inchaço, pois pode provocar retenção de líquidos.

Descubra: Usos do pepino contra a retenção de líquidos

Suco para reduzir a inflamação estomacal

Este poderoso suco é ideal para combater a inflamação estomacal, já que nele estão contidos alimentos diuréticos e depurativos que ajudam a evitar a retenção de líquidos e ao mesmo tempo promovem a digestão.

Ingredientes

  • 1 rodela de abacaxi
  • 1 colher de linhaça
  • O suco de um limão
  • 1 copo de água pura
  • Um pouco de mel

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata por alguns minutos e consuma o suco em jejum, 30 minutos antes de tomar o café da manhã.